Dicas Ubuntu

Iniciado por radissonc, 27 de Agosto de 2010, 22:33

tópico anterior - próximo tópico

radissonc

Essas dicas referem-se aos equipamentos abaixo:

impressora Samsung ML1610
desktop Positivo Quad Core 2gb Ram 250hd
notebook STI Infinity is-1522 2gb Ram 120hd
camera digital Kodak M340
webcam genérica
home theather genérico (recebido da revista Época)
roteador Dlink DI-524
modem ADSL Dlink 500B

Gostaria em primeiro lugar de esclarecer que a forma que configurei o meu equipamento, é a mais cômoda para mim, não quer dizer que necessariamente será para você também, aproveite o que for bom para você.

Comprando o equipamento:
Quando fui comprar meu desktop, na época (2007) tentei escolher um que tivesse bastante potência.
Então optei por um lançamento da Positivo, com o recém-lançado Windows Vista Home Premium.
Minha intenção era comprar um computador tanto para as coisas do dia a dia quanto para games. Então decidi que esse computador seria Dual Boot, utilizaria o Linux para as coisas do dia a dia (faculdade, orçamento doméstico, serviços bancários, etc) e o Windows, quando fosse jogar.

Para dar poder aos jogos instalei uma placa de vídeo no desktop. Uma NVIDIA GFORCE 8600GT (crisys rodava que era uma beleza :-). Houve dois motivos para escolher esse modelo na época, primeiro: satisfazia meu desejo de jogar sem um grande investimento (R$ 600 em 2007), e segundo: era compatível com o Linux. As referências sobre as placas da ATI, no linux ainda não eram muito boas, pesquisei bastante na net até chegar a esse conclusão. Infelizmente essa placa queimou 1 ano depois, até o momento não comprei outra :'''-(.

Quando fui comprar a impressora pesquisei no site http://www.openprinting.org/printers uma impressora laser que fosse 100% compatível com o linux. Pesquisei os preços e escolhi a citada acima. Não me arrempendo, acho que fiz uma ótima escolha.

A webcam, foi mais difícil comprar, não existe uma referência fácial, como no caso das impressoras. Então levei o notebook na loja, e testei uma recomendada pelo vendedor. Não há nela, nada que indique o fabricante, mas a qualidade da imagem é excelente.

Compatibilidade:
Para manter uma compatibilidade do desktop com o notebook, decidi que os dois teriam a mesma configuração de sistemas e programas. Então tanto no windows quando no linux tento instalar apenas programas que possam ser utilizados nas duas plataformas. Minha lista:

Open office
Truecrypt
Dropbox
Thunderbird com Lightning
Gnucash
Picasa
Firefox
Opera
Google Chrome
Google Desktop
Google Earth

Através do linux é possível acessar e gravar nas pastas do windows, entretanto do windows para o linux as coisas são mais complicadas. Nesse caso optei pela seguinte solução:

No windows, alterei a localização das pastas dos usuários, assim a pasta documentos dos usuários A,B e C mudaram para a localização para C:\....\público\documentos. Ou seja todos os usuários, por padrão armazenam seus documentos na mesma pasta. Isso não elimina a privacidade dos usuários, já que eles podem criar uma pasta dentro do seu usuário e salvar os arquivos nela. Mas por padrão os aquivos salvos nas pastas criadas pelo windows são públicos.

No linux, simplesmente coloquei um link das pastas criadas pelo windows, na pasta \home\usuário. Desta forma não importa se estou no linux ou windows, e nem preciso saber o caminho dos arquivos.

Configurações:

Criei um arquivo de 100MB no Truecrypt, nesse aquivo guardo extratos, recibos, declarações de imposto de renda, e outros documentos importantes, que não podem ser perdidos. Esse aquivo fica armazenado na pasta dropbox, que sincroniza as alterações nos dois computadores. O dropbox facilita compartilhar os arquivos com os colegas da faculdade.

O thunderbird e o lightning, configurado com o gmail (imap), facilita a rotina diária de gerenciar e-mails, tarefas e compromissos.

Para compartilhar arquivos na rede é necessário instalar o samba (Sistema → Administração → Gerenciador de Pacotes Synaptic, na busca rápida digite samba e depois clique em aplicar). Depois vá em Sistema → Administração → Samba. E adicione as pastas que você quer compartilhar. No meu caso, só consegui imprimir depois que inclui o a pasta /var/samba/spool.

O servidor de impressão também deve ser habilitado no Sistema → Administração → Impressão, clique no menu servidor, configurações, clique em Publicar impressoras compartilhadas conectadas a esse sistema e Permitir que os usuários cancelem qualquer trabalho de impressão.

No firefox recomendo instalar a extensão lastpass. É um excelente gerenciador de senhas. Com ele você precisa lembrar só de uma senha. Chega de ficar lembrando de um monte de usuários e senhas de um mundo de sites.

Por fim, essa é a minha sugestão para quem precisa, manter as coisas mais ou menos em ordem quando se precisa utilizar dois sistemas diferentes, em diferentes computadores.  

ucastrobr

Boa dica, mas deveria estar em dicas e truques.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

fatecano

CitarQuando fui comprar a impressora pesquisei no site http://www.openprinting.org/printers uma impressora laser que fosse 100% compatível com o linux. Pesquisei os preços e escolhi a citada acima. Não me arrempendo, acho que fiz uma ótima escolha.

A webcam, foi mais difícil comprar, não existe uma referência fácial, como no caso das impressoras. Então levei o notebook na loja, e testei uma recomendada pelo vendedor. Não há nela, nada que indique o fabricante, mas a qualidade da imagem é excelente.

Gostei desse site ai para as impressoras.
Salvei nos favoritos!  ;)

Quanto a webcam, tem esses sites aqui que ajudam bastante:

http://mxhaard.free.fr/spca5xx.html

http://alpha.dyndns.org/ov511/cameras.html

CitarCompatibilidade:
Para manter uma compatibilidade do desktop com o notebook, decidi que os dois teriam a mesma configuração de sistemas e programas. Então tanto no windows quando no linux tento instalar apenas programas que possam ser utilizados nas duas plataformas.

Também tento instalar programas multiplataformas para ficar um ambiente mais familiar para o pessoal aqui ir se acostumando com o Ubuntu.
Fora esses ai que você falou, uso esses outros aqui:

GIMP
Geogebra (plotagem de gráficos)
Songbird (não troco esse por nada!)
Emesene (no Windows uso apenas de vez em quando, pois prefiro o "original")
ImageShack Uploader
Audacity
VLC (uso muito pouco, mas gosto dele também!)

Edit:

Uma outra coisa que quero fazer mais pra frente é achar alguma criptografia (não entendo quase nada disso!) para o disco inteiro que funcione no Ubuntu e no Windows também.
Vai ser ótimo para quando eu comprar o meu note e assim proteger os dados que ficaram no HD, caso um dia aconteça o pior.  ;)