Tecnologias assistivas

Iniciado por André Carioca, 08 de Dezembro de 2005, 15:05

tópico anterior - próximo tópico

André Carioca

Faaaaaaaaala galera!!!!

Sou o André, moro no Rio de Janeiro e agora, me interesso bastante em usar o Linux.

Excolhi o Ubuntu, devido ao fato de me dizerem que ele possui tecnologias assistivas.

Dentre estas, disseram ter leitor de tela, o que me ajudaria, uma vez que sou cego das duas vistas e utilizo no Windows, software com essa função.

Sem ele não poderia usar o micro.

Pergunto:

Se há exatamente isso no Ubuntu, como ativo?

Abraços.

André
Conheçam minha Webrádio:

www.studiorj.z6.com.br

tnq13

pô cara, acho que pra você ficará bem mais complicado, por melhor que o linux seja, tem coisas que não você precisará fazer no terminal, aí não terá esse recurso ativado.

De qualquer forma, é só ir no menu sistema, administração, adcionar nova aplicação. na janela que abrirá, pedirá sua senha, depois ele mostrará as aplicações a serem adcionadas, escolha acessibilidae, e adcione o programa leitor de tela e lupa. Depois disso apareceŕá a aplicação no menu aplicações.

Boa sorte!

André Carioca

Bom, o que você chama de terminal?

Seria o modo texto do Linux?

Se for, existem programas que podem me auxiliar sim.

Tipo emakspeak por exemplo e outros leitores. Ops o emak não, mas o yas, lê perfeitamente o modo texto.
Citação de: "tnq13"pô cara, acho que pra você ficará bem mais complicado, por melhor que o linux seja, tem coisas que não você precisará fazer no terminal, aí não terá esse recurso ativado.

De qualquer forma, é só ir no menu sistema, administração, adcionar nova aplicação. na janela que abrirá, pedirá sua senha, depois ele mostrará as aplicações a serem adcionadas, escolha acessibilidae, e adcione o programa leitor de tela e lupa. Depois disso apareceŕá a aplicação no menu aplicações.

Boa sorte!
Conheçam minha Webrádio:

www.studiorj.z6.com.br

tnq13

que bom! eu achava que você teria problemas... melhor assim, bom que tem pessoas que pensam no problema das outras.

Abraços!

Alysson Neto

Fiquei feliz com essa noticia pois vo fazer trabalho voluntario a partir  do ano que vem pra deficientes e isso vai me ajudar muito. Esse post caiu do ceu.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

D

No meu caso, preciso do Teclado na Tela, q ñ está funcionando... Baixei o iso Desktop do Ubuntu 6.06, configurei as tecnologias assistivas, e nada. Alguém pode me ajudar?

Goathi

Prezados,

Apesar de não ser cego muito me interessou e fiquei surpreso de um usuário cego aparecer por aqui.
Trabalho em um órgão do governo pra ser mais exato na Secretaria de Logististica e Tecnologia da Informação que faz parte do Ministério do Planejamento, la sou integrante do
Departamento de Governo Eletronico (www.governoeletronico,gov,br) onde la temos um trabalho direto com os portadores de necessidades especiais se chama
e-MAG (Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico). Temos uma grande preocupaçao em encontrar uma solucao para o usuários cegos no mundo do SL. Por enquanto o unico software que conheco e o Gnopernicus que ja vem com o Ubuntu dentro dos pacotes de tecnologia assistiva.
Como o n3to disse esse tópico caiu do céu espero que possamos nos ajudar, depois posso postar mais informaçoes so sobre o nosso projeto e se alguem conhecer mais alguns softwares leitores de tela mais especificamente para navegar na web agradeceria. Acho q poderemos dar um enorme passo se nos ajudarmos!!!

Valew!!!!
HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

arsolto

Ei, membro D, você está utilizando qual versão do Ubuntu? Eu já instalei a versão mais nova e ela se chama Dapper Drake. Eu resolvi verificar as ferramentas disponíveis na distro para casos como seu e encontrei o GOK, é um teclado virtual.

Para poder utilizar o recurso, você deve seguir o caminho: Aplicações > Acessórios > Editor de Menu Alacarte. Com isso será exibido um menu onde você deve escolher a categoria Acessibilidade e por fim, o ícone "Teclado na Tela".

Para o membro André Carioca sugiro o Gnopernicus, que pode ser habilitado seguindo a mesma dica dada ao membro D.

Vou pesquisar mais sobre ferramentas do genêro para poder continuar ajudando.

Lamego

A leitura de tela funciona mas o texto é falado em inglês.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu