Como fazer uma configuração do Wine que realmente funcione

Iniciado por G@be-san, 24 de Setembro de 2010, 12:51

tópico anterior - próximo tópico

G@be-san

Bom, minha situação é a seguinte:

Decidi matar o windows do meu computador faz quase um ano e estou usando somente o Ubuntu Lucid. Resolvi desistir de emular programas via wine, pois sempre davam problema e travavam muito (coisas de windows). Tenho pouca experiência relativo ao wine, porque nunca me interessei muito em tentar configurá-lo.

A questão que tenho é a seguinte: eu tenho uma licença original do windows. Se eu pegar todo o disco C:/ e copiar para a pasta /home/usuario/.wine/drive_c (acho q esse é o nome da pasta referente ao disco C: no wine) e pegar o registro do windows e importar para o wine, eu vou conseguir rodar os programas direito? Ou será que o wine não vai funcionar se eu fizer isso?

Obrigado a quem ajudar
Um dia acordei de minha prisão e pulei da Janela. Achei a Liberdade. Valeu Linux!!!

Tota

ola,

para sua pergunta, a resposta é não.

o wine, como o nome diz ( Wine Is Not an Emulator ) w.i.n.e.
então de nada adianta colocar um windows inteiro na pasta C:, pelo fato de o pacote wine não possuir todas as rotinas necessárias para gerenciar um sistema operacional

só quem faz isto são os virtualizadores com por ex. o virtualbox da Oracle, estes sim tem todas as rotinas para gerenciar um sistema dentro de outro.

[]'s

Solid One

não é aconselhável que você faça isso.

a estrutura da pasta C:\Windows nativa é diferente da C:\Windows que o Wine cria. no Wine, as DLLs, OCXs, executáveis (notepad, regedit, etc.), são implementações livres baseados nas versões nativas das mesmas. embora seja perfeitamente possível trocar DLLs livres por DLLs nativas (e consequentemente proprietárias), isso não é válido para todas as DLLs.

o ideal é você usar o Wine na íntegra. o Wine é projetado de tal forma que várias aplicações devem funcionar nele simplesmente por rodar o EXE. e geralmente, a maioria dos travamentos e instabilidades de programas Windows no Wine é causada por DLLs inexistentes, cujas quais ainda não fizeram implementações livres. é nesses casos em particular que você pode pegar as DLLs direto da sua instalação Windows (ou seja, o seu disco C:\) e colocar no seu Wine.

danielbendavi

Deixa eu fazer uma pergunta, já que falaram do wine...

Tenho um programa que usa fontes gregas. O linux a possui, está lendo ok, mas o wine não as reconhece.

Alguém tem alguma dica?

Solid One

qual é o formato das fontes? TTF? OTF? ou algum outro formato que só deve funcionar no Linux?

normalmente, todas as fontes que aparecem no sistema devem aparecer nas aplicações Wine. sobre esse problema de fontes, é mais comum acontecer o contrário: fontes TTF ou OTF funcionarem no Windows (e talvez no Wine), mas não no Ubuntu nativamente.

bom, se as fontes forem TTF ou OTF, você pode tentar copiar pra pasta C:\Windows\Fonts do seu Wine. para chegar até ela de forma prática pela própria interface gráfica, vá em "Aplicativos - Wine - Navegar no Disco C:"

danielbendavi

A fonte é a GreekUniversal.ttf , e está na pasta fonts do wine. A do hebraico está lá, e o programa a reconhece, mas a grega não.

Ela é para uso no windows mesmo...este programa não roda no linux.

Solid One

O problema pode ser no programa que usa a fonte grega. Mas para confirmar isso, preciso que você faça um teste: Tente rodar outro programa que use fontes no Wine, e veja se a mesma consegue ser reconhecida de boa. Para começar, você poderia tentar o Bloco de Notas (notepad) que acompanha o Wine.

Abra o Bloco de Notas do Wine e vá em Editar -> Fonte. Veja se a fonte grega e a hebraica aparece lá.

Para abrir o Bloco de Notas do Wine, você pode tanto ir em "Aplicativos -> Wine -> Programas -> Bloco de Notas", como simplesmente digitar "notepad" no terminal.

E se tiver qualquer outro programa para fazer esse teste (MS Word instalado no Wine serve), faça-o também.