Alguém já conseguiu rodar Adobe Cs5?

Iniciado por martin_riggs, 12 de Setembro de 2010, 14:49

tópico anterior - próximo tópico

martin_riggs

Pessoal,

Hoje utilizo o W7 e o Ubuntu em meu notebook, sempre digo que não migrei totalmente por conta do pacote Adobe, que para mim é super importante.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu rodar CS4 ou CS5 no Ubuntu sem dificuldades, pois se for possível eu migrarei de uma vez.

Abraços!

Falco90

O CS4 da para instalar pelo PlayOnLinux, mas eu nunca testei para ver se fica bom.

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

martin_riggs

O GIMP eu sei usar de boa, o problema é o DreamWeaver, pois me viciei nele, e tem o Flash tambem, se tivesse algum similar eu usaria uma boa. O problema é que nunca achei nada parecido.

Se tiverem alguma dica para que eu possa testar agradeço.

rjbgbo

p/ o dreamweaver, li sobre esse - http://ubuntued.info/aptana-o-substituto-do-dreamweaver-para-linux
p/ o flash complica, no máximo o que sei é a possibilidade dos arquivos .svg substituirem o flash; sei que eles terão participação forte no html5
agora, colega, se vc for tão dependente assim, ñ é melhor vc refletir melhor sobre migrar p/ o linux? esse negócio de programa rodar emulado p/ mim ñ cola, perde performance...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

irtigor

Vai depender do seu uso.

Editor wysiwyg -> cai fora, o mais próximo que existe é o kompozer. É melhor aprender a escrever html de verdade, o resultado obtido é melhor.

Flash -> se for pra web você simplesmente deixa de usar. Em outros casos você pode editar *manualmente* http://crocidb.com/blog/2010/02/criando-flash-games-no-linux/
mas se o uso for "pesado" é melhor voltar para o windows.

Blau_Araujo

Citação de: martin_riggs online 12 de Setembro de 2010, 14:57
O GIMP eu sei usar de boa, o problema é o DreamWeaver, pois me viciei nele, e tem o Flash tambem, se tivesse algum similar eu usaria uma boa. O problema é que nunca achei nada parecido.

Se tiverem alguma dica para que eu possa testar agradeço.

Cara, você está a um passo de ter a liberdade para escolher a sua plataforma! Pelo que vi, você é exatamente o tipo de usuário que poderia estar muito bem servido com SL.

Sobre a sua pergunta original, a versão mais recente do Photoshop que roda no wine de forma aceitável se você tiver uma boa máquina, é a CS2. Só toma cuidado com os atalhos envolvendo a tecla "Alt", que no Linux é geralmente destinada ao gerenciador de janelas. Mas aí vem a questão básica: será mesmo que você precisa do Photoshop? Numa transição, talvez, só até aprender o que há de novo e livre, mas no geral eu aposto que não. Não é por você, mas é que muito pouca gente que diz precisar dele realmente precisa. Tenta conhecer o Gimp 2.7 (não é o que vem nos repositórios originais do Ubuntu, não). No Google vc acha um monte de tutoriais ensinando a instalar e, pelo menos aqui, está show de bola!

Sobre o Flash, ele é meio insubstituível e, na esperança de que você tenha o produto legalmente licenciado, pode instalar direto pelo wine a versão 8 que roda de forma totalmente aceitável dependendo do seu hardware.

Já o Dw, que também instala sem problemas a versão 8 pelo wine, aí eu já acho bobagem, mesmo (e principalmente) para iniciantes. Não tem vantagem nenhuma nem mesmo no Windows. Você pode experimentar IDE's como: Aptana Studio, JEdit, NetBeans, etc... Mas, na minha opinião profissional, nada como a agilidade simples de um bom editor como o Geany. Se você não tem as linguagens na cabeça, mais um motivo para deixar o Dw de lado, bem como os WYSIWYG em geral! Visualizar o que você faz é com navegador, e no Ubuntu dá pra rodar Chrome, Firefox, Safari, Opera e IE7 sem nenhum problema.

Não gosto de ser autoreferente, mas dá uma olhada neste artigo: http://desenlivre.wordpress.com/2010/09/06/o-cinto-de-utilidades-do-web-designer/

Leia também, se é que já não fez, o tópico daqui do forum citado pelo rjbgbo...

Abração!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP