qjackctl/qsynth/rosegarden-sem som

Iniciado por mmc, 18 de Agosto de 2010, 19:14

tópico anterior - próximo tópico

mmc

Oi
Em um macbook branco com o OS X 10.4, uso VBOX para emular o Ubuntu 10.04. Fiz um upgrade para o Ubuntu Studio e instalei varios programas (segui varias orientacoes entre elas a do site Ubuntu Studio Preparation). Porem o que mais me interessa no momento - RoseGarden, nao funciona. Consigo iniciar os tres programas (Qjackctl/Qsynth/RG) e ao clicar o play no RG o QS pisca a luz verde como se estivesse recebendo o sinal do RG mas nao tem som.
Quando dou o boot no Ubuntu o som e acionado, significa que o sist. acessa a placa on board do macbook sem problemas, nao e isso ? Mas a partir dos progamas mencionados nada acontece.
Resolvi varios problemas na instalacao e configuracao do Jack e agora as mensagem nao acusam mais nenhum erro. Parece que entre os programas e o sist. as configuracoes estao certas mas o som nao chega na placa.
Alguem sabe como resolver o problema ?
Obrigado
Marcelo

Becker

Não me parece problema na placa de som.
Você experimentou tocar qualquer música com um player, só para escutar o som funcionar?

Você é experiente no Rosegarden?
No Rosegarden tem que configurar os instrumentos por track.
Abra alguns dos exemplos dos projetos do rosegarden, um deles deve fazer o som funcionar.
Mas não todos, pois requer configuração no próprio rosegarden.
O Rosegarden tem um sistema interno que dá para abrir soundfonts sem usar o qsynt.
Pena que no momento não estou no Linux, para te dizer os nomes corretos.
Mas tem a haver com Studio e midi e sintetizadores, que devem ser selecionados por track.

mmc

Oi Becker
Primeiro, obrigado pela resposta, depois desculpe a demora (embora a sua epigrafe tenha me estimulado).
Sim eu nao tenho experiencia no RG, mas o problema era o Jack. Como por enquanto nao preciso de tempo-real, tentei o QSynth com o RG sem o Jack, consegui.
Para quem, que também nao faz questao de tempo-real, aqui vai uma dica:
1- Terminal - qsynth
O QS vai reclamar porque vem configurado para o Jack. No setup em audio escolha:
2 - audio driver - alsa
3 - soundfonts - aponte o caminho onde estao as suas sf (open)
4 - OK.
O problema para quem tem o Jack instalado, e que o QS o ativa logo na sua inicializacao. Ai vem uma mensagem de erro.
Entao abra uma nova janela para o Terminal e:
5 - sudo killall -s9 jackd
Volte ao QS e Start. Dai pra frente, abra o RG e ...   ;D
O unico problema que resta - nao consigo salvar a configuracao no QS e toda vez que retorno a ele tenho que fazer tudo de novo.

tchau

Marcelo