Algumas dúvidas sobre kernel, atualizações e som

Iniciado por macabu, 01 de Outubro de 2010, 19:16

tópico anterior - próximo tópico

macabu

Bem, olá a todos primeiramente ;)
Uma coisa que não entendi na questão dos kernels foi que eu percebi que mesmo utilizando kernels diferentes (omnislash e o generic-pae), a sessão é aparentemente a mesma. Eu como teste salvei um favorito no Chromium e iniciei o sistema com outro kernel e lá estava ele. Aí vai a pergunta: o Linux tem uma espécie de suporte a multi-kernel?
Outra coisa que gostaria de saber é se da para instalar os drivers x64 ou alguma maneira sem perder minhas coisas, instalei tanta coisa que nem lembro mais e acho que gravar um x64 pra depois instalar tudo novamente é meio trabalhoso. Há como?
Última pergunta e meio idiota e vou aproveitar: meu som parece que quanto mais aplicativos eu abro e consequentemente mais memória/processamento é usado, o som fica pior. Se for o driver, ele instala automático?
@edit
Sabe também aquele plugin que dá pra por monitoramento de CPU no painel? Eu pus todos em performance e não é salvo apos rebootar, dá para salvar não?

[]s

Lucimgr

Caro macabu

Os favoritos dos navegadores não ficam "armazenados" no kernel do seu sistema, eles ficam em um arquivo especifico na sua pasta pessoal, por isso não importa qual kernel vc instale, sempre vai inicializar o navegador com todos os favoritos.
quanto a sua pergunta referente aos drivers 64bits eu não entendi direito, vc tem qual sistema instalado? 32 ou 64? a dúvida do som eu não sei lhe responder, aqui não noto esse comportamento.

macabu

Ah sim, agora entendi do kernel..
Eu uso x32
E o som creio que seja só comigo y.y

Lucimgr

Citação de: macabu online 01 de Outubro de 2010, 19:44

Eu uso x32

Bom, então você quer atualizar todo o sistema... nunca vi nada sobre atualizar mudando de 32 bits pra 64bits sem formatar, quanto a perder os dados, vai depender da forma como fizeste a instalação, no meu caso eu crio sempre uma partição para dados, onde monto a minha /home e outra para os arquivos do sistema, assim sempre que formato não preciso me preocupar com os dados. Caso vc tenha tudo na mesma partição eu não conheço uma forma fácil, acredito que terás que mover todos os arquivos para outro HD e formatar.... mas espera algumas horas para ver se surge outra dica da comunidade  :p

macabu

É, pelo visto vou ter que formatar.
Mas exige sacrifícios.
Porém pelo menos as cagadas feitas não serão repetidas xD
Vou esperar o Merkaat ser lançado que já baixo x86_64.

Tem como explicar melhor essa partição de dados para que eu possa fazer para mim também ^^?

Lucimgr

Quanto você estiver instalando o seu Ubuntu, ele irá lhe perguntar onde deseja instalar o sistema no seu HD. nesta hora você deve selecionar: "Especificar partições manualmente (Avançado)". A próxima janela mostrará todas as partições que você tem no disco, vamos supor que você tenha um disco com 250 Gbs para instalar o Ubuntu, então nesta tela você pode separar onde o sistema instala cada pasta de arquivos. crie uma partição com 512 Mb ou 1 GB como preferir para SWAP e outra com 50 GB ou menos para os arquivos do sistema (/) e o restante para sua pasta pessoal (/home).

dê uma olhada neste tutorial, acho que irá ajudar! está bem explicado!

http://www.linuxparatodos.com.br/artigos/particionamento-manual-no-ubuntu

Esqueci de lhe perguntar, tu não tem Dual boot com outro sitema nesta máquina certo?

macabu

Mas é claro!
Lembrei disto, ele pede pra especificar a partição e eu pus uma swap com 2GB e uma ext4 com o diretório /
Aí então só criar uma com /home e pronto?!
Adicionei aos fav :DDDD

Obrigadíssimo ;)

Lucimgr

exatamente!
ai quando você for formatar novamente você só apaga o ext4 onde montou o diretório /
o que vc montou o /home não formata!

apenas lembre-se de montar novamente o /home no mesmo lugar e certificar-se que a opção de formatar esteja desmarcada pra vc não perder todos os dados!
xD

BrunoPT

Citação de: macabu online 01 de Outubro de 2010, 19:44
Ah sim, agora entendi do kernel..
Eu uso x32
E o som creio que seja só comigo y.y

32 bits (x86)
64 bits (x64)

macabu

Lucimgr
Sim, correto, obrigado :)

BrunoPT