Resoluçao do video nao sai de 800 x 600

Iniciado por bugrino, 10 de Julho de 2010, 17:40

tópico anterior - próximo tópico

bugrino

Amigos, boa noite !
tenho um notebook que veio original com satux linux instalado, é um note da CCE, porém, nao conseguia por nada nesse mundo instalar minha impressora epson nele, portanto, retirei o Satux do note e instalei o Ubuntu, porém a resoluçao do video nao tem a opçao maior do que 800 X 600...peço por favor, para me ajudarem, pois sou iniciante em linux apesar de ter usado o satux por mais de um ano, nunca tive esse problema, nao sei como proceder, parece que tem um tal de xorg que eu devo alterar...peço a ajuda de voces, pois quero permanecer com o linux.
Aguardo resposta de quem puder me ajudar.
Obrigado
Bugrino

Adriano R.N.

Camarada, boa tarde!
1º Mude seu título para ficar conforme as regras do fórum.
2º Procure pelo nome da sua placa, é uma Sis e saiba que terás problemas.
3º Tem um tópico gigante sobre esse tipo de placa com um driver criado para o ubuntu.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48807.0.html

4º Não quero que você deixe o ubuntu, mas eu sei que o Mandriva reconhece essa placa com facilidade (sem os efeitos 3d).
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

bugrino

obrigado pelo retorno camarada...
Meu titulo tá fora das normas do forum? desculpe, nao posso colocar socorro né? vou alterar isso o quanto antes, obrigado pelo toque.
Minha placa é sis mesmo, ruim né? pelo tutorial do topico que v cme orientou, eu nao sei em qual parte do xorg eu tenho que editar, ja tentei de tudo e nao acho a seçao device nem drivers, depois eu copio e colo o bloco de notas do xorg.conf e e te envio...
vc acha que eu devo baixar o mandriva? ele também é baseado em debian? é um programa que com certeza aceitará minha impressora epson e tem todos os recursos do ubuntu? é fácil baixar as atualizaçoes do mandriva assim como é facil baixar do ubuntu? no linux mint também nao deu certo a resolucao fica travada em 800 x 600 também...queria saber sua opiniao e se tem jeito de eu salvar meu ubuntu e a resolucao dele.
Obrigado mais uma vez.

Adriano R.N.

Quando eu tinha um cce minha versão do ubuntu era a 9.04, nela existia o xorg indicado no início do tópico, porém, eu não acompanho mais o andamento das discussões pois mudei de notebook, procure ler todo o tópico, afinal ele tem acompanhado as novas versões, acredito que já exista solução.

O Mandriva não é baseado no Debian. É um distro franco-brasileira, a junção das antigas conectiva e mandrak. Tem uma comunidade bem receptiva, no entanto, você terá que se adaptar a nova distro, eu o usei por uns trê meses até lançarem o ubuntu 9.04 que dava para instalar o driver indicado no tópico.

Se você está usando o Ubuntu 9.10 ou 10.04 não existe mais o xorg, já li que dá para criar, porém, não sei como.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

bugrino

Boa tarde !

graças a vocês do forum que me deram uma luz, resolvi o problema da resolução de video, seguinte, meu lap CCE não aceitou nada do que foi sugerido para eu fazer no forum, numa msg que recebi no forum, me falaram que o Mandriva aceita minha placa de video, resultado: baixei o mandriva e tá 100% ok no meu lap, se n!ao fosse o forum daqui, como que eu iria saber?
Obrigado a todos e DA-LHE LINUX PRA SEMPRE!!!!!