Migrando para o Linux - problemas com configuração de vídeo / NVIDIA GForce6200

Iniciado por NelsonRodrigues, 10 de Setembro de 2012, 22:11

tópico anterior - próximo tópico

NelsonRodrigues

Olá pessoal,
tomei coragem e estou migrando para o Linux. Instalei na minha máquina o Ubuntu 12.04. Já usava a plataforma no computador de amigos, mas ainda não havia experimentado em casa. Estou gostando, sobretudo a ideia do conhecimento coletivo defendida pela cultura do software livre. No entanto, minha falta de experiência está me fazendo quebrar a cabeça com a configuração de vídeo. Tem dois dias que eu batalho, mas não consigo sair do lugar.

A configuração do meu equipamento é a seguinte:
- Placa Mãe Asus K8V -X SE
- Processador Sempron AMD Atlohn 754 2800
- Memória 1GB  ddr kingston 400
- HD 160 GB 7200 RPM SATA Seagate
- Conectada à placa de vídeo há uma TV LG 21"

Apesar dos recursos serem baixos, quero configurar a máquina para que tenha um bom desempenho assistindo a vídeos no youtube em tela cheia sem que fique travando e a outros filmes na televisão que está conectada. Segui os seguintes passos:
- Tentei configurar o vídeo em Hardware > Monitores , mas só aparece uma única opção de LAPTOP. Sem opções de alteração.
- Fui ao NVIDIA Settings. Lá não era possível salvar a configuração. Então, seguindo as indicações desse post:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=7165382
executei os seguintes comandos:
1) open a terminal
2) sudo mv -i /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.backup
2) sudo touch /etc/X11/xorg.conf
3) sudo nvidia-settings
4) hit "save configuration"

Não lembro se após isso cheguei a executar algum outro comando. Sei que o vídeo no youtube em tela cheia voltou a ficar com travamento, problema que já parecia resolvido e os vídeos em 720p que eu tenho na máquina também ficaram travando. É como se estivesse sem nenhum acelerador de vídeo. A televisão agora já está funcionando, mas também não é possível configurar a resolução correta pois quando tento usar o NVDIA Settings aparece a mensagem: "You do not appear to be using the NVIDIA X driver. Please edit your X configuration file";

Preciso de uma ajuda. Sou leigo no assunto e não sei como resolver isso.
Desde já agradeço a atenção da comunidade Ubuntu.
Abraço

EdvaldoSCruz

Quando for instalar o Ubuntu 12.04 PP LTS ou seja qual for, tem um padrão de instalação e pós instalação, senão só dá probleminhas futuros:

1- Instalar o Ubuntu pelo CD live, baixando a ISO e gravar em CD;

2- Instalá-lo conectado ao speedy, e selecionar todos os drivers de terceiros, conforme consta na tela de instalação do próprio Ubuntu que dá essa opção;

3- Após instalação, vá no gerenciador de atualizações e efetuar a atualização dele;

4- Após feito isso, siga esses passos: Clique aqui: O que fazer após instalar o Ubuntu 12.04?

Espero que lhe ajude esse procedimento.  :D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

NelsonRodrigues

Fiz a reinstalação do Ubuntu e não mexi em nada além das atualizações sugeridas pelo sistema. Abri o painel do Nvidia e lá havia a opção de configurar monitor e televisão. Mas quando eu selecionava a resolução dava erro. Reiniciei o computador agora quando tento já não dá mais. A televisão continua sem imagem.

xluisfernando

Citação de: NelsonRodrigues online 11 de Setembro de 2012, 22:42
Fiz a reinstalação do Ubuntu e não mexi em nada além das atualizações sugeridas pelo sistema. Abri o painel do Nvidia e lá havia a opção de configurar monitor e televisão. Mas quando eu selecionava a resolução dava erro. Reiniciei o computador agora quando tento já não dá mais. A televisão continua sem imagem.
Experimente adicionar e instalar o drive atualizado:
Citarsudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

NelsonRodrigues

xluisfernando, fiz esses comandos que você indicou, mas quando reiniciei o pc, não entrou mais na área de trabalho padrão. Ficou em uma tela preta como a janela do Terminal. O que devo fazer?

Andreson Goveia

Citação de: NelsonRodrigues online 11 de Setembro de 2012, 23:39
xluisfernando, fiz esses comandos que você indicou, mas quando reiniciei o pc, não entrou mais na área de trabalho padrão. Ficou em uma tela preta como a janela do Terminal. O que devo fazer?
Na tela preta(terminal) entre com seu usuario e senha

Instale o ppa-purge

sudo apt-get install ppa-purge

agora remova o ppa adicionado

sudo ppa-purge ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

NelsonRodrigues

Valeu, Andry! Consegui voltar da escuridão... heheh Voltei ao problema de origem: tentar configurar a placa de vídeo para exibição na televisão. Amanhã vou comprar um caderno para anotar esses comandos.

NelsonRodrigues

Acho que meu problema está próximo de resolver com essas dicas: http://www.hardware.com.br/dicas/video-manual.html
Mas não consigo aplicar os comandos. Alguém pode me ajudar?
Desde já agradeço a atenção!