O que se deve instalar no Ubuntu ápos a instalação?

Iniciado por Deis, 12 de Outubro de 2010, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

Deis

Olá pessoal. Ápos a instalação do Ubuntu o que é necessário instalar para que o Ubuntu fique da melhor maneira.

Dois exemplo: Eu tenho quase que certeza absoluta que o VLC é melhor que o nativo Reprodutor de Filmes. Mas o VLC não é nativo. Tambem acho que o Navegador Opera é melhor e mais rapido que o Mozila Firefox.

Então, quais programas que eu devo instalar a mais, que são melhores que os nativos?

Tambem quais plugins, codecs, etc que são melhores que os nativos?

Eu sei que cada usuário tem suas preferências pessoais e tambem se leva em conta que cada usuário usará de maneira diferente o sistema.

O que eu estou procurando é um padrão ótimo e mínimo, que um usuario leigo goste do sistema. Pois como já comentei, a instalação básica não é boa tem que fazer algumas modificações para que o usuário goste do sistema.

Instalei pelo cd a versão 10.04 sem nenhuma alteração para 5 amigos. Eles não gostaram pois tiveram pobremas para ver videos pelo Reprodutor de Video, navegar na internet pelo mozila, etc.

O que eu devo desisntalar e agregar quando eu instalar pela 1° vez em um computador o Ubuntu?

flavioml

O site português ubuntued tem excelentes tutoriais para a pós instalação. Para o Maverick Meerkat, veja:
http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-10-10-maverick-meerkat
Para o Lucid, olhe em:
http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-lucid-lynx

Flavio ML

toso51

Posso dar uma dica em matéria de navegador: o meu preferido é o Chromium. Para evitar problemas também recomendo a instalação Ubuntu restricted extras pela Central de Programas do Ubuntu. Acabei de atualizar ontem para a nova versão Ubuntu 10.10 e notei algumas melhoras nas fontes e na Central de Programas do Ubuntu por enquanto, pois ainda acho que não vi todas as novidades.

Acho que se você estiver fazendo uma instalação limpa e tiver oportunidade abaixe a "iso" do Ubuntu 10.10 e já terá uma versão mais atualizada. Posso falar como experiência que a pela primeira vez a partir da versão 10.04 do Ubuntu não ocorreu nenhum problema. Apesar de usar bastante muitas funcionalidades do sistema operacional.
Ubuntu 13.04 - Chromium !