Configurar Placa RaLink RT2561ST

Iniciado por helenomauro, 27 de Setembro de 2010, 23:30

tópico anterior - próximo tópico

helenomauro

Ola!
Instalei o Ubuntu 10.04.1 e me parece que ele já reconheceu o driver pois já me mostra as opções de conexões wireless no ícone da parte de cima. Mas eu não consigo navegar na internet.

Entrei nas configurações da conexão sem fio e configurei com ip, máscara, gateway e DNS mas pelo que eu li parece que o driver tem que ser atualizado, então eu baixei essa versão 2010_0825_RT61_Linux_STA_v1.1.2.6.tar no site da RaLink.
Então para compilar esse novo driver peguei esse procedimento na internet:

[ root@centos Downloads ]# tar xvjf 2009_0123_RT61_Linux_STA_v1.1.2.3.tar.bz2 -C /usr/src/.
[ root@centos Downloads ]# cd /usr/src/2009_0123_RT61_Linux_STA_v1.1.2.3/Module
[ root@centos Module ]# cp -f Makefile.6 Makefile
[ root@centos Module ]# make all
[ root@centos Module ]# make install
[ root@centos Module ]# mkdir -p /etc/Wireless/RT61STA
[ root@centos Module ]# cp *.bin /etc/Wireless/RT61STA/
[ root@centos Module ]# dos2unix rt61sta.dat
[ root@centos Module ]# cp rt61sta.dat /etc/Wireless/RT61STA/
[ root@centos Module ]# rmmod rt61pci
[ root@centos Module ]# modprobe rt61

Mas na linha # make all como root (sudo -s) me aparece o seguinte erro:

modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.32-24-generic'
make[1]: *** Sem regra para processar o alvo `de'.  Pare.
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.32-24-generic'
make: ** [all] Erro 2

Não sei ao certo o que se trata, se é erro de permissão ou se preciso de alguma configuração além para que navegar na internet.

Eu simplesmente instalei o ubuntu e no primeiro acesso fiz esses testes, tenho que instalar algum pacote?

Se alguém puder me auxiliar nessa configuração, fico aguardando retorno.

Vlw!

Mauro H de Freitas Jr | Graduando em Ciência da Computação | UNIFOR/MG

Linux for human beings ;)

zeroday

Olá colega tenta compilar sem o sudo , acho que vai dar certo.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

helenomauro

Entao, eu fiz o mesmo teste e deram erros de permissão.

Mas o que eu pude notar foi que a instalação do Ubuntu já instalou o drive e conseguiu fazer leitura das conexões. Mas era preciso configurar o ipv4 da rede e acho que isso eu não consegui fazer direito.

Eu clico na minha conexão e coloco manual certo?

vo tentar configurar denovo.

helenomauro

Tentei todas as formas de permissão para compilar e não consigo sair desse erro em make all:

modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.32-24-generic'
make[1]: *** Sem regra para processar o alvo `de'.  Pare.
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.32-24-generic'
make: ** [all] Erro 2

Alguem sabe me explicar oque se trata isso? Ja dei sudo chmod 775 para todas pastas que travaram.

vlw!

zeroday

Opa Heleno vc sabe dizer se tem mais de um Makefile neste diretorio?
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

swatquest

chegou a instalar os pacotes para poder compilar
   $ sudo apt-get install linux-headers build-essential

$ sudo apt-get install linux-source linux-source-2.6.28

http://guevara2012.wordpress.com/2008/04/09/instalando-e-configurando-placas-com-chipset-rt61-no-ubuntu-9-04/

helenomauro

Ae galera!
Seguinte, depois de milhares de testes insuficientes eu entrei pelo live cd e testei uma configuraçao somente da rede pra ver se poderia ter sido isso antes. Acreditem! Eu estava configurando a rede errado, é o que me parece. Consegui pelo live cd fazer navegar pela internet até que enfim!

Só que no meu sistema eu deletei o driver, se não me engano com os seguintes comandos:

sudo -s
   # echo 'blacklist rt61pci' >> /etc/modprobe.d/blacklist
   # modprobe --remove rt61pci

Agora preciso voltar o driver que foi instalado na instalação do ubuntu que por ele mesmo funciona consigo agora fazer "funfa".

Alguem sabe como faço para retornar as milhares de ações fracassadas que tentei? Ou retorno as ações ou reinstalo o drive que vem na instalação pelo cd sei la...Alguma dica para isso? Acho que agora resolvendo isso paro de amolar todos heheh

vlw!

zekkerj

Heleno, você tem certeza de que sua placa não funciona mesmo com o driver nativo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

helenomauro

Voce nao entendeu, ela funciona com o nativo so que eu deletei antes de tentar instalar o driver do site.

Agora não aparece nenhuma rede mais.

Como faço para voltar o driver nativo? Restaurar o driver pelo live-cd por exemplo. Como faço isso?

zekkerj

Não, você não removeu o módulo, apenas bloqueou-o. Edite o arquivo "/etc/modprobe.d/blacklist.conf"  e apague a linha "blacklist rt61pci" que você adicionou, lá em cima. Reinicie a máquina e o módulo vai voltar a carregar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

helenomauro

Resolvido!

Entrei pelo live-cd e notei que era somente erro de configuração de rede, voltei à instalação, retirei a placa do blacklist e refiz as configurações da placa de rede. Agora to navegando normal na internet.

So pra constar, minha placa é uma Ralink RT2561ST e o Ubuntu 10.04.1 instala ela sem problemas nos drivers nativos.

Agradeço a atençao de todos!

Até!  :D