Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu

Iniciado por RC2006, 18 de Junho de 2006, 11:09

tópico anterior - próximo tópico

seixip

Desculpem mas são 17 páginas e não li todas, mas no início está dito que a LG Lic200 funciona. A minha foi instalada automaticamente e está funcionando, porém a imagem fica muito escura, alguém poderia me ajudar???

seixip@seixip-desktop:~$ lsusb
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 002: ID 0c45:602d Microdia
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000
Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais

user82

Tenho um note da Mirax o VR4000. A cam dele funciona com o Cheese e acima da resolução 640x480 o fps fica baixo(1280x960 e 1280x1024, deve ser só para tirar fotos). Funciona tão bem quanto no Vista. Ela não funciona com o Camorama e o Camera Monitor. Não fiz nada para ela funcionar, só instalei o Cheese. Uso o Ubuntu 8.10.

0c45:62c0 Microdia Pavilion Webcam

Até +
Note: Samsung R480

adepto

Olá. É a minha primeira postagem e gostava de dizer o seguinte. Eu tenho uma Microsoft Life Cam6000.  Aquando no Ekiga obtenho imagem no entanto no Skype nem o teste consigo. Está devidamente reconhecida com som do seu microfone e para imagem. Mas nada se vê. Porém ao tentar o teste a janela fica branca e nada aparece. Ao fechar a janela principa a camera acende e apaga. Quanto a som o teste faz-se mas não sei ao certo se o microfone está a funcionar ou não. Alguma ajuda »»OObgdo

slothien

Mais uma que não funciona

ID 0c45:612a Microdia PC Camera (SN9C110)

Nome comercial Bakpix

A partir do Ubuntu 8.10 ela começou a querer funcionar já abre a tela quando pede-se em alguns programas mas dá pra ver que não está captando imagem nenhuma, só um monte de pixels aleatórios.  :-\

Quando tampa-se a lente não muda em nada a imagem mostrada pelos programas, easy cam não pega e o amsn fecha quando tenta-se abrir a câmera :o

satigik

Pode colocar a "Genius Look 317" na lista da imagem escura e com problemas.
No amns aparecem os controles de ajuste de imagem e o único ajustável é o brilho, e mesmo assim, não funciona direito.
Os programas também não reconhecem o microfone dela.
Uma beleza!!! ¬¬

Chris-sanca

Citação de: Vito Álvaro online 17 de Julho de 2007, 05:18
Tentei testar e sem sucesso.
É esperar quem sabe pode lançar o driver compatível.

Então adicione essa lista não funciona easycam e nem easycam2.

Bus 002 Device 005: ID 0c45:613e Microdia

0c45 = Sonix
613e = (Pccam168) SN9C120

eu consegui fazê-la funcionar, após muitas tentativas, no Cheese tá razoável.
porém no amsn tá uma m*-***, parece q to vendo uma aura, rsss
to tentando algum outro programa pra ver se melhora.
o caminho foi :
apt-get install git-core gitk git-gui git-doc curl ctags build-essential
git clone http://repo.or.cz/r/microdia.gitentre no diretório microdia e simplesmente digite:

make
Se tudo deu certo o código-fonte será compilado e você encontrará entre outras coisas um arquivo microdia.ko. Se você teve algum erro, provavelmente foi por algum pacote que você não tinha, baixe esse pacote tente compilar novamente.

Vamos carregar o módulo, como root:

modprobe videodev
    insmod microdia.ko

Depois disso, dê um dmesg |grep Microdia -i.

bem , no xp ela funciona sem problems...  tem muitos foruns com informações sobre  drivers da sonix, etc... tentei de tudo, mas sem progressos.
pra quem tá com imagem escura, tenta isto (pra mim funcionou):
http://aridoblog.wordpress.com/2007/11/28/imagem-escura-na-webcam-driver-gspca-ubuntu/

Bibiano

Tenho uma Microsoft lifecam vx-6000

Bus 002 Device 002: ID 045e:00f4 Microsoft Corp.
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000

Já procurei em todos os lugares e não consigo fazê-la funcionar no Ubuntu 8.04, alguém já conseguiu tal proeza ?

eldermf

A minha é uma Creaty CV-1150 e funciona muito bem, com o cheese, camorama, camstream...
Porém, só passou a funcionar a partir do Ubuntu Hardy! Antes dele, nem com reza brava!!!

Link do modelo:
http://www.creaty.com.br/produto_esp.asp?prd=26

MaNeHTo

a minha Logitech QuickCam Orbit MP funciona tranquilo...só nem consegui ainda um programa para virá-la igual ao que vem no CD pro ruWindows

lueneberg

webcam Foston Model FT-600 B 

só plugar e ela funciona de primeira

Bus 001 Device 004: ID 0c45:6310 Microdia

a unica coisa é as luzes ( leds) de dia tudo bem,,, mais de noite ficam acesas direta, tenho que desligar do usb

ballbreakerlive

A minha Web-Cam é  Sonix 1.3 Mega Pixel eu não estou conseguindo o Drive dela pra Linux Ubuntu o CD que acompanha ela é para Windows eu gostaria de saber como conseguir o Drive dela correto?

Por favor me ajudem.

Luiz Rezende

ID 0c45:6270 Microdia PC Camera, vendida com o nome comercial de Sohoo 8.0i (a webcam mais COMPLETA do mundo).

