Impressão em formato livreto

Iniciado por jeffersonsan, 13 de Outubro de 2010, 14:25

tópico anterior - próximo tópico

jeffersonsan

Boa tarde,

Procurei e não encontrei. Alguém pode me informar qual programa posso usar para imprimir arquivos *.pdf em formato livreto? Como não sou só eu, que fuço e sou curioso, peço que me indiquem preferencialmente algum programa que faça esta função em modo gráfico.
Estou usando o Xubuntu versão 10.04 e minha impressora é uma hp laserjet 1015.

Abraço,

Jefferson.

rjbgbo

no synaptic procure pelo scribus stable, esse é o programa de editoração de páginas em código livre
mas o scribus ñ faz imposição de páginas, p/ isso depois que terminar seu arquivo, exporte-o em pdf
vá no site http://www.pdfcity.com/index.htm
lá importe o arquivo pdf gerado e faça a imposição de páginas
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

jeffersonsan

Olá rjbgbo,

Eu preciso de um programa que pegue o pdf pronto e imprima em livreto. Pensei que isso fosse um processo bem simples, e eu, parco em Linux, não encontrava a solução. Parece que não vai ser tão fácil quanto eu imaginava...
No Windows eu colocava para imprimir e o gerenciador de impressão da minha impressora oferecia os modos. Para imprimir livretos as unicas coisas que eu tinha que me preocupar eram, depois de imprimir um lado das páginas, colocar a pilha novamente para imprimir o outro e acionar o botão da impressora.
Tentei fazer este processo que você me sugeriu à partir da metade. Com o pdf pronto entrei no site e "impus" as páginas. Coloquei na impressora, imprimi as páginas ímpares; No final deste processo coloquei as folhas na bandeja e imprimi as pares do outro lado. Até ficou em formato livreto, mas as folhas do meio ficaram em branco. O sistema pulou estas folhas. Ex.: na página de fora da brochura do meio está a página13; o sistema pulou as duas folhas de dentro da brochura e imprimiu a 14 na outra parte de fora. Ou seja, todas as páginas do arquivo foram impressas mas o "programa" deixou em branco as páginas do meio da brochura.
E outro problema deste sistema: e se eu tiver sem internet para acessar o site? Ou se com internet o site estiver por algum motivo fora do ar...

Agradeço muito a dica, mas como disse no primeiro post: não sou só eu que mexo com impressão em casa e por aqui nós nos preocupamos bastante com desperdício de papel (e com energia também. Desta forma o processo é bem demorado: preciso de dois programas para fazer uma unica tarefa). O problema é que só eu gosto de quebrar a cabeça buscando soluções para trabalhar sob o Linux, as outras pessoas não. Elas buscam mais a praticidade.  Se mais alguém puder dar outra sugestão agradeço bastante...

Abraço!

rjbgbo

entendi! vamos por partes.

sobre essas folhas em branco
deixa te dar um exemplo, eu edito uma publicação de 8 pág. no scribus, aqui no ubuntu, em formato a5
veja livretos, precisam ser múltiplos de 4. ok!
exporto o arquivo em pdf e faço a imposição de pág. no site que falei, o arquivo produzido lá mando p/ o cliente
no caso o cliente, vai ter que combinar frente e verso numa simples impressora de mesa a jato de tinta, que ñ imprime página dupla.
a numeração fica certinha, é só ele tomar esse cuidado

se eu mandasse p/ uma gráfica nem me daria o trabalho de fazer imposição de pág. era pdf direto

agora qto a um programa p/ fazer isso, conforme vc relatou sua impressora fazer isso te sim no ubuntu, inclusive via comando de linha pelo Terminal.
sincera/ ñ os achei práticos, e outros que testei tinha que compilar....

mas há uma possibilidade gráfica para isso, é através do kde (kubuntu)
a ferramenta de impressão dele, é muito superior a do gnome - padrão do ubuntu, tem até essa imposição de páginas.

o problema é o seguinte, o padrão do ubuntu é o gnome, e o kubuntu é uma versão p/ o kde
eu ñ gosto de ter 2 ambientes gráficos na mesma instalação do linux, além de misturar demais o menu, a performance cai.
se tiveres muito necessitado dessa situação, á de kubuntu, ou procure uma distribuição linux que tenha como padrão o kde

* inclusive consta meu pedido p/ termos a imposição de pág. no serviço de impressão do ubuntu - http://brainstorm.ubuntu.com/idea/19158/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469