Desinstalar o Win.XP e instalar o Ubuntu 10.04 (trocar os SOs)

Iniciado por mmarques, 17 de Julho de 2010, 11:44

tópico anterior - próximo tópico

mmarques

Há poucos dias recebi o CD do Ubuntu 10.04 pelos correios, eu gostaria de desinstalar o Win.XP que tenho em meu desktop e deixar apenas o Ubuntu 10.04. Qual o procedimento correto pra esta tarefa? Se puderem, postem aqui um passo-a-passo ou enviem-me pelo Email: mmarques@r7.com. Obrigado!
-------------------
Marcelo Marques
@marcelo_web

clodoaldops

Guia do Iniciante - Ubuntu
http://orgulhogeek.net/2010/04/29/livro-ubuntu-guia-do-iniciante-disponvel-para-download/

Leitura "obrigatoria" p/ quem está migrando p/ linux.
Tem "tudo" que vc precisa saber p/ instalar e usar seu ubuntu.

Sugiro numa fase inicial de 1 a 2 meses , vc deixar o dual-boot.
Depois que se "viciar" no ubuntu vc manda o xp pro cyber-espaço!

RamonB

Concordo com a recomendação de manter, por um tempo, em dual boot. E, quando você decidir desinstalar o Windows, bastará reformatar, através do próprio Ubuntu, a partição do disco em que o Windows está e esta partição passará a ser do Linux.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Umbrella

Fez uma boa escolha, mas tem que pensar.
Você iria largar o Windows para ir direto para o Ubuntu, terá um pouco de dificuldade, mas recomendo  ;D.
Só instalar normalmente, obrigado.

Diego Couto

mmarque,

Além das recomendações dos amigos, acho interessante que você futuramente leia também o Guia Foca GNU/Linux.

Abraços.

walterdenoronha

Caro Ramon... se eu usar o Gpardet para excluir a partição do windows eu vou correr o risco de perder o grub e consequentimente perder a inicialização do ubuntu tambem ??

Citação de: RamonB online 18 de Julho de 2010, 10:40
Concordo com a recomendação de manter, por um tempo, em dual boot. E, quando você decidir desinstalar o Windows, bastará reformatar, através do próprio Ubuntu, a partição do disco em que o Windows está e esta partição passará a ser do Linux.

Um abraço.

rjbgbo

walterdenoronha, essa operação sempre é perigosa, p/ quem ñ tá muito acostumado
tente dar um jeito de salvar seus dados 1º

outra coisa depois de formatar, c/ cuidado somente a partição do windows e ñ a de seus dados, vc vai precisar ñ só mudar o grub, como também montar essa partição...

sei lá vc vai ter um trabalhão e perigoso p/ quem ñ tá acostumado.

sincera/, ainda acho que vc deve fazer um backup, anotar o que tem instalado no ubuntu, e depois reisntalá-lo
só é minha opinião.

boa sorte
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469