migrando do windows, problemas de hardware (monitor)

Iniciado por vitorviana, 28 de Julho de 2010, 23:19

tópico anterior - próximo tópico

vitorviana

Bom pessoal, estou tentando migrar do windows para o ubuntu  ;)
Porém não tenho muita experiencia com o ubuntu e nem outra distro
Eu tenho um notebook da acer emachines d525: 2gb de ram, intel celeron 2.2ghz, hd 160gb (caso precise sei la)

O que ocorre o seguinte:
Na tela de vez em quando aparece tipo de uma distorção, parece a tv quando ta sem sinal sabe??
Mas isso só ocorre em uma "faixa" na parte inferior do monitor e também não consigo alterar o brilho do monitor

Tentei pelas hotkeys do teclado e alterar no gerenciamento de energia, nada.
Ele só se altera quando eu inicio na bateria (diminui o brilho) ou inicio com a fonte (mais brilho), mas se eu fizer a transição com ele ligado nada acontece

Baixei em seguida um programa para alterar essas configurações, ele abre normal e não trava, mas deixa "bloqueada" as opções
Fui ver, então, a lista de hardware que achei em Sistema>Administração>Drives de Hardware e está vazio, ele acusa não ter nenhum drive instalado
Sou leigo, mas ele deveria acusar alguns drivers certo? pois acesso a internet wifi, o som está ok também.

Qualquer coisa é só falar, informação ou algo que não tenha ficado claro =]
Obrigado desde já ^^

bawlaw

Olá!

O mesmo problema ocorre com o meu notebook, nao consigo alterar o brilho do monitor,
este bug já foi notificado diversas vezes à equipe responsavel do ubuntu,

atualize o seu sistema no gerenciador de atualizaçoes, depois de atualizado, reinicie e tente detectar novamente.

caso nao funcione e estejas muito necessitado disso, tente instalar a versao 9.10 do ubuntu que funcionará perfeitamente,
espero que corrijam logo nesse LTS ou no ubuntu 10.10

vitorviana

Obrigado bawlaw pela resposta, mas ...
Eu percebi que ele já avia sido comentado, contudo, não achei ninguém falando sobre a distorção que ocorre no meu monitor...
O meu sistema está devidamente atualizado, eu fiz isto antes de postar aqui ou seja o problema persiste
No ubuntu 9.10 eu já havia tentado algum tempo atrás (4 meses ou mais não lembro ao certo), sem sucesso também
vou tentar baixa-lo novamente e ver no que vai dar e depois posto aqui
se alguém tiver outra dica enquanto isso .... =]

vitorviana

desculpem a demora de postar novamente mas tive problemas com a Internet para baixar o 9.10

o resultado foi o mesmo de alguns meses atrás, como havia comentado, ao acessar o Sistema>Administração>Drivers de Hardwares
ele acusa que não há nenhum drive instalado, já atualizei tudo o que pude através do gerenciador de downloads
a situação do brilho continua a mesma assim como a distorção, igual comentado no primeiro post

alguma outra sugestão?

obrigado desde já =]

fruggerr

Execute esse comando lspci no Terminal do seu Ubuntu (Aplicação>Acessórios>Terminal). Cm isso iremos verificar o fabricante da sua placa d vídeo e buscar possíveis drivers.

vitorviana

Citação de: fruggerr online 30 de Julho de 2010, 14:55
Execute esse comando lspci no Terminal do seu Ubuntu (Aplicação>Acessórios>Terminal). Cm isso iremos verificar o fabricante da sua placa d vídeo e buscar possíveis drivers.

o que apareceu foi isso:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Memory Controller Hub (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #6 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev 93)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation ICH9M LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation ICH9M/M-E SATA AHCI Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) SMBus Controller (rev 03)
02:00.0 Ethernet controller: Attansic Technology Corp. Atheros AR8132 / L1c Gigabit Ethernet Adapter (rev c0)
03:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)

B.affonso

Amigo sua Placa de video é a mesma que a minha

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 09)

E o meu Ubuntu Lucid funciona normalmente, meu note é um Microboard Ultimate Black !!!

Ele sempre deu esse problema no vídeo ? Ou foi depois que você habilitou algum efeito do compiz ??

