Samba PDC = Resolvido

Iniciado por dinis_87, 19 de Julho de 2010, 18:57

tópico anterior - próximo tópico

dinis_87

Ola,
estou a tentar configurar o samba como PDC e segui o tutorial: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/samba-pdc/
no entanto sempre que tento adicionar uma máquina Windows ao domínio ele diz que não é possível encontrar  controlador.
O testparm dá o seguinte resultado:
------------------------------------------------

root@Casa-Server:/home/casa-server# testparm
Load smb config files from /etc/samba/smb.conf
rlimit_max: rlimit_max (1024) below minimum Windows limit (16384)
Processing section "[printers]"
Processing section "[print$]"
Processing section "[netlogon]"
NOTE: Service netlogon is flagged unavailable.
Processing section "[printers]"
Loaded services file OK.
Server role: ROLE_DOMAIN_PDC
Press enter to see a dump of your service definitions

[global]
   workgroup = CASA
   server string = (Samba, Ubuntu)
   map to guest = Bad User
   obey pam restrictions = Yes
   pam password change = Yes
   passwd program = /usr/bin/passwd %u
   passwd chat = *Enter\snew\s*\spassword:* %n\n *Retype\snew\s*\spassword:* %n\n *password\supdated\ssuccessfully* .
   unix password sync = Yes
   syslog = 0
   log file = /var/log/samba/log.%m
   max log size = 1000
   logon script = netlogon.bat
   domain logons = Yes
   preferred master = Yes
   domain master = Yes
   dns proxy = No
   wins support = Yes
   usershare allow guests = Yes
   panic action = /usr/share/samba/panic-action %d

[printers]
   comment = All Printers
   path = /var/spool/samba
   create mask = 0700
   printable = Yes
   browseable = No
   browsable = No

[print$]
   comment = Printer Drivers
   path = /var/lib/samba/printers

[netlogon]
   comment = Servico de Logon
   path = /var/samba/netlogon
   browseable = No
   browsable = No
   available = No
---------------------------------------------
Se me conseguissem ajudar agradecia
---------------------------------------------
Solução:
A solução para o problema foi adicionar primeiro as máquinas ao domínio, depois adicionar o domínio ás maquinas, e só depois adicionar utilizadores.

jeflui

Falta o "security = user".

mrcmarcelo

Ja verificou se as maquinas estão se comunicando uma com a outra. se estão na mesma faixa de endereços ips.

O Tutorial que estou estudando sobre samba é esse mesmo que vc citou no link. muito bacana este arquivo.

dinis_87

Obrigado pelas informações mas penso que não seja esse o problema, em relação ao faltar o "security=user" esse opção configurei através do SWAT.
Em relação à gama de ips os pcs encontram-se ambos na mesma gama "192.168.2....".
Não sei é se será suposto a máquina linux aparecer no "Locais na rede" do Windows, se é não aparece.
Embora eu também ache que o Linux não está a comunicar com o Windows (embora não tenha a certeza), não consigo descobrir o problema.

zekkerj

CitarSolução:
A solução para o problema foi adicionar primeiro as máquinas ao domínio, depois adicionar o domínio ás maquinas, e só depois adicionar utilizadores.
De outra vez, configure a linha "add machine script = ...." no smb.conf, assim as máquinas vão ser adicionadas automaticamente quando vc mandar elas entrar no domínio.

Exemplo de script de cadastro automático:

add machine script = /usr/sbin/adduser -n -g machines -c Machine -d /dev/null -s /bin/false %u

Essa linha cadastra automaticamente as máquinas que entram no domínio no grupo Unix "machines" (que deve ser criado primeiro, com o comando "addgroup machines").

Citação de: jeflui online 19 de Julho de 2010, 19:24
Falta o "security = user".
Se a linha "security=xxx" não existe, o modo "security=user" é assumido por default.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D