Internet com adaptador USB

Iniciado por Paulo Mourão, 11 de Novembro de 2010, 11:45

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Mourão

Srs. bom dia,

Troquei a máquina no trabalho que tinha Windows por uma com o Ubuntu. A máquina anterior acessava a internet através de um adaptador Wireless USB(Realtek RTL8192U / K-300MWUN) e agora preciso configurar a nova máquina para acesso a internet através deste adaptador USB(o manual informa que ele é compatível somente com Windows). Há uma forma de configurá-lo ? Sou usuário iniciante no mundo linux, se alguém puder me dar uma passo-a-passo bem básico eu agradeço.

Antecipadamente grato,

Paulo

jubuntux

olá

Estou numa máquina com windows (emprego) e penso não estar equivocado quanto ao seu caso, por isso sem o ubuntu aqui vou tentar recordar os passos que segui lá em casa.

A sua máquina já tem os conteúdos ou repositórios actualizados no Synaptic (menu Administração)?
Se não, tem que primeiro usar cabo de rede para o fazer, feito isto, ir ao Synaptic, (no quadro à esquerda) clicar em Rede e procurar por ndisgtk, marcar para instalar e aparecerá no menu Administração.
Conectar o dispositivo usb wireless.
Note que irá precisar de utilizar um pequeno ficheiro com extenção "inf" localizado na pasta de instalação dos drivers do windows do cd de instalação do software do adaptador usb, portanto na pasta "Installation files" e dentro desta a pasta penso que "win2k" ou "xp2k", está lá esse ficheiro inf.
Se já não tem o cd, copie da máquina que tem o windows, esse ficheiro que se encontra na área dos programas na pasta do software para o adaptador usb seguindo o mesmo directório e cole-o por exemplo na área de trabalho o qual depois de ser usado pode depois ser apagado.