Instalei o Windows 7 Ultimate e agora não consigo recuperar o Grub 2.

Iniciado por teles, 22 de Outubro de 2010, 21:23

tópico anterior - próximo tópico

teles

Olá pessoal.
Mandei meu computador para a assistência técnica porque a placa-mãe estava com defeito (a bateria não mantinha carga e assim o setup do Bios não ficava gravado).
Bem, foi instalada nova mobo e com ela o instalador colocou o Windows 7 Ultimate, em vez do antigo Windows XP SP2 que eu tinha.
Com isso a MBR foi sobrescrita e eu perdi o Grub 2, onde tinha o Ubuntu 10.10 em dual boot com o Windows.
Não me desesperei, pois anteriormente já havia feito um monte de besteiras no antigo Windows, tendo de reinstalá-lo e, depois, recuperar o Grub 2 com os comandos abaixo:
Entrei no LiveCD de instalação do Ubuntu 10.10, abri um terminal e comandei:
$ sudo fdisk -l (para saber qual é a partição que se encontra o Ubuntu - no meu caso é a 'sda7');
$ sudo mount /dev/sda7 /mnt
$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda (foi informado que tudo estava OK)
Reiniciei o computador e, ao contrário das outras vezes, quando eu tinha instalado o Windows XP2, não se abriu a tela do grub2, mas sim apareceram as seguintes informações:
"GRUB loading
Welcome to GRUB!
Entering rescue mode ...
error: unknown filesystem
grub rescue > "

E a partir daí, não consegui fazer nada.

Então tirei o LiveCD do Ubuntu e coloquei na bandeja o cd 'SUPER GRUB2 DISK", versão 1.97.
Com ele escolhi abrir o grub2 "mesmo que tivesse sido sobrescrito".
Apareceu a tela do grub2 e eu escolhi o Ubuntu. Entrei nele e comandei '$ sudo update-grub2'.
Apareceram todas as entradas (Ubuntu, Ubuntu recovery mode e Windows 7)
Achei que com isso estaria resolvido o problema do Grub2, mas engano total, pois após tirar o cd, reiniciei o computador e novamente apareceram aquelas mensagens: GRUB loading, etc., indicando que a MBR não foi reescrita com o Grub2.
Alguém tem ideia de como resolver esse problema?
Só estou conseguindo entrar nos SO (Ubuntu ou Windows) dando o boot com o cd Super Grub2 Disk,

Nossile

Só para esclarecer, em relação ao GRUB, não tem diferença entre ser o Windows XP ou 7, é a mesma coisa.
Se ao ligar o computador a tela do GRUB aparece então ele foi gravado na MBR.

Tente os procedimentos descritos aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

teles

Olá Nossile.
Tentei de tudo, mas após comandar 'sudo grub-install /dev/sda' e fazer o reboot, aparecem as mensagens:
GRUB loading
Welcome to GRUB!
Entering rescue mode ...
grub rescue >

E a partir desse prompt 'grub rescue' não consigo fazer nada.
O único comando que por acaso funciona é o 'ls', que lista as partições.
E no entanto com o cd Super Grub Disk eu consigo acessar as partições, mas nada consigo sem ele.

Rodrigo-live

tente sudo
Citargrub-install /dev/sda --force
comigo só vai assim.
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

teles

Pessoal acabei de descobrir uma coisa interessante: entrei no setup do Bios da placa-mãe (ela é da marca Phitronics, modelo G31VS2-M) e na sessão de 'Boot' coloquei como primeira opção o HD e em segunda, o drive de CD/DVD (antes estava ao contrário).
Pois bem, com isso apareceu o gerenciador de boot (Grub2) e pude escolher entrar no Ubuntu ou Windows 7.
Essa placa-mãe, diferentemente da anterior (marca Asus: quando estava o drive de CD/DVD como primeira opção e não havia disco de boot, o boot ia para a opção imediatamente seguinte, qual seja o HD, que contém os SO Ubuntu e Windows e pronto, abria o gerenciador Grub2).
Parece-me que essa nova placa não tem essa característica, pois quando se coloca a primeira opção o CD/DVD para o boot, ela empaca, mostrando aquelas mensagens:
GRUB loading
Welcome to GRUB!
Entering rescue mode ...
grub rescue >

E como eu não conheço nenhum comando para trabalhar com o 'prompt grup rescue', fico apenas com a opção de modificar a ordem de boot no setup do Bios.