Win XP e Ubuntu em HD´s diferentes.

Iniciado por niv_pei, 05 de Setembro de 2010, 21:00

tópico anterior - próximo tópico

niv_pei

Tenho dois HD´s no meu PC, quero manter um com XP - como está atualmente e instalar o Ubuntu noutro hd. Como poderei dar o boot escolhendo o hd?

Tota

Não existe nenhum problema em fazer isto.

Basta apenas planejar como voce vai desejar fazer o boot.

Durante a instalação se escolher gravar o Grub ( bootloader ) do Linux no primeiro disco master ( o popular c: ) a MBR será sobrescrita pelo Grub, ou seja, se desejar no futuro reinstalar o Windows, perderá o boot do Linux ( nada que não seja facil de consertar )

Se desejar manter o Windows intocado, escolha instalar o Grub no segundo disco ( o seu d: ), porém assim terá que teclar F8 ou o equivalente em sua Bios para escolher por qual HD dar o boot.

Lembre que no GNU/Linux o nome das partições é diferente:

c: => sda1 ( Master 1 )
d: => sda2 ( Slave 1 )
e: => sdb1 ( Master 2)
f: => sdb2 ( Slave 2 )

Se deseja fazer a coisa bem direitinho, use o Ubuntu como Live cd por uns dois meses antes de fazer a instalação.

Com isto terá tempo de pesquisar aqui no forum e em outros, para ver qual forma de instalar se adapta melhor as suas necessidades

E faça back up de seus dados sempre! Antes de instalar qualquer sistema operacional principalmente.

Lembre que as leis de Murphy nunca foram revogadas....

[]'s

niv_pei

Valeu Tota, mais uma vez. Vou continuar com live CD por mais um tempo, mas com certeza vou dar um adeus à "janela"...rsss