Boot com pelo HD

Iniciado por ghuto, 06 de Janeiro de 2011, 21:21

tópico anterior - próximo tópico

ghuto

Fala galera do Forum, blz com vcs?!!!

Desculpe se estou postando no lugar errado.

Sou mais um novo aventureiro no Linux, tenho escutado muita gente falar do Linux, então resolvi instalar na minha maquina o Ubuntu, a primeiro momento estou completamente perdido..hahahah.....mas é questão de se habituar normal.

Tenho um PC com 3 HDs, o 1º esta com Windows 7 Ultimate 64Bits, 2º para gerenciar arquivos e o 3º com o Linux Ubuntu.

O que eu gostaria de fazer é dar o Boot pelo HD e não como o que esta acontecendo Dual Boot, quando ligo o PC aparece para eu escolher ou Linux ou Windows 7. Minha mulher também usa o PC se vcs sabem como é, muda uma coisinha ja reclamam. Então quando ligar o PC quero que ligue normal direto no Windows 7, e quando EU for usar, dou o Boot pelo HD que é o 3º apertando F12 e escolho o HD.

Sera que tem como fazer isso.

Muito obrigado.
Abraço a todos.

Felix

Procure aqui mesmo no fórum como editar o grub e apenas altere-o para que o Windows inicie por padrão ao invés do Ubuntu.

zekkerj

Na teoria é fácil. ;D

Instale o GRUB no terceiro HD, com o comando "grub-install <terceiro HD>".

Depois remova o dual-boot no windows com o equivalente do "fixmbr" que esteja sendo usado hoje em dia.

Na prática, há alguns milhões de formas disso dar errado, por isso desejo desde já muito boa sorte pra você... ;D ;D ;D

Dê notícias.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Citação de: Felix online 07 de Janeiro de 2011, 00:29
Procure aqui mesmo no fórum como editar o grub e apenas altere-o para que o Windows inicie por padrão ao invés do Ubuntu.
Bem lembrado... tem como configurar pro GRUB bootar a opção default sem apresentar o menu... depois pra escolher outra opção é só bater ESC antes do boot.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

R.C.S.L.

Ghuto,

Boa noite! Quando eu fiz uso do Windows XP, usei dois HDs, o 1º com Windows XP e Ubuntu, o 2º para gerenciamento de arquivos. No Windows XP (Windows Boot Manager), configurei o Ubuntu como default. Caso você ainda seja leigo (assim como eu) no uso do sistema Ubuntu, recomendo você configurar em seu Windows Boot Manager o sistema que será default. Bem, isto foge do tema principal do fórum.

Abraços,
R.C.S.L.

ghuto

Fala ai pessoal,

Muito obrigado pelas respostas, mas a situação piorou aqui...hahahahah.

Seguinte:
Fui inventar de desinstalar o Ubuntu e instalar novamente só queeeeeeee.....desliguei meus outros HDs, e aí.....$%%*¨&%.....agora estou tentando trocar GRUB só que meus amigos, é dificil heim.....achei varios comandos, até que alguns deram resultado, mas nada de voltar a Bootar, onde eu tinha a opção de escolher o HD, agora ele inicia automaticamente no Linux.

Li alguma coisa de GRUB do Linux e MBR da Microsoft, mas sinceramente entendi muito pouco. Se vcs puderem me ajudar como eu posso trocar o GRUB de um hd para outro ficarei muito grato, os meus HDs estão da seguinte forma.

Disco /dev/sda: 320.1 GB, 320072933376 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 38913 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x23bcd2fa

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1          13      102400    7  HPFS ou NTFS
A partição 1 não termina no limite do cilindro.
/dev/sda2              13       38914   312465408    7  HPFS ou NTFS

Disco /dev/sdb: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders
Identificador do disco: 0xb92bdaf3

/dev/sdb1   *           1       60801   488382464    7  HPFS ou NTFS

Disco /dev/sdc: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Identificador do disco: 0x00066973

/dev/sdc1   *           1       14594   117219328   83  Linux

Usei ja esses comandos e nada:
sudo mount /dev/sdc1 /mnt
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sdc1
Descobri mais comandos nesse site: http://ubuntuforum-br.org/index.php?PHPSESSID=a30e04ac47e89a3c82663e2a3e9ef4d2&/topic,14614.0.html

Acho que esta certo o sdc1, não?!!!

Aí, descobri o seguinte, na BIOS o primario estava o HD de 320, se eu deixasse esse, de cara ja abre o Linux, aí fiz um teste e deixei o HD de 120 como primario, que é o Linux, e adivinhem, apareceu os menus para eu escolher entre o Windows 7 Ultimate 64 Bits o Linux.

Agora, como eu volto isso para o HD de 320?

Sinceramente eu gostei do Ubuntu, mas essas coisinhas ja esta durando 3 dias que vou deixar as 2 da manha pra tentar resolver e não consigo.

Muito obrigado pela força.
Abraço a todos.