Resolvido - Kubuntu Dapper, Problemas ( NTOP, Pendrive e etc. )

Iniciado por Intruder_A6, 04 de Junho de 2006, 21:45

tópico anterior - próximo tópico

Intruder_A6

Prezados Senhores,

Usava o Kubuntu versão Breezy sem problemas, montava o meu pendrive automaticamente, e também o meu HD externo USB, mas agora no Dapper não estou conseguindo ( já instalei o usbmount entre outras coisas ).

E o meu NTOP funcionava redondo, mas ele agora não mostra mais graficamente o consumo de banda da conexão ( vejam o erro no log abaixo )

CitarSun Jun  4 20:10:39 2006  THREADMGMT[t3011083184]: RRD: Data collection thread starting [p4388]
Sun Jun  4 20:10:39 2006  THREADMGMT[t3056047808]: ntop RUNSTATE: INITNONROOT(3)
Sun Jun  4 20:10:39 2006  Now running as requested user 'ntop' (113:113)
Sun Jun  4 20:10:39 2006  **WARNING** INIT: Unable to create pid file (/var/lib/ntop/ntop.pid)
Sun Jun  4 20:10:39 2006  Note: Reporting device initally set to 0 [eth0]
Sun Jun  4 20:10:39 2006  THREADMGMT[t3056047808]: ntop RUNSTATE: RUN(4)
Sun Jun  4 20:10:39 2006  THREADMGMT[t3001854896]: NPS(1): Started thread for network packet sniffing
Sun Jun  4 20:10:39 2006  THREADMGMT[t3001854896]: NPS(1,eth0): pcapDispatch thread starting [p4388]
Sun Jun  4 20:10:39 2006  THREADMGMT[t3001854896]: NPS(1,eth0): pcapDispatch thread running [p4388]
Sun Jun  4 20:10:39 2006  THREADMGMT[t3036552112]: SIH: Idle host scan thread running [p4388]
Sun Jun  4 20:10:39 2006  THREADMGMT[t3044944816]: SFP: Fingerprint scan thread running [p4388]
Sun Jun  4 20:10:49 2006  **ERROR** RRD: Disabled - unable to create base directory (err 13, /var/lib/ntop/rrd)

Para este último problema com o NTOP criei um tópico só para ele ( http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6826 )

São tantas coisas que deixaram de funcionar no Dapper que já estou pensado em voltar para o Breezy, pelo menos nele tudo funcionava bem, o Dapper está até parecendo que ainda está na versão Beta ??? Ou será que estou cometendo tantos erros nele e não estou conseguindo fazer nada funcionar direito ???  Ou tem uma terceira opção que pensei agora, isto pode ser problema com as configurações do Breezy que ao ser feito o upgrade para o Dapper não foram ajustadas convenientemente para a nova versão, ficando algumas sequelas que terão que ser ajustada adequadamente manualmente, imagino eu ( se for isso vou penar um pouco até conseguir resolver tudo ).

Antecipadamente agradeço toda ajuda.

Intruder_A6

galactus

IntruderA6, recomendo que você reinstale tudo do zero. O upgrade dá problemas mesmo.  Salve seus dados e refaça tudo do zero. Se não quiser arriscar, baixe a versão Live-CD para testar se essas coisas estão funcionando antes de instalar do zero no HD. Eu recomendo a versão com instalação em modo texto ( alternate CD).
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Intruder_A6

Citação de: "galactus"IntruderA6, recomendo que você reinstale tudo do zero. O upgrade dá problemas mesmo.  Salve seus dados e refaça tudo do zero. Se não quiser arriscar, baixe a versão Live-CD para testar se essas coisas estão funcionando antes de instalar do zero no HD. Eu recomendo a versão com instalação em modo texto ( alternate CD).

Muito obrigado por responder, mas ainda vou tentar resolver o problema antes de partir para solução Windows ( reinstalar tudo do zero ), acho que em algum momento vou conseguir achar uma saída na Internet ou alguém pode me dar uma luz.

Talvez eu resolva fazer um teste com o Live-CD, não custa nada a não ser o tempo perdido ( já estou perdendo mesmo ), pelo menos pode servir de aprendizado.

Beer

Aqui nao tenho problemas, até meu celular Motorola quando eu plugo na USB ele monta como disco remomível...maravilhso!!!

Ps: Formatei e instalei o Dapper do zero!!
Linux User #413416

Intruder_A6

Citação de: "Beer"Aqui nao tenho problemas, até meu celular Motorola quando eu plugo na USB ele monta como disco remomível...maravilhso!!!

Ps: Formatei e instalei o Dapper do zero!!

