modem dsl 2640T

Iniciado por Jairolav, 10 de Julho de 2010, 23:43

tópico anterior - próximo tópico

Jairolav

Senhores:
    Já utilizo o linux a um ano ou mais. Tinha aqui em casa um moden d-link 500B e tudo ia muito bem. Como a minha mulher resolveu ter seu próprio computador, compramos um d-link dsl 2640t. Conectei ao micro e não consigo navegar, entrei em contato com o provedor que diz não dar suporte a linux e a d-link a mesma coisa.
Preciso de ajuda. Tenho na minha maquina uma partição com o windows xp e o note da minha mulher tem o seven, lá navegamos beleza, só que depois desse tempo todo no linux eu simplesmente não suporto mais o ruindows e seus travamentos e lentidão. Tem alguém que venda modem e que de suporte aos usuários do linux? Ou será que alguém pode me ajudar com o 2640? Li todas os tópicos nas 20 abas a respeito desse assunto e apliquei inclusive algumas soluções que achei que se aplicassem a mim e a coisa piorou. Estou com medo de perder tudo o que tenho na máquina. Aguardo instruções. Ah! Moro no Rio Grande do Sul e o provedor é a Brasil telecom, hoje "Oi". E a versão do ubuntu que uso é o 10.04.
         Obrigado.

zekkerj

Esse modem é o quê, wireless?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Jairolav

É sim é um wirelles adsl2+router, segundo a propaganda.

zekkerj

Vc já comprou, né? Tivesse perguntado antes eu teria aconselhado a não comprar.

Eu sou da opinião que valeria mais a pena comprar um roteador wireless não-especializado, como o Linksys WRT54G, ou o TP-Link TL-WR541g. Assim vc não precisaria se desfazer do seu DSL-500g, que já estava funcionando. Com a vantagem de que se você decidisse mudar pra Virtua, não precisaria se desfazer do roteador --- já o 2640, nesse caso, vai pro lixo.

Bom, agora Inês é morta; vc já comprou, e sua rede tem que funcionar com o 2640 mesmo.

O funcionamento desses aparelhos deveria ser independente do SO: se está funcionando no windows, deveria funcionar em qualquer outro SO, especialmente no Linux.

Pra descobrir o problema, precisamos de algumas informações. Primeiro, preciso saber se você se conecta ao 2640 por cabo ou por wireless.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Jairolav

Bem, o meu Dlink aqui em casa é o primeiro, entra o telefone nele e dele sai um cabo que o conecta ao micro o outro que tem aqui é um note é que se conecta sem fio. Eu ainda não me desfiz de meu d-link 500b, se voce tem alguma outra alternativa utilizando o referido aparelho e que permita que o note da minha mulher funcione com o ruiwndows dela, eu compro um desses aparelhos que tu citou e anuncio o 2640t no mercado livre. Acontece que andei aplicando algumas soluções que o pessoal postou e agora ele não conecta nem com o 500B.
    Desde já vou agradecendo a ajuda e o interesse de todos.

zekkerj

Esse aparelho é da dlink, não? Eles costumam colocar um botão na parte traseira do equipamento que vc pode usar para reiniciá-lo. Com um palito, aperte esse botão por uns 10s, até as luzes do aparelho acenderem.

Depois repita a configuração inicial dele conforme o manual do usuário. Talvez você precise inserir os dados de VCI/VPI da sua conexão.

alsoares75

Amigo, fizemos a mesma coisa, tinha um 500t + 524, troquei os dois por um 2640, e tudo funciona legal e olha que tem coisas penduradas neles (3 notebooks (XP, 7 e Ubuntu), NDS, WII, 2 Cel Nokia e Xbox360 via cabo), e nunca tive problema de conectar a ele.
Só uma vez que a minha conexão tava caindo mais que resultado da tele-sena de 15 em 15 minutos, liguei reclamando na operadora e falaram que não tinha problema, mas engraçado que depois da reclamação minha net nunca mais caiu e isso já faz uns 60 dias, como já falaram anteriormente é necessário configurar VPI/VCI da sua região.

