Qual a melhor instalação para netbook?

Iniciado por RDMelo, 28 de Outubro de 2010, 17:40

tópico anterior - próximo tópico

RDMelo

Olá a todos!

Sei que minha dúvida pode parecer boba, mas estou com alguns problemas no Ubuntu do meu netbook e ainda não consegui encontrar nenhuma solução na rede.

Bom, comecemos pelo princípio. Comprei um netbook Acer Aspire One D250, com 1GB RAM, Intel Atom 1,6GHz e instalado de fábrica com o Windows XP Home SP3. Até aí, tudo bem, ou melhor, nada bem, porque ele estava mais lento do que uma carroça. Cada vez que eu tentava abrir o Internet Explorer, passavam-se vários minutos até a janela azul aparecer pronta na minha frente.

Bola fora do fabricante à parte, resolvi instalar o Ubuntu nele, pois, em meu outro laptop (esse aqui), o ganho em desempenho foi notável, mesmo tendo instalado pelo Wubi. O PC agora inicia em um minuto (contra uma média de 3 a 5 minutos no Windows Vista Home Premium) e os programas respondem imediatamente aos chamados.

Pois bem, fiz o DVD de backup e instalei o Ubuntu Netbook Remix 10.04. Novamente, o ganho em velocidade foi imenso. O Firefox abria em questão de poucos segundos e não mostrava sinais de lentidão nem com 30 abas abertas, além, é claro, do visual muito bonito desta versão. Mas, infelizmente, surgiram problemas com o touchpad.

Ao contrário da versão comum do Ubuntu, que bloqueia o touchpad enquanto eu digito, o UNR não possui esta opção. O touchpad está muito sensível e está clicando em pontos aleatórios mesmo quando eu nem encosto nele. Digitar textos longos virou um sério problema por causa disso. Além disso, os comandos multitouch desapareceram no UNR, embora funcionem normalmente no Windows XP. O UNR também não oferece esta opção, que existe na versão comum do Ubuntu que estou usando.

Resolvi atualizar para a versão 10.10 (Maverick Meerkat) para testar a nova interface gráfica e para tentar solucionar os problemas do touchpad, mas a situação apenas piorou. O Unity é, sem dúvida, incrivelmente belo e funcional, mas a nova versão tornou os comandos muito lentos. Além disso, o touchpad continua com os mesmos problemas que antes.

Nestas condições, devo:

1) Fazer downgrade para o UNR 10.04 (para resolver a lentidão) e instalar alguma aplicação que melhore o touchpad (se existir)?

2) Desinstalar e instalar o UNR 10.10 a partir do zero (li na rede que os problemas melhoram)?

3) Ou partir para versão comum do Ubuntu (que não tem problemas com o touch) e correr o risco de ficar com uma carroça, por ser um SO mais pesado?

Li na internet que a única diferença do UNR para o Desktop Edition é a interface gráfica, sendo o desempenho entre os dois muito semelhante, é verdade?

Agradeço a todos se puderem me ajudar, por favor, estou quase desesperado!

Abraços!