Servidor de Aplicações

Iniciado por FLA, 17 de Setembro de 2010, 12:38

tópico anterior - próximo tópico

FLA

Olá pessoal, é a minha primeira mensagem aqui no fórum. Assim, desculpem qualquer erro.

1. Histórico: Trabalho em um pequeno escritório de contabilidade que funciona com Win 2003 Server e 07 máquinas (na modelagem terminal burro - Terminal Service do Windows) que acessam o servidor, rodando no servidor, internet, leitor de e-mail, Word, Excel, uns programas que rodam o Acess e outros que foram criados para Windows, nada muito pesado. Além disso, os donos (são dois) acessam o servidor de fora do escritório (internet) pela área de trabalho remota (o servidor tem o "No IP"). O servidor trabalha 24 x 7;
2. O Problema: O Win2003 server foi comprado na condição de OEM, quando o servidor (em verdade servedesk ou deskserver) foi comprado e, agora, está dando muito problema, tendo o técnico feito algumas gambiarras para manter o funcionamento (temos backup de tudo), sendo certo que tera que ser trocada a máquina. Como os donos são muito chatos (não abrem mão de licenças e tal´s, o que, na minha opinião está certo) e, considerando que conheci o Ubuntu há cerca de 06 (seis) meses, estou tentando vender o peixe de ao invés de comprar nova máquina com outro OEM Win Server, que se compre a máquina e instale um servidor Linux (preferencialmente Ubuntu).
3. As Dúvidas: A suite de escritório não teria muitos problemas, eis que, já apresentei aos donos o OppenOffice. Porém, a maior pedreira que estou enfrentando é ter pouquíssimo conhecimento de linux (a maioria das coisas que sei foi lendo tutoriais e artigos na internet e mexendo no meu Ubuntu em casa), e saber com certeza se a atual formatação que o escritório tem pode ser implementada sem maiores crises no Ubuntu Server ? E se há tutorial para ajudar (muito) nesta instalação ?

Peço esta ajuda aos especialistas do fórum, pois, a vontade dos donos é manter o Windows e eu estou forçando a barra em Linux, pois, sei das vantagens deste sistema.

Agradeço a ajuda.
[]´s
Fernando


zekkerj

Citar...uns programas que rodam o Acess e outros que foram criados para Windows...
Eu diria que esse é o seu maior problema. É complicado garantir o funcionamento de programas customizados, principalmente os baseados em Access (é uma forma educada de dizer que isso não funciona direito nem no próprio windows, que dirá no Linux com Wine...).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

irtigor

Você vai ter problemas com as coisas "win-only", monte um máquina teste para verificar até onde chega.

FLA

@irtigor e @zekkerj,

Os tais programas customizados, não são tantos, e, por teste (aprendendo e fazendo) rodeio-os, em casa, pelo wine, porque, realmente não são "altamente sofisticados", usando, arquivos mdb, por exemplo.

A questão é que preciso ter certeza do funcionamento da "modelagem" similar ao que funciona hoje e, após tal funcionamento, no futuro, posso até sugerir a troca dos aplicativos para versões linux (pagas ou free).

Até porque, neste caso, "estou caçando no mato com espingarda de um tiro", se conseguir a certeza do funcionamento (com a ajuda de vcs e leitura de tutoriais etc), posso sugerir a mudança do SO (Win 2003 Srv x Servidor Linux). Caso contrário, fica-se no Win 2003 Srv., que é a preferência dos donos (até por um certo comodismo, já viram funcionar, está funcionando há alguns anos etc..).

O que mais escuto é que "... ser de graça é relativo, se der pau veja o custo do técnico...." ou ainda, "...no windows está tudo funcionando, se der problema o vizinho vem aqui e corrige e no linux, vai ser f@da..." e, ".... com o windows nós ligamos para o suporte e eles que se virem... no linux não tem isso...". Porém, sei que não é bem assim.


Grato.
Fernando

Tota

Citação de: FLA online 17 de Setembro de 2010, 14:49
O que mais escuto é que "... ser de graça é relativo, se der pau veja o custo do técnico...." ou ainda, "...no windows está tudo funcionando, se der problema o vizinho vem aqui e corrige e no linux, vai ser f@da..." e, ".... com o windows nós ligamos para o suporte e eles que se virem... no linux não tem isso...". Porém, sei que não é bem assim.

Compare os preços do suporte pago.

Contate a Canonical ( tem escritorio no Brasil ) e Contate a Microsoft.

Faça a pesquisa de preços do suporte baseado em um contrato de dois a tres anos.

Não tenho idéia de quanto custe, mas ligue para eles para ver.

A meu ver da situação, o problema maior seria haver bancos de dados antigos que rodam no server 2003 ( clipper, foxpro, etc ), migrar isto para o GNU/Linux pode ser osso sem o conhecimento necessário.

Faça uma simulação do ambiente no VirtualBox, coloque o Linux lá, rode todos os aplicativos do Server2003 nele e veja o que "pega".

Procure um equivalente para o pinguim.

Se tudo rodar direito, apresente o resultado e o custo do suporte. Deixe que os donos tomem a decisão.

Como tudo na vida, se der certo voce não fez mais nada que sua obrigação, se der errado a culpa é sempre sua. Tire o seu da reta.

Boa sorte aí

[]'s

irtigor

O Tota está certo, dê uma olhada no serviço da canonical, se o chefe falar algo como "Há, mas se é pra pagar pra que linux?" você pode argumentar que é só na transição (suporte por um ano ou dois pra garantir), ai desde que exista pessoal qualificado vocês podem abrir mão de uma renovação.

Mas se for pra "meter o peito" dá uma olhada em ltsp, no edubuntu já vem configurado (só usaria pra testes).