Utilizar computador ubuntu em rede Windows

Iniciado por thiagosf88, 18 de Outubro de 2010, 11:09

tópico anterior - próximo tópico

thiagosf88

Pessoal,
estou querendo que minha máquina esteja visível e seja possível acessá-la apartir de outras e que
a minha máquina consiga acessar outras através da rede. As máquinas que quero acessar são
máquinas Windows e a rede também. Uso o ubuntu 10.10.

Abraços

zekkerj

instale e configure o Samba:

sudo apt-get install samba
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

thiagosf88

Instalei mas não sei como configurar o samba.
Sou iniciante no ubuntu e no linux

jeancr93

Citação de: thiagosf88 online 18 de Outubro de 2010, 11:34
Instalei mas não sei como configurar o samba.
Sou iniciante no ubuntu e no linux
faz o seguinte instala o samba, depois vc precisa configurar o nome do grupo vai em aplicativos >>>>acessorios>>> terminal, escreva : sudo gedit /etc/samba/smb.conf ai até ai blz procure na onde está escrito global setings e na onde q esta escrito workgroup coloca o nome do grupo que está no windows espero q ajude
pc intel celeron 1,8 ;( hd 320 gb ;D ,1,5gb de ram ddr2 ;( , monitor samsung 17 tubo xD, linux ubuntu 10.10 ;(

thiagosf88

Cara, na verdade o que eu quero é assim. No windows quando você vai na opção rede ele mapea as máquinas visíveis mesmo que não estejam no mesmo grupo. Pois aqui nao uso um grupo especificamente. O que eu quero é que meu pc mapeia a rede seja possível através desse mapeamento eu possa acerta outras máquinas em que trabalho. e quero também que estando em qualquer das máquinas windows da rede minha máquina Ubuntu seja mapeada também e seja possível acessá-la.

Abraços

zekkerj

A primeira coisa a fazer é colocar todas as máquinas no mesmo grupo... estar funcionando não quer dizer que esteja correto. A rede windows foi projetada pra trabalhar com as máquinas no mesmo grupo.

Se vc não corrigir isso, com certeza vai ser mais difícil fazer o Ubuntu trabalhar na rede windows, e é bem provável que se vc pegar uma máquina windows com versão diferente da que usa hoje, vai ter o mesmo problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

thiagosf88

zekkerj,

o que você disse está correto.
No entanto há um comando que instala o servidor samba(mas eu não me lembro qual é)
e ele permite fazer algumas configurações que já funcionaram na minha máquina.
Esse comando até cria um atalho para o samba em Sistema>>Administração>>Samba.

Se alguém souber qual é esse comando, ele é semelhante ao apt-get install samba mas tem mais
alguns parâmetros