solução para instalar drivers corretos para placas wireless com chip RTL8185

Iniciado por jpc, 27 de Outubro de 2010, 14:00

tópico anterior - próximo tópico

jpc

uso ubuntu 10.04 64 bits
Tenho uma placa de rede wireless da marca Encore - modelo ENLWI-G2, com chip Realtek 8185, conforme informado pela saída do comando lspci

Quando instalei o ubuntu 9.04 e mesmo depois quando atualizei para o 10.04, a placa foi reconhecida automaticamente, porém o sistema sempre usava o driver r8180, conforme informado nas propriedades de conexão (botão direito do mouse no ícone da rede na área de notificação)

Apesar de detectada e com driver instalado sem problemas, a conexão custava a ser feita, sempre em baixa velocidades (1 ou 11 M, nunca a 54M), com baixa intensidade (nunca além de 17%), instável, sempre fazendo reconexões.

Pesquisei e vi que a razão era o driver inadequado. O comando lsmod informava que o driver usado era o r8180, compatível porém insatisfatório para placas wifi com chip Realtek 8185.

Pensei em usar ndiswrapper ou até mesmo comprar outra placa.

No site da Encore, só drivers para Windows.

No site da Realtek há drivers para o kernel 2.6 do linux, mas somente em pacotes tar.gz para compilar.
http://218.210.127.131/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=24&PFid=1&Level=6&Conn=5&DownTypeID=3&GetDown=false&Downloads=true

Baixei esse mesmo, mas colhi alguns erros:

Primeiramente, descompactei o tar.gz na área de trabalho, e quando tentava o comando make, conforme indicado no tutorial ReadMe incluso, aparecia erro dizendo que o "objeto 'de' " não tinha referência ou algo assim. Daí fui perceber que esse 'de' era parte do nome da pasta da de Área de Trabalho, onde tinha descompacatado a pasta do driver. Movi tudo para /home/nome-de-usuário. Esse erro sumiu.

Depois, tentei compilar o driver de novo, mas deu outro erro. Pesquisando, achei esse tópico, com essa resposta definitiva
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1505142

I am not sure how much you know about C/C++, so I will explain alittle bit. The error you are getting is because the function `rdtsc_rtl` is not explicitly defined. This is happening most likely because you are on a 64bit version of Linux (rdtsc_rtl is inside a block of #ifdef __i386__). I too have a 64bit version installed. So, what you need to do is edit the file rtl8185/r8180_core.c, find the lines that says `#ifdef __i386__` and change it to: `#ifndef __i386__`. Perform a `make clean` and then follow the readme, starting with `make`.

Basta abrir a pasta rtl8185 dentro da pasta onde estão os códigos fonte, e dentro dessa pasta achar o arquivo r8180_core.c

Depois editar esse arquivo, procurando todas as linhas com o conteúdo
#ifdef __i386__

e trocar por
#ifndef __i386__

Depois de salvar e fechar o arquivo r8180_core.c ,  execute o comando make clean
Após, seguir o tuturial do arquivo ReadMe incluso na própria pasta do driver, executando os comandos make, make install, reboot e depois de tudo pronto, usar o script

./wlan0up

gerado após a compilação.

No Ubuntu 10.04 que estou usando, depois que informei o SSID da rede e a senha de acesso pelo caixa de conexão do Gnome, a conexão passou a ser automática.
O quadro de propriedades de conexão informa o driver R8185B (coincide com o chipset da placa de rede sem fio informado pelo lspci), a conexão sempre está com pelo menos 55% de intensidade, sempre com 54M de velocidade e estável.

jeancr93

cara esta placa de rede  é ruim, eu tinha uma
(da encore chip realtek), rede wi-fi reconhecia como sinal exelente, mais n conectava com senha éla so conectava sem senha msm, ;( e olha que troquei 3 vezes na loja ;( compra uma da tp-link é cara mais n te da dor de cabeça
pc intel celeron 1,8 ;( hd 320 gb ;D ,1,5gb de ram ddr2 ;( , monitor samsung 17 tubo xD, linux ubuntu 10.10 ;(

jpc

Real  :P  mente a Realtek não é das melhores, mas agora com esse driver compilado sob medida para r8185 estou conseguindo usar bem. Antes a conexão caia do nada e eram necessárias várias tentativas para reconectar. Agora  pelo menos conecta de primeira e está sinalizando transferência de 54M com estabilidade, mesmo com paredes e corredores no caminho.
Se for comprar uma nova, talvez uma de 108M, já que meu roteador é desse padrão também.

Um roteador Dlink de 108M aceita qualquer placa de 108M ou só as da Dlink? o suporte para placas wireless dlink no linux é bom?

jeancr93

Citação de: jpc online 27 de Outubro de 2010, 17:31
Real  :P  mente a Realtek não é das melhores, mas agora com esse driver compilado sob medida para r8185 estou conseguindo usar bem. Antes a conexão caia do nada e eram necessárias várias tentativas para reconectar. Agora  pelo menos conecta de primeira e está sinalizando transferência de 54M com estabilidade, mesmo com paredes e corredores no caminho. Estou inclusive fazendo streaming de vídeo com ela para um xbox conectado na sala.
Se for comprar uma nova, talvez uma de 108M, já que meu roteador é desse padrão também.

Um roteador Dlink de 108M aceita qualquer placa de 108M ou só as da Dlink? o suporte para placas wireless dlink no linux é bom?
olha q nem aki em casa tenho um roteador da tp-link é uma marca boa tmb e tenho uma placa de rede wif-fi de 108 mb tmb no ubuntu ele instalou driver generico ai fikou 54 usei um programa q  pega drive do windows e da pra instala no linux agora esta como 108 mb ;D

aceita s tranquilo , so q o ideal é vc compra da msm marca do roteador ;D

tipo linux é melhor em reconhecer drive do q windows ainda mais de peça com chip bom ;D no caso(dlink,tplink,3com,cisco))
pc intel celeron 1,8 ;( hd 320 gb ;D ,1,5gb de ram ddr2 ;( , monitor samsung 17 tubo xD, linux ubuntu 10.10 ;(