Por favor coloquem essa câmera na lista das imprestáveis!

Funcionar no Ubuntu funciona, mas depois de ter tanta dor de cabeça com essa droga resolvi colocar ela na gaveta e ficar sem webcam.
Com muito custo, com a ajuda do Google e do pessoal aqui, consegui colocar ela para funcionar. Um porém, em cada reboot do sistema é preciso digitar essas linhas aí embaixo.

$ git clone http://repo.or.cz/r/microdia.git
$ sudo apt-get install kernel-package 2.6.27-9-generic build-essential libv4l
$ cd microdia
$ make
$ sudo insmod ./sn9c20x.ko

O microfone embutido não funciona e praticamente é preciso que o sol esteja brilhando sobre o rosto da pessoa para que a imagem seja satisfatória. Se não tiver iluminação (e muita iluminação mesmo) não se enxerga quase nada! No Windows a imagem dessa câmera é boa até com iluminação ambiente baixa e funciona sem frescura nenhuma!

Pensei em comprar alguma outra webcam, mas estou com medo de morrer em mais um prejuízo.

Queria uma câmera que apresentasse uma imagem perfeitamente nítida e clara, que funcionasse sem restrição alguma no aMSN e principalmente que não desse dor de cabeça, ou seja, plugou na USB que funcione na hora - é só abrir o aMSN e deixar a coisa rolar... Se alguém puder me indicar alguma que atenda esses requisitos e me mostrar algum link dela (pode ser no Mercado Livre, loja, Toda Oferta, ou qualquer outro lugar) eu agradeço.
Se tiver microfone que funcione no aMSN seria bom também.

Mas essa Sohoo infelizmente no Ubuntu não dá... PÉSSIMA!

E já ia me esquecendo de outro detalhe, a imagem dessa câmera fica de cabeça para baixo! Tentei um monte de coisas para ver se conseguia girar a imagem mas não funfou... Perdi meu tempo e meu dinheiro...

nitrofurano

duas que não funcionam:

- gsmart mini - funcionava perfeitamente até o 8.04, mas nos 8.10 já não funciona - é uma gspca - será por conflito de kernel como costumam dizer? (desconfio que rigorosamente nenhuma webcam gspca funcione no 8.10 ) - ainda não testei com as betas do 9.04, e gostaria de saber se estas gspca voltaram finalmente a funcionar

- macbook 2,0 isight - webcam interna, as instruções, mesmo na pagina wiki de suporte do Ubuntu, explica como extrair o firmware e instalar - procedi como explicam, passo a passo, chegando ao ponto de confirmar o md5sum do firmware com desenvolvedores, mas sempre quando o firmware está instalado no Ubuntu, o arranque sempre bloqueia no reconhecimento do usb - só é possível retirar esse firmware do Ubuntu por live-cd ou dualboot que aceda como leitura-escrita à partição ext3

Luiz Rezende

Apesar do tópico informar os modelos de câmeras que foram instaladas com sucesso, imagino que este tópico poderia ser melhor aproveitado se todos os modelos de câmeras citados fossem divididas em 5 grupos

Por exemplo, pode haver muitas câmeras que funcionam no Ubuntu e possuem imagem muito boa, mas antes a pessoa precisa torrar os neurônios e revirar o Google para tentar encontrar uma dica de instalação, seguir passo-a-passo e fazer uma orações para que tudo dê certo.

Então acho que o ideal seria apresentar alguma subdivisão, dentre as que foram instaladas com sucesso. Algo mais ou menos desse tipo:

Instalação excelente com 100% de aproveitamento - Isto seria para aquelas câmeras cuja imagem é nítida e clara; tudo funciona sem nenhum problema e cujas instruções para instalação seriam essas: 1) tire da caixa; 2) plugue no usb; 3) abra o aMSN e comece a usar...

Instalação excelente, mas com limitações de uso - Isto seria para câmeras que foram reconhecidas imediatamente pelo Ubuntu, sem necessitar de nenhum macete para instalar, porém a imagem da câmera é ruim, muito escura ou nem todos os recursos da câmera funcionam.

Instalação restrita, com 100% de aproveitamento - Nesse grupo ficariam os modelos que funcionam maravilhosamente bem, com todos os recursos e com ótma qualidade de imagem. Porém é necessário abrir o terminal, baixar algum arquivo ou e seguir algum procedimento para conseguir instalar.

Instalação restrita, com limitações de uso - Aqui seriam as câmeras que além de dar trabalho danado para instalar, nem tudo funciona adequadamente, como imagem escura ou outros problemas.

Não funcionam - Esse grupo de câmeras não precisa de comentários, o título já diz tudo...

Que tal se fizéssemos algo assim? Talvez ficaria uma lista bem mais fácil e útil para todos nós usuários do Ubuntu. Bom, essa é a minha opinião.

RC2006

Caro Rezende a sua ideia é boa, mas na prática é bem mais complicada do que parece.
A maioria das informações que temos são de usuários e estas são, as vezes, diferentes para um mesmo modelo.
Para tornar este processo de avaliação ainda mais complexo, existem determinadas webcams que podem se enquadrar em todas as subdivisões descritas a depender da versão do Ubuntu. Neste caso, para maior fidelidade de informações, a solução seria um tópico para cada versão do Ubuntu um tanto difícil para mim que atualmente disponho pouco tempo...
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2