Erro na Atualização do Ubuntu 10.10 Maverick

Iniciado por rxfreitas, 15 de Agosto de 2010, 16:02

tópico anterior - próximo tópico

rxfreitas

Boa tarde á todos,

Procurei algum tópico com o mesmo assunto no fórum encontrei apenas um do usuário pidgin te está fechado, tentei todos os procedimentos porem não obtive sucesso, abaixo descrevo o que já fiz.

Estou o mesmo problema do usuário pidgin há pelo menos um mês, já tentei de todas as formas excluir os programas 'virtualbox-3.1' e virtualbox-ose porem não consigo de nenhuma forma.Vejam o erro.

rogerio@Rogerio-PC:~$ sudo dpkg -P –force-remove-reinstreq virtualbox-3.1
dpkg: erro de interpretação, no arquivo '/var/lib/dpkg/status' próximo à linha 38827 pacote 'virtualbox-3.1':
erro na string "Version" '3.1.4-57640_Ubuntu_karmic': invalid character in revision number
rogerio@Rogerio-PC:~$ 

Tentei também excluir os programas pelo Synaptic, pela Central de programas e também pelo Tweek porém sem nenhum resultado, acredito que isto foi gerado pela atualização que fiz do ubuntu 10.04 para o 10.10.

Tentei fazer também o procedimento sugerido pelo Georg pois percebi que o erro é exatamente no arquivo que ele menciona  ('/var/lib/dpkg/status'), porem percebi que os meus arquivos "status" (Conflicts: virtualbox, virtualbox-ose) e "status-old" (Conflicts: virtualbox, virtualbox-ose) estão com o mesmo conflito, acredito que o problema seja o conflito das versões do VirtualBox com o ubuntu 10.10.

Sendo assim não consigo fazer mais nada no meu sistema, instalar programas, atualizar nem nada.

Segue erro gerado após o comando aptitude update/upgrade:

Os pacotes a seguir foram RECOMENDADOS mas NÃO serão instalados:
  gvfs-backends mousetweaks openoffice.org-java-common php5-cli
612 pacotes atualizados, 24 novos instalados, 0 a serem removidos e 9 não atualizados.
É preciso obter 0B/486MB de arquivos. Depois do desempacotamento, 71,9MB serão liberados.
Você deseja continuar? [Y/n/?] y
Extraíndo templates de pacotes : 100%             
Pré-configurando pacotes ...
dpkg: erro de interpretação, no arquivo '/var/lib/dpkg/status' próximo à linha 38827 pacote 'virtualbox-3.1':
erro na string "Version" '3.1.4-57640_Ubuntu_karmic': invalid character in revision number
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)
A instalação de um pacote falhou. Tentando recuperar:

Rogério

Adriano R.N.

Camarada, boa noite!
Você diz que atualizou do 10.04 para o 10.10, logo, está usando uma versão alpha3, ela está em fase de testes e será oficialmente lançada em 10/10/10. É normal ter problemas com esse tipo de versão.

Se essa atualização ocorreu sem a devida consciência dos problemas que geraria, recomendo que reinstale o Ubuntu 10.04 e aguarde o lançamento da versão estável para atualizar.

Agora se você de fato quer ajudar no desenvolvimento e testes da nova versão, procure o tópico neste fórum que trata apenas das versões em desenvolvimento.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

rxfreitas

Adriano, Boa noite.

Realmente atualizei sem avaliar bem as consequências até porque não tenho conhecimento suficiente em Linux para isso, estou tentando aprender, na verdade foi apenas por curiosidade para ver a ultima versão.Porem aprendi a lição só farei isso quando tiver conhecimento o suficiente ou uma maquina dedicada para isso.
Agora gostaria de perguntar se posso desfazer essa atualização voltando para a versão 10.04 sem ter que reinstalar, se houver alguma forma acredito poder desinstalar as versões do VisualBox em conflito, outro detalhe minha maquina está com dual-boot com windows 7.

Obrigado por responder meu tópico  
Rogério

Adriano R.N.

Camarada, é assim mesmo, temos uma curva de aprendizagem quando mudamos de sistema operacional, seja ele qual for.
Quanto a voltar a atualização acredito que não seja possível, porém, não tenho certeza.
Mesmo que seja possível reverter, ainda lhe recomendo a reinstalação para evitar problemas.
O seu windows permanecerá seguro fique tranquilo, acredito que você já criou as partições, logo, passou a fase crítica, agora é só reinstalação no mesmo local.
Veja que estou considerando que o ubuntu está instalado em partição separada e não pelo wibi (wibi=dentro do windows com se fosse um programa).
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

rxfreitas

Adriano,

Sim, criei as partições não usei o wibi, porem mesmo assim tenho receio de fazer alguma coisa errada, quando instalei usei um tutorial e segui passo a passo e realmente gostaria recuperar meu sistema, estou tentando fazer há pelo menos 15 dias.
Vou tentar fazer isso mesmo, farei isso uma nova instalação. E só atualizarei para versões finais.

Muito obrigado pelas dicas e uma boa noite a todos.

Rogério