Não consigo alterar a tabela de partições [Resolvido]

Iniciado por teles, 28 de Outubro de 2010, 07:47

tópico anterior - próximo tópico

teles

Olá pessoal.
Meu HD tem 500 GB e o uso em dual boot com o Win 7 e Ubuntu 10.10.
Minha tabela de partições é a seguinte:

A primeira partição 'Não alocada' tinha anteriormente o Big Linux, que foi deletada por não ter atualizações (parece-me que o projeto não foi adiante depois da versão 4.2).
Pois bem, essa partição eu gostaria de acrescentá-la à partição /dev/sda7, onde se encontra o Ubuntu.
Porém, após iniciar o computador com o LiveCD do Ubuntu 10.10 e entrar no gparted com o comando 'sudo gparted', não consegui de forma nenhuma fazer o redimensionamento da partição do Ubuntu.
Talvez isso se deve ao fato de a partição 'não alocada' não se encontrar contígua à /dev/sda7.
No final temos outra partição 'Não alocada', de apenas cerca de 2 GB. Ela fica depois da /dev/sda7 e também não consegui acrescentá-la à partição do Ubuntu.
Alguém tem alguma dica para resolver esse impasse?
Nota: não sei se a imagem da minha tabela estará visível, pois ao escrever este tópico não consigo visualizá-la, porém segui a 'Ajuda' do fórum para fazer isso.

teles

Olá pessoal.
Abri meu tópico e notei que realmente a imagem da tabela não foi incluída no texto.
Então aqui vai novo problema: alguém sabe como inserir uma imagem no texto?

jomafras

Uma maneira eficaz é essa:
Se ainda não tem, faça um cadastro no ImageShack.
Faça o Upload da imagem, click na imagem para marcá-la, escolha Get code for Foruns e copie e cole o link gerado da imagem no seu tópico.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

teles

obrigado pela dica pintinho.
Eis aqui o link para a imagem de minhas partições:
http://img40.imageshack.us/i/tabelaparticoes.jpg/
Aguardo sugestões para solução do problema.

jomafras

Se estiver usando o gparted pelo Ubuntu não dá mesmo para redimensionar a própria partição do Ubuntu.
Para alterar uma partição pelo sistema o gparted precisa desmontá-la primeiro e não tem como desmontar o próprio sistema.
Vc terá que usar o gparted pelo LIve CD.
Vc vai conseguir redimensionar só com o espaço contíguo (2,29 GB) mas é melhor criar nesses 2,29 GB uma partição para por exemplo instalar o seu próximo Ubuntu direto do HD (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66202.0.html).
O primeiro espaço não alocado (80,46 GB) é mais negócio vc acescentar ao /dev/sda2 (NTFS) que deve ser uma partição de dados ou criar uma nova partição para experimentar outra Distribução Linux.
Observe que a sua partição do Ubuntu só tem 10 GB usados de 96 GB, isto é, tem espaço de sobra.
É claro que essa é só a minha opinião.
Abraços.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

teles

Caro Pintinho.
Agradeço-lhe pela sugestão, que aliás achei muito boa.
Vou dar como resolvido este post.