Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual

Iniciado por taunus, 15 de Setembro de 2010, 08:57

tópico anterior - próximo tópico

taunus

Bom dia
Gostava que me elucidassem. Vou intalar o Ubuntu numa máquina com 7 anos, na qual acabei de repor uma instalação do XP. Gostaria de saber os inconvenientes e vantagens em fazê-lo por partição, Wubi ou máquina virtual. O único método que conheço é a instalação por partição. No entanto há por aí pessoal a dizer que funciona lindamente por Wubi, mas será que por este método os recursos não serão escassos? Pois o Windows continua a correr em segundo plano, certo? E qual é a diferença entre este e a máquina virtual? A máquina virtual é instalada em windows também, certo? Isto quer dizer que os recursos disponíveis não são exclusivamento destinados ao linux. Ajudem-me por favor nesta questão.

zeroday

Ola Taunus ,
Eu lhe aconselho para testar o Ubuntu instalar em uma máquina virtual . Baixe um programa chamado Sun Virtualbox , pegue algum tutorial na internet de como instalar o Ubuntu na máquina virtual , é algo muito simples não se preocupe.

Eu lhe aconselho máquina virtual pois vc vai poder instalar , testar sem ter que particionar ou formatar o seu HD.

Quanto ao Wubi , vejo pessoas dizendo que fica mais lento e vejo pessoas dizendo que fica normal , sinceramente não sei te dizer.

Espero ter ajudado , qualquer duvida manda ai de novo ;D

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

rjbgbo

dos e modos, o único que eu ñ recomendo é o wubi, dá problema
se vc quiser o virtual-box - http://www.virtualbox.org/
tem esse video tutorial - http://www.youtube.com/watch?v=KtSfJLqwdug
no dual-boot, te aconselho ver o link apostilas na minha assinatura p/ te ajudar
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

taunus

Obrigado, já estou a começar a formar ideias. Mas agora resta uma dúvida, não creio ter problemas na instalação em partição do Ubuntu pois já o fiz no passado com o HardyHeron.
No entanto, gostaria de saber se o facto de operar em linux com uma máquina virtual não me vai absorver mais recursos, ou seja, como funciona a máquina virtual? Esta é carregada no windows e depois emula o linux? Ou a máquina virtual arranca automaticamente em dos?

zeroday

O programa que lhe indiquei o Sun VirtualBox é um programa que rodará no seu windows (pq vc usa windows) , ele não faz nada mais que simular um HD virtual , e nesse HD vc pode instalar SO como faz num HD físico. Quanto a absorver recursos certamente irá absorver , mas é algo na minha opinião não muito significativo.

Instale o VirtualBox e teste acho que vc vai gostar ,  é um programa muito bom , e senão gostar desinstale ;D

Ate mais.

taunus

Tudo aquilo que eu fizer no linux, em VirtualBox, ficará devidamente guardado, sem risco de ser comprometido? Ou seja, pelo que entendi linux em máquina virtual é só para testar, correcto? Por exemplo um vírus no windows pode comprometer a nossa instalação de linux.

Se linux em VirtualBox funciona como instalação virtual, quais são as vantagens efectivas em relação ao Wubi?

linuser104

Se você não tem restrição em instalar em dual-boot com o windows, prefira sempre esta opção, pois é a que menos recursos irá pedir do seu sistema. As outras duas opções requerem mais do sistema (processador, memória ram...), pois essas opções tratam-se da instalação de um SO dentro de outro.

Acho que a diferença ente o wubi e o virtualbox seria por que o wubi instala o grub e no boot vc entra ou no windows ou no Ubuntu, mas tudo que você gravar no Ubuntu será gravado na partição do windows que é de onde ele roda. Já o virtualbox literalmente você usa um SO dentro do outro, ou seja, para usar o SO virtualizado você tem que entrar primeiro no windows e só então usar o SO virtualizado, então o wubi "rouba" menos recurso do sistema ao invés do virtualbox, pois este último roda num SO já carregado e o wubi, pelo que entendo, não é necessário carregar o windows, agora não tenho certeza de ser assim por que nunca usei o wubi.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

rjbgbo

taunus, o linuser104, falou muito bem, aplique o dual boot no teu caso, e fuja dessa praga de wubi, sei o que estou falando, nunca usei e nem recomendo essa bomba, pois vejo muita reclamação aqui no fórum, e veja que participo do fórum desde de que qdo começei a usar o ubuntu, em 2006.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

taunus

Se ontem tinha dúvidas, agora deixei de as ter.

Depois de ter lido as vossas opiniões decidi testar o wubi, mais por curiosidade que outra coisa, visto ter consciência que a melhor instalação é para ser feita em partição.

Pois bem, esta experiência que fiz saiu furada. Tenho uma instalação completamente virgem do XP Sp3, instalei o Wubi e... quando reinicio o portátil no Ubuntu simplesmente acontece... nada. Fico com uma bela tela negra e a ventoínha do pc a bufar a fundo. Para 1ª experiência foi bastante mau. Já não quero experimentar mais. Vou tratar de gravar o iso para logo instalar definitivamente...

cadubts

zeroday