Placa de vídeo no ubuntu

Iniciado por Chernobyl_User, 18 de Agosto de 2010, 02:46

tópico anterior - próximo tópico

Chernobyl_User

Olá a todos.
Estou na árdua tarefa de fazer o "último upgrade" no meu pc que tem a seguinte configuração básica:

CPU: Sempron 3000+
Placa mãe: K8V-VM Ultra

Quero colocar uma placa de vídeo que seja a "top" para meu pc, nos testes de desempenho com o Sempron, eles usaram uma 6600GT e uma 6800GT (o teste foi feito em 2006  :o ), quanto essas duas aí, elas rodariam o compiz/3D/alguns jogos usando o ubuntu 10.04? Qual das duas tem um suporte maior no ubuntu (funcione melhor e sem problemas)? Há outras sujestões?

Caso eu decida a placa de vídeo, então também vou trocar a placa mãe por uma GA-K8NE e supostamente a fonte do PC, depois disso, provavelmente, nunca mais será feito upgrade nele!

OBS: Uso a versão AMD64 do ubuntu.
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

niquelnausea

Seu barramento é pci ou agp?
- se for pci de preferencia a uma ddr3/4.... da nVidia (atualmente os drives são melhores que os da ati) e pelas gt (8600gt por exemplo);
- provavelmente vai precisar de uma fonte mais potente;
- sobre a placa mãe, não sei se é uma boa trocar somente ela, não seria melhor trocar o conjunto todo? (processador e memoria, por que hardware velho costuma ser caro, para entender melhor da uma lida http://www.guiadohardware.net/artigos/qualidade-placa-mae/);
- sobre o Ubuntu amd64, se não tem mais de 4gb de ram não vejo sentido (isso já foi e é muito discutido, mas pelos meus testes não compensa).

Chernobyl_User

O barramento é pci-e.
A fonte, pretendo comprar uma de 450W.
sobre a placa mãe, não sei se é uma boa trocar somente ela, não seria melhor trocar o conjunto todo? (processador e memoria, por que hardware velho costuma ser caro

Você não entendeu o "último upgrade", uma 8600GT já é muito para meu computador, vai dar gargalo e talz, esse PC, justamente por ser "velho" é que vou atualizar ele, vai ser meu pc de testes (testar hds etc), ele nunca mais vai ser mexido depois disso.

Trocar o processador não vem ao caso, não vejo motivo algum para isso. Uma 6800GT (128MB/DDR3) já deve dar conta tranquilo.
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

niquelnausea

Nesse caso qualquer placa nVidia da serie 6 pra cima deve te atender bem.

So verifica se são 450W RMS.