Internet com adaptador USB

Iniciado por Paulo Mourão, 11 de Novembro de 2010, 11:45

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Mourão

Srs. bom dia,

Troquei a máquina no trabalho que tinha Windows por uma com o Ubuntu. A máquina anterior acessava a internet através de um adaptador Wireless USB(Realtek RTL8192U / K-300MWUN) e agora preciso configurar a nova máquina para acesso a internet através deste adaptador USB(o manual informa que ele é compatível somente com Windows). Há uma forma de configurá-lo ? Sou usuário iniciante no mundo linux, se alguém puder me dar uma passo-a-passo bem básico eu agradeço.

Antecipadamente grato,

Paulo

jubuntux

olá

Estou numa máquina com windows (emprego) e penso não estar equivocado quanto ao seu caso, por isso sem o ubuntu aqui vou tentar recordar os passos que segui lá em casa.

A sua máquina já tem os conteúdos ou repositórios actualizados no Synaptic (menu Administração)?
Se não, tem que primeiro usar cabo de rede para o fazer, feito isto, ir ao Synaptic, (no quadro à esquerda) clicar em Rede e procurar por ndisgtk, marcar para instalar e aparecerá no menu Administração.
Conectar o dispositivo usb wireless.
Note que irá precisar de utilizar um pequeno ficheiro com extenção "inf" localizado na pasta de instalação dos drivers do windows do cd de instalação do software do adaptador usb, portanto na pasta "Installation files" e dentro desta a pasta penso que "win2k" ou "xp2k", está lá esse ficheiro inf.
Se já não tem o cd, copie da máquina que tem o windows, esse ficheiro que se encontra na área dos programas na pasta do software para o adaptador usb seguindo o mesmo directório e cole-o por exemplo na área de trabalho o qual depois de ser usado pode depois ser apagado.

Ir então ao driver instalado e colocado no menu Administração, abrir, clicar em (penso que) procurar driver e seleccione a área de trabalho para buscar o ficheiro; instalar; portanto já com o adaptador conectado, surgirá a informação que o confirma com um "sim". Definir ligação; uma das abas penso que diz "Rede ou Ligação sem fios"; Adicionar e surge uma janela com as definições da rede que foi adicionada.
Seleccionar "Ligar automaticamente"; especificar a sua rede em "SSID:" com a referência que vem no rooter; ir à aba "Segurança" e por cima do espaço da password abrir e seleccionar penso que (WAP e WEP) Pessoal (no meu caso), por fim colocar então a password e ao fundo clicar em Fechar.

Ir à área de notificação no painel (barra) superior da área de trabalho e clicar no ícone de rede onde surgirá pelo menos uma ou duas redes para seleccionar. Para que elas apareçam, na 1ª vez poderá ser necessário reiniciar a máquina, portanto com o adaptador usb conectado. Após reiniciar será pedida a password para o acesso à rede.

Espero ter ajudado, como disse ao início é difícil quando se está a utilizar outra máquina e tentar lembrar dos passos.
Se necessário poderei depois corrigir algo menos correcto.