Abraço
Bruno Vieira Affonso

vitorviana

Citação de: B.affonso online 30 de Julho de 2010, 16:40
Amigo sua Placa de video é a mesma que a minha

00:02.0 t (rev 09)

E o meu Ubuntu Lucid funciona normalmente, meu note é um Microboard Ultimate Black !!!

Ele sempre deu esse problema no vídeo ? Ou foi depois que você habilitou algum efeito do compiz ??

Abraço

a distorção iniciou logo após o primeiro login
tu terias por acaso algum drive dela instalado?
eu procurei e vi que no site: http://downloadcenter.intel.com/SearchResult.aspx?lang=por
tem a opção para baixar o drive para linux,
porém (pode me chamar de ignorante  :o ) mas eu não achei o meu pra download
devo procurar como Chipset ou Graphics ?

B.affonso

vitorviana,

Uma correção:
As nossas controladoras de vídeo são iguais, e não a placa de vídeo !

Procurando no google pelo seu modelo de notebook, achei esse link:
http://shopping.uol.com.br/notebook-acer-emachines-d525-2299-intel-celeron-15-2-2ghz-2gb-250gb_1928905.html

Neste Link consta que sua placa de vídeo, caso seja o mesmo note que o seu, é uma Intel GMA 4500.

Pesquisando no fórum e no google achei este link, que contém várias pessoas com problemas com essa placa:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=66824.0

Dê uma olhada.

Espero que eu tenha ajudado
e se puder fazer mais alguma coisa, com certeza o farei.

Abraço
Bruno Vieira Affonso

vitorviana

Citação de: B.affonso online 30 de Julho de 2010, 18:30
vitorviana,

Uma correção:
As nossas controladoras de vídeo são iguais, e não a placa de vídeo !

Procurando no google pelo seu modelo de notebook, achei esse link:
http://shopping.uol.com.br/notebook-acer-emachines-d525-2299-intel-celeron-15-2-2ghz-2gb-250gb_1928905.html

Neste Link consta que sua placa de vídeo, caso seja o mesmo note que o seu, é uma Intel GMA 4500.

Pesquisando no fórum e no google achei este link, que contém várias pessoas com problemas com essa placa:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=66824.0

Dê uma olhada.

Espero que eu tenha ajudado
e se puder fazer mais alguma coisa, com certeza o farei.

Abraço

está ajudando sim ... e desculpe incomodar tanto ^^

mas no caso não seria esse modelo, o meu modelo é d525-xxxx, não sei ao certo qual existem mtos =/
no meu caso ele não possuí placa de vídeo, ela é on-board

uma dúvida, será que se eu instalar através do wine os drivers adianta algo?

B.affonso

Se instalar pelo wine não adiantará.

Se você estiver no Ubuntu, instale o "hardinfo" e veja qual é a sual placa de video (mesmo sendo onboard).
Se estiver no Windows, veja no gerenciador de dispositivos.

De qualquer forma acho muito estranho esses bugs, visto que o meu notebook que têm, aparentemente, o mesmo video funcionou tudo normal.

Você já testou alguma outra distribuição ??
Linux Mint (baseada no Ubuntu), Slax (iso de 200mb) ou alguma outra qualquer.

Vamos nos falando pra ver se tem alguma solução !!
Bruno Vieira Affonso

vitorviana

Citação de: B.affonso online 30 de Julho de 2010, 19:20
Se instalar pelo wine não adiantará.

Se você estiver no Ubuntu, instale o "hardinfo" e veja qual é a sual placa de video (mesmo sendo onboard).
Se estiver no Windows, veja no gerenciador de dispositivos.

De qualquer forma acho muito estranho esses bugs, visto que o meu notebook que têm, aparentemente, o mesmo video funcionou tudo normal.

Você já testou alguma outra distribuição ??
Linux Mint (baseada no Ubuntu), Slax (iso de 200mb) ou alguma outra qualquer.

Vamos nos falando pra ver se tem alguma solução !!

a unica informação q aprece ali é a mesma que eu postei antes como resposta para o comando lspci

ainda não testei outra distribuição, vou ver se arrumo um espaço no hd (ta osso aqui o espaço ^^) para baixar e testar outra