Nascendo no Linux

Iniciado por ander_costa, 11 de Setembro de 2010, 09:33

tópico anterior - próximo tópico

ander_costa

Bom dia galera....

sempre usei a microsoft e ainda uso, em 2 laps, e um 1 desk.

sempre usei também o windows em um Asus eee-PC 701 (4Gb de ssd + 16GB de sd / 1Ghz / 1Gb de Ram), mas cansei da lentidão do XP nesse pequeno Netbook.

pesquisei bastante sobre o Linux, e preferi instalar o Ubuntu 10.04.

gostei bastante da interface grafica e da velocidade do Netbook

Tenho 1 duvida: No windows XP nesse Netbook usava a resolução 800x480, e não consegui colocar essa resolução no Linux Ubuntu 10.04
alguem tem alguma dica? (procurei no forum e não achei nada sobre isso).

Outra coisa, Valeu a pena instalar a versão eeeBuntu EB 4 beta ou eeeBuntu 3.0 (NBR)

Obrigado!!

zeroday

Olá amigo vc está com o driver da placa de video para o ubuntu instalado?
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Tota

Citação de: ander_costa online 11 de Setembro de 2010, 09:33
...Tenho 1 duvida: No windows XP nesse Netbook usava a resolução 800x480, e não consegui colocar essa resolução no Linux Ubuntu 10.04

Ola,

Muito estranho, pois o Asus EeePc 701 aceita nativamente 800X480 no linux.

Eu tenho aqui instalado e a resolução é esta mesma.

Verifique em => preferencias => monitores

Vá depois em => aparência

e selecione => Fontes

Em fontes, modifique todos os tamanhos para tamanho 8, deixe apenas fontes de documentos como 10 para não cansar a vista.

Depois na aba detalhes escolha => suavização => subpixel (LCD)

e em => Hinting => Completo

voce podera observar que não cabe na tela esta aba toda, moca a mesma com <alt>+<botão direito do mouse> para ela se mover e voce poder escolher fechar.

Algumas telas do Gnome não cabem na pequena tela de 7" da maquina, então o uso do atalho <alt>+<botão direito do mouse> é importante pois o problema é do Gnome, não do Ubuuntu.

Se deseja um Ubuntu melhor para a tela minuscula, instale o Ubuntu para netbooks, com uma interface adaptada para 7"

Se quiser fazer um "tunning", desabilite o fundo de tela da inicialização, edite o grub para iniciar o sistema em zero segundos, e remova todos os processos inuteis para você em => aplicativos de sessão

Exemplo do meu:

Removi=>

Area de trabalho remota
Assistência visual
Compartilhamento de arquivos pessoais
Gerenciador bluetooth
Gnome Login Sound
Notificador de alarme do evolution
Ubuntu One
Verificar por novos drivers

Com isto o tempo de boot baixa para uns 20 segundos e desligar em uns 8 segundos

Querendo mais velocidade aí só compilando o kernel mesmo.

Finalmente instale pelo gerenciador synaptic o compiz-config-manager e habilite os efeitos especiais pois nossa placa de video suporta bem estes efeitos.

Compre um cartão SDHC de uns 16 gigas ( é caro ) mas voce pode colocar seus arquivos lá e ficar com uma maquininha bala.

Pode até numa formatação futura, escolher este SDHC como sua partição /home e com isto criar um sistema de proteção para sua maquina, ao transportar pelas ruas, remova o cartão, em caso de roubo seus dados estão no cartão, nada na maquina, deixando os 4 Gigas do ssd para seus programas.

[]'s

Ivanaldo

Olá a todos tenho um sonho de entrar no mundo Linux e sou fã do Ubuntu, tenho um eepc asus 4G com espaço de 4G para sistema mais 8G para aramazenamento 2G de memória RAM e masi um SD o qual coloquei a instalação do Net Ubuntu 10.04 com o instalador  que veio na Iso e tudo ocorre muito bem até o momento de dar as opções de instalação porém ele para por aí é como e a função enter estivesse desabilitada e não sei como prosseguir.

Obrigado
Dividir o conhecimento é mutiplicar a sabedoria e subtrair as diferenças somando as forças para se chegar a unidade verdadeira.

zeroday

Ola Ivananaldo ,

Não é emitido nenhuma mensagem de erro? Simplesmente trava? Seja mais específico.

Ate mais.

Ivanaldo

É exatamente isso ele abre a tela de instalação normalmente me oferece a opção e inicia uma contagem de cinco segundos para execução sem a instalação na parte inferior da tela e fica repetindo este tempo indefinidamente até que eu altere para as demais opções e se eu escolho instalar ele não ceita o enter a partir do USB e se for pelo CD-ROM ele até faz piscar o led do mesmo por pouquíssimo tempo e depois fica parado como se nenhum comando tivesse sido dado mas eu consigo entrar nas outras opções de F1 a F9 bem como numa tela tipo DOS
mas eu não sei os comando para forçar uma instalação por linha de comando
Dividir o conhecimento é mutiplicar a sabedoria e subtrair as diferenças somando as forças para se chegar a unidade verdadeira.

zeroday

A mídia foi gravada corretamente com uma velocidade de gravação baixa?

Ate mais.

Ivanaldo

A mídia está perfeita inclusive cheguei a testar no meu Desktop e funcionou perfeitamente, o que acontece é o seguinte tentei tanto com o CD bem como com o cartão SD e em ambos os modos ele inicia a tele de instalação porém ficar repetindo o ciclo regressivo de cinco segundos e nunca dá a partida e se eu forço a instalação é com se ele não aceitasse o enter no entanto se entrar em configurações pelo comando de função de F1 a F9 ele aceita tanto enter como esc. infelizmente eu não sei como forçar a instalação por linha de comando mas tenho acesso a tele onde tem o prompt boot