Problemas sucessivos com instalação de Ubuntu

Iniciado por taunus, 19 de Setembro de 2010, 11:37

tópico anterior - próximo tópico

taunus

Caros amigos
Ando desilududo com a instalação do Ubuntu. Forma problemas a mais e depois de 48 horas a tentar resolver diversas questões tenho de recorrer neste momento à vossa ajuda.
Então aqui vão os problemas que tive:
1- Tento instalar o ubuntu por cd, mas não consigo. A instalação prende numa tela negra logo após o aparecimento do logo UBUNTU no centro da tela. Repito uma e outra vez mas acontece sempre a mesma coisa. Desconfio do drive de dvd, pois já está "cansado", e já me falhou algumas vezes com um erro de I/O
2- Passo a instalação por pen usb. Activo na bios do micro o arranque por suporte amovível. Não me parece funcionar, não detecta a pen. Começo a desesperar.
3- Passo para uma medida mais radical. Toca a sacar o drive dvd do portátil da minha mulher. Milagre... o drive é compatível. Agora é que vai ser, toca a instalar ubuntu por cd.
4- Coloco o cd e começa a instalação. Horror, pára na mesma tela negra logo após o logo UBUNTU. Mas afinal que praga é esta??
5- Começo a desistir do 10.04.01 e passo para um cd que a canonical me enviou da versão 9.04.01. Nem pensar, surge o mesmo problema, tela negra após o início.

taunus

6- Pesquiso na net e descubro um problema qualquer relacionado com um problema com o sis da placa grafica, mas depois a solução é fazer F6 no menu do Ububtu e fazer noapic... mas eu nem ao menu chego :'(
7- Desisto, toca a passar para o 8.04, pois este sei que funciona, já esteve em tempos instalado.
8- Corre tudo bem, já com o 8.04 toca a fazer upgrade para o 10.04. Completa a instalação e quando vai reiniciar... novamente tela negra. Desisto
9- Instalo novamente 8.04 e faço as actualizações de segurança. Quando reinicio, meu Deus, novo erro

10- Que faço agora??? Me ajudem

Kriptolix

passe a configuraçao da sua maquina, mas em geral o stop nessa parte da instalaçao é problema com video (deixa eu adivinhar, teu chipset é sis via ne?). ainda nao tinha visto esse erro, o que aconteceu, so nao atualizou? atualizou e deu erro mas ficou funcionando? nao funcionou mais? de mais detalhes por favor.
Ubuntu Linux 10.10

taunus

O sistema actualizou normalmente, fez a todas a actualizações direito, no final reiniciou e foi até à tela do usuario e depois da password e aí fez isso

homerobono

Também sofri com essa praga!

Veja se resolve pra você:

1- De o boot pelo liveCD;

2- Pressione F6 e marque 'nolapic' e 'nomodeset';

3- Antes de iniciar, selecione a opção 'Testar Ubuntu sem instalar' e digite na linha de código (depois de quiet e splash:):

i915modeset=0 xforcevesa

4- Inicie o Ubuntu normalmente.

Daí vc instala o Ubuntu pelo ícone na área de trabalho.

taunus

Citação de: homerobono online 19 de Setembro de 2010, 23:16

2- Pressione F6 e marque 'nolapic' e 'nomodeset';

Desculpe, mas como sou iniciado nestas andanças agradecia que fosse mais específico:

Em que parte do boot faço F6, logo que inicio o boot ou numa fase mais avançada? Não esquecer que quando faço boot pelo livecd só tenho tempo para ver um ícone no fundo da tela, mostrando que está a efectuar leitura do cd (acho) e depois umas vezes aparece Ubuntu no centro da tela e outras vezes nem por isso.

Citação de: homerobono online 19 de Setembro de 2010, 23:16

3- Antes de iniciar, selecione a opção 'Testar Ubuntu sem instalar' e digite na linha de código (depois de quiet e splash:):

i915modeset=0 xforcevesa

Tenho de travar a execução dos comandos ou tenho tempo para inserir essa linha de código? Isso é tipo o boot com linha de comandos do windows?
Quiet e splash são execuções que verifico na linha de comando?

Obrigado

homerobono

CitarAgradeço a vossa ajuda, e informo que já resolvi o problema com a dica do nosso camarada homerobono  Piscada

Já agora, e como gosto de saber aquilo que faço, afinal o que significa este problema? Quais são as consequências de activar aquelas opções no menu do Ubuntu? Posso gerar algum problema noutro lado um dia mais tarde?

Obrigado

A mensagem acima é sua noutro tópico. Já que resolveu o problema, 'finalize' o tópico indicando a solução e adicionando "resolvido" ao título.

Abraço!

fchevitarese

No meu notebook acontecia a mesma coisa, até que recebi por comentário em meu blog que deveria se passar o parametro irq=pool na hora de inicializar pelo cd...

Depois disto, tudo funcionou... Tudo mesmo! ;)

Inté!! E finalize o tópico se já resolveu! xD
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com