Sugestão para partição de dados

Iniciado por thiagojrchaves, 12 de Julho de 2010, 14:51

tópico anterior - próximo tópico

thiagojrchaves

Olá pessoal,

Já procurei em vários lugares e sempre mostraram para fazer uma partição para o /home. Só que eu gostaria de criar uma partição SOMENTE para meus dados, e que não gravasse minhas configurações. Alguma sugestão?

bred81

O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

thiagojrchaves

Citação de: bred81 online 12 de Julho de 2010, 15:07
Cria uma /dados
...

Foi o que pensei, mas como eu comecei a usar Linux uns 2 meses atrás, fiquei na dúvida se isso daria certo, sem contar que só encontrei dizendo pra criar uma partição para o /home

Valeu.

clodoaldops

Meu pc em dual-boot está assim:
sda1...30gb...ntfs...windows/xp
sda2...2gb...swap
sda3...28gb...ext4...linux/ubuntu
sda4...100gb...ntfs...backup (fotos/musicas/videos/docs)

Deixei a sda4 em ntfs p/ ser acessada tanto pelo linux qto pelo windows!

rjbgbo

sincera/, thiagojrchaves se vc tá usando o dual-boot a sugestão do clodoaldops é perfeita
mas se vc estiver usando só o ubuntu, deixa os dados na /home em separada
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

thiagojrchaves

Nem uso dual boot. Windows pra mim agora é só no VirtualBox :)
Mas vc fala em criar uma partição para o /home/dados?

bred81

Acho que entendi tudo.

Você está usando o Geparted para criar a partição?
Se sim, ele te dá a opção de pegar um espaço em branco (não usado) no disco e dar um label pra ele, formatando com o que você quiser.
Dai, depois, no linux, é só montar a partição.
No Windows, se for ntfs ou fat32, irá montar automaticamente.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

thiagojrchaves

Quando eu usava o Windows, tinha a unidade C onde ficava o sistema operacional e os aplicativos, e a unidade D onde ficavam SOMENTE os meus dados tipo músicas, fotos, instaladores de programas...

Quando resolvi mudar para o Linux(Ubuntu no caso), procurei alguma maneira de fazer o mesmo esquema. Uma partição para o S.O. e outra para meus dados. Na maioria dos tutoriais, recomendaram fazer as 3 partições: Uma para o S.O., uma para Swap, e mais uma para os dados que seria a /home. Fiz o que falaram, mas quando fui fuçar a pasta mostrando os arquivos ocultos, ví que existia mais pastas além dos meus dados.

Resumindo o que eu quero: Criar uma partição que guarde SOMENTE meus dados.

Vou seguir a sugestão do nosso amigo criando a partição /dados, mas se alguém tiver outra sugestão... :)