Chamadas ao Sistema

Iniciado por miguel_eneas, 16 de Setembro de 2010, 19:51

tópico anterior - próximo tópico

miguel_eneas

Por favor ajudem.

Alguem conhece alguma chamada do sistema que trabalhe
com o gerenciamento de memoria para multiprocessadores ?

bred81

a biblioteca pthreads pra c não faz isso?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

zekkerj

Citação de: miguel_eneas online 16 de Setembro de 2010, 19:51
Por favor ajudem.

Alguem conhece alguma chamada do sistema que trabalhe
com o gerenciamento de memoria para multiprocessadores ?
E aí miguel, belê?

Cara, com o kernel smp, presente na esmagadora maioria das distribuições recentes, o gerenciamento de memória deveria ser transparente. Dá pra dar mais detalhes sobre o que vc quer fazer?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

miguel_eneas

beleza amigo,

e o seguinte, quero poder dividir um processo em mais de um processador,
ou seja, seja um processo pronto para ser executado, pode ter a opção de
dividir ele em mais de um processador, ou deixar ele executar em apenas
um, para poder depois medir questoes como tempo, memoria entre outros!!

melhoro?

bred81

Citação de: miguel_eneas online 17 de Setembro de 2010, 22:29
beleza amigo,

e o seguinte, quero poder dividir um processo em mais de um processador,
ou seja, seja um processo pronto para ser executado, pode ter a opção de
dividir ele em mais de um processador, ou deixar ele executar em apenas
um, para poder depois medir questoes como tempo, memoria entre outros!!

melhoro?

Como eu disse, crie threads.
O negócio é que não sei como o unix se comporta com a questão de escalonamento, isso vai te exigir um pouco mais de conhecimento.
Indico a leitura do livro "Sistemas Operacionais" do Tenembaum (acho que o nome é esse).

zekkerj

O livro de Sistemas Operacionais do Stallings é melhor que o do Tanenbaum (pelo menos, era).

Abrindo um parênteses rápido pra um desabafo... nunca empreste livros, nem pro seu melhor amigo. Eles não voltam. :-[

Acho que criar as threads não vai bastar pra ter o controle que nosso amigo espera. Como eu disse, o kernel SMP trata isso de maneira transparente pro usuário. Mas existem vários patches pro kernel pra mudar a forma como o scheduler trabalha. Se não me engano, quem estava por dentro disso é (ou era) o Hqxriven, do projeto do Kernel Omnislash.

Vc também deve encontrar ajuda na lista de desenvolvimento do kernel. Ah, se seu objetivo é acadêmico, sugiro que vc se informe sobre o projeto Tropix, da UFRJ (ainda existe? tanto tempo que não vejo sobre ele...)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

bred81

Citação de: zekkerj online 18 de Setembro de 2010, 03:45
O livro de Sistemas Operacionais do Stallings é melhor que o do Tanenbaum (pelo menos, era).

Abrindo um parênteses rápido pra um desabafo... nunca empreste livros, nem pro seu melhor amigo. Eles não voltam. :-[

Acho que criar as threads não vai bastar pra ter o controle que nosso amigo espera. Como eu disse, o kernel SMP trata isso de maneira transparente pro usuário. Mas existem vários patches pro kernel pra mudar a forma como o scheduler trabalha. Se não me engano, quem estava por dentro disso é (ou era) o Hqxriven, do projeto do Kernel Omnislash.

Vc também deve encontrar ajuda na lista de desenvolvimento do kernel. Ah, se seu objetivo é acadêmico, sugiro que vc se informe sobre o projeto Tropix, da UFRJ (ainda existe? tanto tempo que não vejo sobre ele...)
Sobre os livros, empreste sim, pra mim!
Eu tenho um de cálculo 2 e um de estrutura de dados que eu não sei quem me emprestou.
:)

Eu não conheço o projeto Tropix e também desconhecia que omnislash fazia isso...

miguel_eneas

É justamente para a disciplina de sistemas operacionais !!!!

o livro serve somente para entendimento teórico.

mas deu certo, em c tem uma biblioteca somente para chamadas ao
sistema e a :                            

#include <syscall.h>
#include <unistd.h>

essas duas resolvem !!!
valeu galera.