Não consigo me logar mais.

Iniciado por caiosax, 07 de Outubro de 2013, 04:07

tópico anterior - próximo tópico

caiosax

Olá.

Como sou iniciante mal sei descrever o problema pra vocês. Vou tentar fazer o meu melhor.

Tentei instalar um determinado programa, mas este não me foi permitido porque requeria privilégios de Root. Pelo que entendi o Ubuntu não vem com root de fábrica e sim o tal do superusuário. Então eu fui fuçar na internet para saber com conseguiria virar root usando o Ubuntu (o meu é o 13.04). Até aí tudo bem. Consegui o queria. Através do terminal criei o tal root... uma senha... e finalmente consegui instalar o programa.

Quando acabei o que tinha q fazer desliguei o PC e ele não queria desligar de jeito nenhum. Sempre volta para a tela de login. Então como root eu dei o comando shutdown now. Aí o computador reiniciou (ele não deveria desligar??) quando o computador voltou, tentei entrar na minha conta de usuário normal... porém ele passou a me pedir uma senha... e eu o havia configurado para entrar direto, sem senha (pois só eu e pessoas da minha confiança usamos esta máquina). Fiquei um pouco inconformado mas botei a senha esperando que ele iniciasse. Mas ele reconhecia a senha correta mas quando ia iniciar invariavelmente voltava para a tela de login. procurando na internet vi como mudava a senha pelo terminal e então entrei numa conta visitante (q é esta q eu estou usando no momento) me loguei como root e troquei as senhas via linha de comando. Sem resultado.

Apesar da mudança nas senhas o computador continua apresentando o mesmo comportamento. Agora só consigo usar a conta visitante que configurei anteriormente, mas não a minha conta original (superusuário).

O que faço para recuperá-la?  :-[

caiosax

Descobri que a pasta /media/"usuário" está como proprietário o root, será q é isso??

caiosax

Estou trabalhando no assunto e tenho mais novidades que podem auxiliar aos entendidos do site a me ajudar...

Vi uns comandos aqui e eu mudei grupo e permissões da pasta do usuário em questão. Mudei de root para o próprio usuário. Continua o mesmo problema.

Aí para não ter que ficar me logando como root toda hora para fazer as coisas (que o visitante não me permite) eu criei uma nova conta de administrador. Ela está funcionando perfeitamente. Mas a antiga continua com o mesmo problema. Gostaria muito de recuperá-la pois já está tudo configurado do jeito que eu gosto, além dos gerenciadores de e-mails... favoritos da internet, etc..

Tomara que mais essas informações ajudem a obter uma resposta. Vou continuar trabalhando aqui no limite dos meus conhecimentos.

pylm69

copia tudo da home antiga pra nova, inclusive os arquivos ocultos, eles tem as configurações, no nautilus usar CTRL H para ver os arquivos, no terminal use ls -a
Rolling Release é o máximo \o/

caiosax

Não consegui fazer isso. Tá dizendo que eu não tenho permissão de leitura na pasta home do usuário antigo.
Como eu faço para me dar essa permissão?

Arthur Bernardes

Eu já tive esse problema uma vez, não me importei muito com as configurações ---- cliente de e-mail, navegador, desktop, etc... ---- mas sim com os meus arquivos.

Então fiz exatamente o que você fez, criei uma nova conta de usuário, só que eu copiei os arquivos da minha antiga home usando o Nautilus como root, abra uma janela de comandos ---- pode ser Alt + F2 ---- e execute o nautilus (gksudo nautilus /home/seu_antigo_usuário).

Como você não tem permissão de acesso e leitura na pasta do outro usuário e se você não alterou as permissões, o root consegue ter acesso.

Depois delete o antigo usuário com sua home.

caiosax

Bom... pelo visto tem solução.

Vou tentar isso como plano B. Ainda vou ver se arrumo um método para recuperar a antiga conta... caso contrário eu vou testar essa opção e se funcionar eu posto aqui.

Mas continuo aberto a sugestões hein. rs

caiosax

Então... estava a ponto de ir pro plano B... tentei entrar na pasta pelo root. O que aconteceu foi o erro q eu copio abaixo. Alguma solução?

(gksudo:6274): GConf-WARNING **: Client failed to connect to the D-BUS daemon:
Did not receive a reply. Possible causes include: the remote application did not send a reply, the message bus security policy blocked the reply, the reply timeout expired, or the network connection was broken.
Erro do GConf: Servidor D-BUS não está em execução

Did not receive a reply. Possible causes include: the remote application did not send a reply, the message bus security policy blocked the reply, the reply timeout expired, or the network connection was broken.

(gksudo:6274): GConf-CRITICAL **: gconf_value_free: assertion `value != NULL' failed
Unable to initialize DBus connection: A conexão está fechada
** (nautilus:6277): WARNING **: Couldn't get session bus: Did not receive a reply. Possible causes include: the remote application did not send a reply, the message bus security policy blocked the reply, the reply timeout expired, or the network connection was broken.

** (nautilus:6277): WARNING **: Couldn't get session bus: Did not receive a reply. Possible causes include: the remote application did not send a reply, the message bus security policy blocked the reply, the reply timeout expired, or the network connection was broken.
Error creating proxy: A conexão está fechada (g-io-error-quark, 18)

(nautilus:6277): libunity-CRITICAL **: unity-launcher.vala:154: Unable to connect to session bus: A conexão está fechada

(nautilus:6277): libunity-CRITICAL **: unity-launcher.vala:154: Unable to connect to session bus: A conexão está fechada

(nautilus:6277): LIBDBUSMENU-GLIB-WARNING **: Unable to get session bus: A conexão está fechada

(nautilus:6277): LIBDBUSMENU-GLIB-WARNING **: Unable to get session bus: A conexão está fechada

** (nautilus:6277): WARNING **: Unable to create Ubuntu Menu Proxy: A conexão está fechada

(nautilus:6277): GLib-GObject-CRITICAL **: g_object_set: assertion `G_IS_OBJECT (object)' failed

(nautilus:6277): GLib-GObject-CRITICAL **: g_object_set: assertion `G_IS_OBJECT (object)' failed

Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: "compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Arquivo ou diretório não encontrado
Please ask your system administrator to enable user sharing.

caiosax

Surpresa!!

Consegui reaver minha conta!

Quer dizer... não sei se foi eu que consegui e se o Linux se consertou sozinho... Pois não fiz nada para consertá-lo (o que eu tentei antes não havia dado certo). Mas aparentemente agora está tudo funcionando bem!

Será milagre? Ou a tecnologia do Linux é tão desenvolvida q ele se repara sozinho?

Bom... eu não sei... mas vou deixá-lo em observação por pelo menos uma semana antes de dar o tópico como resolvido!

Obrigado a todos que tentaram me ajudar.

caiosax

Novo Problema...

Dessa vez menor...

Agora é a outra conta q eu criei q está com o mesmo problema...
Até pensei em deletá-la mas agora estou com medo de travar tudo...  :(

Alguma ideia?

Arthur Bernardes

Qual o hardware da sua máquina? Já experimentou testar outra versão do Ubuntu (como a 12.04), ou mesmo usar uma outra distro derivada como o Linux Mint, (X)(K)(L)Ubuntu?