Acer 1410 - Som e Video.

Iniciado por sapomestre, 18 de Agosto de 2010, 14:38

tópico anterior - próximo tópico

sapomestre

Boa Tarde Galera do Forum....

Adquiri um Netbook Acer Aspire 1410 com Celeron ULV 743.

Um bom processador diga-se comparado a outros Netbooks com Atom.

Estou com duas Dividas:

1 - Desempenho da placa de Video no 10.04 LTS esta muito estranho.

Vou explicar, nesse mesmo Netbook tenho Windows 7 Ultimate seguindo um tutorial da que achei na Internet configurei o MPHC para usar a Placa de video GMA4500M para que a mesma fizesse o processamento do vido , via DXVA se não me engano. Resultato: Rodo 720P nesse netbook sem engasgos com procassador a 30% de carga, inclusive ja rodei um MKV 1080p sem travar com processador a pouco mais de 55% .

Mas no Ubuntu com todos os codecs instalados eu apanhei e não consegui fazer nem o 720p rodar sem travar.

Pergunto a algo que eu possa fazer para que o ubuntu use a placa de video para decodificar o video ao inves do processador?

Existe algum Driver Proprietário Intel para Linux?

Parte do Tutorial que eu Usei para W7:

Media Player Classic Home Cinema - acelerando fullhd na GPU

Essas dicas servem para ativar (durante a reprodução de videos em resolução 1080 - fullhd), a aceleração em placas de video que ofereçam suporte, liberando assim o processador, baixando bastante a taxa de utilização da cpu.

Basicamente isso é feito usando o Media Player Classic Home Cinema (MPC-HC), pelo recurso do DirectX Video Acceleration (DXVA), a fim de reduzir drasticamente o uso da CPU. Como o MPC-HC inclui um decodificador de vídeo embutido que usa esta tecnologia, podemos decodificar H.264 com quase nenhum tempo de CPU requerido.

No Windows Seven, o pulo do gato atende pelo nome de Microsoft DTV-DVD: o 7 já possui nativamente esse codec que é capaz de utilizar o WDDM 1.1 para acelerar totalmente seus vídeos. Ele é capaz de rodar vários tipos de arquivo, inclusive MKV. Portanto, não é necessário instalar pacotões de codecs como K-Lite Codec Pack, XP Codec Pack e cia.

Fonte: clube do hardware

Quero saber se é possível fazer o mesmo no Linux.

2 - Placa de som:

Seguindo um Tutorial aqui forum atualizei minha o som do meu netbook para versão 0.23 mas segundo o tutorial deveria aparecer o Botão Conector para eu poder usar o Microfone do Netbook, mas esse Botão não apareceu na configuração do meu som mesmo o driver estando atualizado.

desde já Agradeço.