[RESOLVIDO] Desativei a montagem das unidades (Ubuntu não carrega)

Iniciado por isaiasfrederick, 27 de Agosto de 2010, 21:49

tópico anterior - próximo tópico

isaiasfrederick

Fala galera do fórum! Estou com um problema chato: inocententemente mexendo no Pysdm (Storage Device Manager) marquei a caixa "Allow any user to mount the file system" à respeito de montar as unidades de disco. Quando reiniciei a máquina e fui bootar pelo Ubuntu o SO não carrega e aparece mensagens de erro numa tela preta dizendo que o acesso a várias coisas foram bloqueadas. Queria saber como que faço pra reverter essa situação sem a solução genérica de formatar, queria saber se tem como eu entrar no terminal no boot (se for possível, me explique, só sei dar o boot com a interface gŕafica) e configurar de volta isso tudo. Se for de utilidade de quem em ajudar: tenho o CD do Ubuntu (tem como eu dar o boot pelo CD e modificar essa configuração?) e dual boot (WinXP) o que tem me possibilitado ainda mexer na minha máquina.

PS: meu Ubuntu é o 9.10.

Grato desde já.

ucastrobr

Provavelmente está configurado o Pysdm para auto montar as partições e está dando algum conflito.
Vamos tentar resolver.
A partir do LiveCD,no menu do Ubuntu clique em Locais->e clique na sua partição do Ubuntu para montá-la, é só clicar no ícone em formato de hd.
Depois vá em Aplicativos -> Acessórios -> Terminal
sudo nautilus
Abrirá uma janela do nautilus, vá navegando nela até achar a pasta media, dentro da pasta media estará seu Ubuntu original (o que está instalado no seu hd) provavelmente ele está montado como disk1 ou disk2.
Entrando na pasta disk procure pela pasta etc, dentro da pasta existirá um arquivo chamado fstab clique com a direita do mouse na opção abrir com e escolha o editor de texto.
Vou dar um exemplo de erro:
# / Etc / fstab: informações estáticas do sistema de arquivos.
#
# Use 'blkid-o valor UUID s' para imprimir o identificador universalmente exclusivo
# Para um dispositivo, que pode ser usado com UUID = como uma maneira mais robusta de nome
# dispositivos que funciona mesmo se os discos são adicionados e removidos. Veja fstab (5).
#
# <file System> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc / proc proc defaults 0 0
# / Estava em / dev/sda5 durante a instalação
UUID = 2d09421f-6a33-4f88-AA28 9293d7ea10ef / ext4 usuários, user, owner 0 1
# Swap estava em / dev/hda6 durante a instalação

UUID = db135643-ed14-4605-834c-d6452d0d16b0 none swap usuários, sw, user, owner 0 0
/ Dev/scd0 / media/cdrom0 udf, iso9660 user, noauto, exec, utf8 0 0
/ Dev/fd0 / media/floppy0 auto rw, user, noauto, exec, utf8 0 0
/ Dev/sda1 / media/sda1 ntfs nls = iso8859-1, ro, umask = 000 0 0
/ Dev/sda2 / media/sda2 ntfs nls = iso8859-1, ro, os usuários, umask = 000, o usuário proprietário, 0 0
/ Dev/sdb1 / media/sdb1 ntfs nls = iso8859-1, ro, os usuários, umask = 000, o usuário proprietário, 0 0

Exemplo de solução foi tirar user e usuário proprietário do anterior
# / Etc / fstab: informações estáticas do sistema de arquivos.
#
# Use 'blkid-o valor UUID s' para imprimir o identificador universalmente exclusivo
# Para um dispositivo, que pode ser usado com UUID = como uma maneira mais robusta de nome
# dispositivos que funciona mesmo se os discos são adicionados e removidos. Veja fstab (5).
#
# <file System> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc / proc proc nodev, noexec, nosuid 0 0
# / Estava em / dev/sda1 durante a instalação
UUID = 4cc78283-4564-4256-ae32-a27d94598a39 / ext4 errors = remount-ro 0 1
# Swap estava em / dev/sdb1 durante a instalação
UUID = none swap 7e1ae295-8f14-463c-8fc0-7aa9649a98ee sw 0 0
/ Dev/fd0 / media/floppy0 auto rw, user, noauto, exec, utf8 0 0
/ Dev/sdb2 / media/sdb2 ext4 usuários 0 0

Lógico reinicie e altere as configurações do pysdm.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

isaiasfrederick

Veja o meu a seguir, o que devo mudar?

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                       /proc           proc         defaults                          0  0 
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=9ba3b6a7-3d43-4751-a91b-775e051d4c8b  /               ext4         users                             0  1 
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=b11e7481-4c22-4293-93a0-b787bb5d9586  none            swap         users,sw                          0  0 
/dev/scd0                                  /media/cdrom0   udf,iso9660  user,noauto,exec,utf8             0  0 
/dev/fd0                                   /media/floppy0  auto         rw,user,noauto,exec,utf8          0  0 
/dev/sda1                                  /media/sda1     ntfs         nls=iso8859-1,ro,users,umask=000  0  0 

isaiasfrederick

Como? Eu visitei este link (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/FSTAB-Sua-funcao-e-parametros?pagina=2) e descobri qual a particao do linus (ext 4) e editei com as dicas deste link. Detalhe, eu editei via boot do cd e fui no diretorio especificado acima e editei td nos conformes! Agora vou no Storage Device manager e vou editar td default. Abcs

zekkerj

CitarUUID=9ba3b6a7-3d43-4751-a91b-775e051d4c8b  /               ext4         users                             0  1 

de outra vez, evite mexer na partição raiz.  :-[

Com o LiveCD, vc pode montar a partição, e editar o fstab novamente, mudando nessa linha, onde aparece "users" para "errors=remount-ro", que é a opção normal.

PS: boa idéia também é usar a opção "relatime" nos pontos de montagem. Agiliza o acesso e aumenta um pouquinho a vida útil do HD.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D