Provavelmente estou mesmo sofrendo de algum efeito colateral da atualização da versão 5.10 para a 6.06, mas eu me recuso a entregar os pontos e adotar uma solução Ruindows ( que é um dos motivos de estar tentando largar este vício terrível que é usar o Ruindows ), e ainda acho que tem jeito, só não tenho a menor idéia de como fazê-lo.

Vou instalar do zero na minha máquina principal ( que roda dual boot Ruindows XP e Kubuntu 5.10 64bits, pois também estou com problemas com a versão 64 bits ), nela vou instalar a versão Kubuntu 6.06 32 bits para mais de um processador ( tenho um AMD Opteron 165, que é dual-core ).

Intruder_A6

Instalei do zero o Dapper em outra máquina, e o pendrive montou automaticamente, mas ... Não consigo achar o Webmin pelo synaptic para instalar ( ou apt-get ). Imagino que seja a questão de usar o repositório certo, mas qual é o certo ??? O pior é que sem o Webmin eu fico meio perdido, fica tudo mais difícil de se fazer sem ele ( é difícil usar outra coisa depois de passar tanto tempo usando o Webmin ).

Alguém sabe como eu posso instalar o Webmin no Kubuntu Dapper ?

Ainda não desisti de tentar fazer funcionar o pendrive e o NTOP no Dapper ( da máquina que fiz atualização ), principalmente que este negócio de não conseguir instalar o Webmin na outra instalação me deixa intrigado ( e meio aborrecido ).

Intruder_A6

Descobri que o meu problema era não apenas não montar o pendrive, e sim não conseguir montar nenhuma mídia removivel ( não estava funcionando o automount ).

Com esta informação pesquisei no Google e acabei achando no fórum gringo do Ubuntu alguém com exatamente o mesmo problema. Vi no tópico a solução ( http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=193082 ). A solução que deu certo foi:

Instalar os pacotes abaixo ( os que já não estivessem instalados ), pois por alguma razão a atualização para o Dapper não instalou tudo que era necessário.
pcmcia-cs, pcmciautils, linux-wlan-ng, linux-wlan-ng-firmware, libdiscover1, libdiscover1-pic, linux-restricted-modules

Instalei os pacotes da lista acima que não estava instalados anteriormente, e depois reiniciei o Kubuntu. Feito isso o problema do automount foi resolvido ( o pendrive agora monta automaticamente ). Agora só continua o problema do NTOP que não mostra o consumo de banda graficamente.

manfazil

Valew, Intruder_A6!!!!!! Desde que eu fiz o upgrade para o Dapper que eu não estava montando automaticamente o pendrive e a minha multifuncional. Graças a sua dica ambos estão funfando agora!

Intruder_A6

Deu um trabalho danado achar uma solução para o problema do automount, mas uma vez descoberto seria bem útil para os outros também ( é para isso que servem os fóruns ). Mas o meu problema com o NTOP continua, e este está bem difícil de resolver.

Para o Webmin resolvi colocando na lista dos repositorios do synaptic os repositorios do Breezy ( tremenda gambiarra, mas resolveu ). Achei uma tremenda sacanagem do pessoal do Ubuntu retirar o suporte ao Webmin. Outra possibilidade para instalar o Webmin era instalar na mão ( achei mais fácil usando o synaptic, mesmo sabendo que a versão dele é um pouco desatualizada ).

Intruder_A6

O meu problema com o NTOP continua, alguém tem uma solução ou pelo menos uma pista de como resolver ???

Lamego

Eu não utilizo ntop mas provávelmente ajudava criar manuelmente o directório que é indicado no erro:
sudo mkdir -p /var/lib/ntop/rrd
Depois deveria dar um chown em  /var/lib/ntop para o utilizador que o ntop usa (estou a assumir que o serviço do ntop utiliza um utilizador especificio).
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Intruder_A6

Citação de: Lamego online 07 de Julho de 2006, 18:03
Eu não utilizo ntop mas provávelmente ajudava criar manuelmente o directório que é indicado no erro:
sudo mkdir -p /var/lib/ntop/rrd
Depois deveria dar um chown em  /var/lib/ntop para o utilizador que o ntop usa (estou a assumir que o serviço do ntop utiliza um utilizador especificio).

Examinado as permissões da pasta /var/lib/ntop/rrd verifiquei que a permissão dela estava para root, troquei para ntop, e reiniciei o serviço ntop, não funcionou. Experimentei trocar a permissão de todos os arquivos dentro da pasta /var/lib/ntop/ para ntop . Depois disso o ntop agora está funcionado direito.

Muito obrigado pela ajuda.