[Resolvido] Permissão ficheiros em Partilha Samba

Iniciado por pedroazenham, 28 de Setembro de 2010, 08:17

tópico anterior - próximo tópico

pedroazenham

Olá a todos,

Tenho 2 computadores (PC1 e PC2) com o Ubuntu 10.04 instalados e ligados em rede, como tenho necessidade de ligar um PC portátil com Windows, utilizei o Samba para fazer a partilha de ficheiros.

Então no PC1 criei a pasta Mercus da seguinte forma:

sudo mkdir /home/carla/Mercus
sudo chmod 777 /home/carla/Mercus
sudo cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf_backup
sudo gedit /etc/samba/smb.conf

No Samba criei a partilha da seguinte forma:

security = share (porque não necessito de autenticação para acederem á pasta)

[Mercus]
 comment = Mercus 2010
 path = /home/carla/Mercus
 public = yes
 writable = yes
 create mask = 0777
 directory mask = 0777
 force user = nobody
 force group = nogroup

Necessito que em qualquer pc que se ligue á rede seja possível editar os ficheiros da pasta Mercus no PC1, mas não é o que acontece.
Se crio um ficheiro com o PC2 na Pasta Mercus, o utilizador do PC1 só o consegue abrir para leitura.

Necessitava que sempre que um utilizador cria um ficheiro este fique com permissão de leitura e escrita para todos os utilizadores.!!!

Agradeço toda a informação que me possam fornecer para tentar resolver este problema que já persiste á bastante tempo.

Obrigado a todos

JFMMão de Ferro

Citação de: pedroazenham online 28 de Setembro de 2010, 08:17
Olá a todos,

Tenho 2 computadores (PC1 e PC2) com o Ubuntu 10.04 instalados e ligados em rede, como tenho necessidade de ligar um PC portátil com Windows, utilizei o Samba para fazer a partilha de ficheiros.

Então no PC1 criei a pasta Mercus da seguinte forma:

sudo mkdir /home/carla/Mercus
sudo chmod 777 /home/carla/Mercus
sudo cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf_backup
sudo gedit /etc/samba/smb.conf

No Samba criei a partilha da seguinte forma:

security = share (porque não necessito de autenticação para acederem á pasta)

[Mercus]
  comment = Mercus 2010
  path = /home/carla/Mercus
  public = yes
  writable = yes
  create mask = 0777
  directory mask = 0777
  force user = nobody
  force group = nogroup

Necessito que em qualquer pc que se ligue á rede seja possível editar os ficheiros da pasta Mercus no PC1, mas não é o que acontece.
Se crio um ficheiro com o PC2 na Pasta Mercus, o utilizador do PC1 só o consegue abrir para leitura.

Necessitava que sempre que um utilizador cria um ficheiro este fique com permissão de leitura e escrita para todos os utilizadores.!!!

Agradeço toda a informação que me possam fornecer para tentar resolver este problema que já persiste á bastante tempo.

Obrigado a todos

Caro colega consulte esta informação do nosso colega pintinho

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30031.0.html#lastPost

Espero que ajude

João Fernando Machado Mão de Ferro

pedroazenham

Caro João,

Obrigado pela ajuda, o Link que deu tem informação muito interessante e útil.

O que eu pretendia era mudar as permissões  das subpastas e arquivos contidos na pasta Mercus, para permitir que outros usuários possam alterar esses arquivos e subpastas. Consegui resolver o problema da seguinte forma:

Na pasta /home/carla digitei os seguintes comandos
$ sudo find Mercus -type d -exec chmod -R 777 {} \;
$ sudo find Mercus -type f -exec chmod -R 666 {} \;

Agora na pasta Mercus se fizer ls -l, posso verificar que as permissões dos ficheiros e pastas estão alterados para leitura e escrita.

Obrigada a todos e espero que esta informação que aqui fica possa ser útil para mais alguém.