Qualquer  duvida estou a disposição.

rjbgbo

eu tenho exata/ esse modem e é o seguinte é preciso rotear ele.
aqui entra direto, tanto o desktop ligado por cabo e o notebook rede wireless
na época qdo comprei entrei em contato c/ o suporte da d-link e eles me ajudaram por tel. a rotear, hj ñ sei se a d-link anda dando suporte via tel., mas lembro que fiz no windows
tempos depois, notei que digitando o endereço fornecido p/ rotear dá p/ se fazer também no linux via firefox.
minhas sugestões:
1. entre em contato c/ a d-link
    aqui é o seguinte, é como falei sobre o endereço acima, aí dá p/ fazer no ubuntu, mas se ñ sentirem a vontade o façam pelo windows
2. há um site chamado abusar.org - lá tem vários tutorias p/ rotear.

boa sorte
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Jairolav

Olá pessoal muito obrigado pela ajuda de todos, mas continuo com problemas:
     Eu não tenho a menor idéia do que seja VPI/VCI.
     Quando eu estava tentando resolver o problema sózinho, eu segui as instruções de um tutorial aí bem do inicio do fórum, sobre "ADSL no Ubuntu/Kubuntu, como proceder (atualizado)", fala para abrir o terminal e digitar pppoencof, etc... Bem, eu fiz isso e o resultado é que simplesmente eu não consigo navegar nem com o meu antigo 500 B. Alguém sabe me dizer o que eu posso fazer para voltar ao ponto anterior, ou seja antes de seguir aquele tuto?
      Obrigado pela ajuda. Toda ela é bem vinda.

zekkerj

CitarEu não tenho a menor idéia do que seja VPI/VCI.
São parâmetros da sua conexão, é o que identifica a rede da BrT.

Você consegue os valores corretos no site da ABUSAR (www.abusar.org.br).

CitarQuando eu estava tentando resolver o problema sózinho, eu segui as instruções de um tutorial aí bem do inicio do fórum, sobre "ADSL no Ubuntu/Kubuntu, como proceder (atualizado)", fala para abrir o terminal e digitar pppoencof, etc... Bem, eu fiz isso e o resultado é que simplesmente eu não consigo navegar nem com o meu antigo 500 B. Alguém sabe me dizer o que eu posso fazer para voltar ao ponto anterior, ou seja antes de seguir aquele tuto?
Edite (como root) o arquivo /etc/network/interfaces, retire todas as linhas a partir da linha "iface dsl-provider inet ppp".

Jairolav

Caro zekkerj

Quando digo que tenho poucos conhecimentos de informática, isso corresponde a realidade.
Eu abri o terminal e digitei "/etc/network/interfaces" dei um enter e a resposta foi "bash:permissão negada", assim se tu puderes me explicar o que significa editar como root, talvez eu consiga.
     Quanto aos parâmetros vci/vpi, o que eu tenho que abrir para poder verificar se existe algum parâmetro lá e altera-lo.

Obrigado.

zekkerj

Citação de: Jairolav online 14 de Julho de 2010, 19:28
    Caro zekkerj

Quando digo que tenho poucos conhecimentos de informática, isso corresponde a realidade.
Eu abri o terminal e digitei "/etc/network/interfaces" dei um enter e a resposta foi "bash:permissão negada", assim se tu puderes me explicar o que significa editar como root, talvez eu consiga.
     Quanto aos parâmetros vci/vpi, o que eu tenho que abrir para poder verificar se existe algum parâmetro lá e altera-lo.

Obrigado.

Se você estivesse no Windows e eu mandasse você editar um arquivo como administrador, o que você faria? Provavelmente iria abrir o arquivo com o notepad ou outro editor, fazendo login com o administrador da máquina, correto? Ou você iria no prompt do DOS e digitaria o nome do arquivo? Aqui é a mesma coisa: pra editar um arquivo, você deve usar um editor de textos, como o gedit, o kate (disponível apenas no kde), o vi ou ou mcedit (que funcionam no terminal de textos, mas são mais difíceis de usar).

A única diferença é que aqui vc não precisa [nem pode] fazer login com o root. Ao invés disso, você executa o comando (que seja o gedit, por exemplo) com o programa "gksu" (em modo gráfico) ou "sudo" (em modo texto).

Assim, o seu comando original "gedit /etc/network/interfaces" vira "gksu gedit /etc/network/interfaces". Você pode editar este comando a partir de uma janela de terminal, ou diretamente no seu desktop, digitando antes ALT-F2.

Jairolav

Srs:
     Problema resolvido.
     Estou de volta para agradecer a ajuda de todos que se interessaram pelo tópico.
     Para resolver o problema do ubuntu 10.04 que estava todo desconfigurado depois que executei um tuto aqui do fórum e para o qual também utilizei as ferramentas aqui sugeridas sem sucesso. Formatei o Hd e fiz uma nova instalação.
      Na questão relativa a conexão wireles, comprei o roteador TL-WR541G, instalei junto com meu velho D-link 500B, e está tudo funcionando.
      Muito obrigado.