Há como alterar tamanhos de partições após a instalação?

Iniciado por silasmr, 19 de Junho de 2006, 20:44

tópico anterior - próximo tópico

silasmr

Tenho um HD muito pequeno (5 GB). Reservei 3,3 GB para o sistema, e o restante ficou para o diretório Home e o Swap, este último com 270 MB, mais ou menos. A versão é a 6.06, Dapper Drake.
Usei o Ext 3, ao contrário do que sempre usei: Reiser FS.
Estou recebendo mensagens de pouco espaço disponível no HD (usei 96% com o sistema).
Há alguma ferramenta que altera os tamanhos das partições após a instalação?
Se houver, estou pensando em tirar mais da metade do espaço destinado ao diretório /home para passar para a partição onde está o sistema.
No meu caso, é recomendável usar o Journaling Reiser FS?
Obrigado. :)

RC2006

Fazer modificações em partição que está usando é muito arriscado.
Tente usar o comando
$ sudo apt-get clean
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Lex Luthor

Sempre é perigoso mexer no tamanho das partições. Você corre o risco de, se a máquina der boot no meio da operação, perder tudo.
Antes de qualquer mudança neste sentido, você deve fazer um backup de todos os seus dados.
Já usei com frequencia o Partition Magic (para Ruindows) e funciona perfeito... o gparted também tem essas opções.
Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

galactus

silasmr, no seu caso é melhor comprar outro HD!  :P  
Brincadeiras a parte, mesmo que você mude o tamanho das partições, seu HD é muito pequeno para uma instalação padrão do Dapper!

Como os colegas disseram, as chances de perder dados é grande, mas procure usar o Gparted para fazer isso, use o próprio Live-CD do Gparted para isso.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

silasmr

Obrigado pelas respostas, turma.
E quanto ao EXT3 e o ReiserFS?
Há alguma vantagem de usar um ou outro quando se tem um HD tão limitado quanto ao de minha máquina? :)