Computadores com linux sendo encostados pela Polícia Civil

Iniciado por sandro.serra.ap, 08 de Julho de 2010, 18:58

tópico anterior - próximo tópico

sandro.serra.ap

Reportagem publica que computadores com linux estão sendo encostados pela Polícia Civil. Até no Furo MTV passou:

05/07/2010
Delegacias encostam computador novo
Folha de S.Paulo
Dois em cada três dos novos computadores entregues pela Secretaria de Estado da Segurança Pública às delegacias de São Paulo não conseguem acessar alguns dos programas usados na investigação policial. Das 15 mil máquinas compradas e instaladas desde dezembro, 10 mil têm sistema operacional Linux. Os softwares para fazer interceptações telefônicas, por exemplo, só são compatíveis com a plataforma Windows, da Microsoft.

Polícia nega problema
Com isso, diversas delegacias têm máquinas novas, mas paradas. Em duas, na capital, 15 computadores ainda estão nas caixas. Um delegado, que pediu para não ser identificado, confirmou o problema à reportagem.

O governo paulista gastou R$ 37,2 milhões na compra. Segundo a Polícia Civil, o Linux é uma forma de incentivar o uso do software livre, que não requer licença de uso. E o sistema é menos vulnerável a vírus, disse André Dahmer, diretor do Dipol (Departamento de Investigações da Polícia Civil). Para ele, o problema é que há pouco suporte técnico.

A Associação dos Delegados de São Paulo elogia o uso de softwares gratuitos, mas diz que, antes, é preciso adaptar o sistema e dar treinamento aos policiais. "Quando não temos um usuário habilitado, perdemos muito tempo explicando o funcionamento do sistema. Tempo que poderia ser gasto com a investigação", disse o secretário-geral da associação, Alan Bazalha Lopes.

Dos seis principais programas da polícia, três não são compatíveis com Linux. O Guardião (de interceptação telefônica) e o Ômega (pesquisa no banco de dados da polícia) exigem Windows. O Phoenix, usado no reconhecimento de suspeitos, ainda passa por melhorias para se tornar compatível.

Além disso, programas da Secretaria da Fazenda (nos quais os delegados enviam dados para fazer o pagamento dos funcionários) e da Imprensa Oficial só reconhecem o sistema Windows. O registro de boletins de ocorrência não enfrenta esse problema.

João Mello

Será que os programas da polícia não rodam no wine? =P

Enquanto os programas não começarem a serem fabricados pra linux as pessoas não vão migrar, e enquanto as pessoas não migrarem não vão fabricar os programas.

libonati

O problema são vários. Começando que eles preferem dar despesa para o estado com o licenciamento do windows a pagar bem menos profissionais para manutenir o sistema linux.
A cultura criada de monopolização partindo de vários setores.
Quem manda é o chefe. Se o governo quiser, os policiais vão ter que engolir o linux e abandonar a b... do windows.


sandro.serra.ap

Muitos pecaram nesta situação. Uns por não preverem a compatibilidade dos programas utilizados com o linux, outros por não haver uma política de treinamento, tem aqueles que realmente não querem buscar o conhecimento, chefes que impõem sem pensar nos seus colaboradores e por ai vai...

rjbgbo

linux e software livre ainda precisam avançar em muitas coisas
imaginem nesse caso o custo p/ programar um novo software e livre p/ esse fim
ñ vejo nenhum problema nessa rejeição
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Kamei Hyoga

O custo a longo prazo nem deve ser tanto não, rjbgbo. O Estado seria dono do código, não precisa ser livre pra todo mundo, ainda mais em questão de segurança desse tipo.

Acredito que seja mais barato pagar um técnico pra fazer uma modificação/atualização/nova versão de um programa com esses requisitos de licença, distribuindo entre todas as delegacias, que pagar licença pra cada pc de uma delegacia.

sandro.serra.ap

Acho que faltou aqui um profissional de TI! Não só na escolha dos PCs, mas também no processo de licitação. Ele indicaria os drives, softwares e o linux certo para as necessidades dos policiais e programas. Mas há uma coisa por trás. Essa reportagem, que foi divulgada em vários sitios, blogs e algumas emissoras de tv, mancharam o nome do Linux. Dizem que foi até encomendada por gestores do "Janelas".

marcosalvesps

Não é possível que o governo não tenha dinheiro, ou boa vontade para contratar programadores para reprogramar ou criar softwares compatíveis com o Linux! Até jovens estudantes criam programas em casa, será que um ou mais bons programadores não dariam conta disso?? Será que não seria mais barato do que pagar milhares de reais com milhares de licenças??

Sem essa!!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

coelhojhezebell

O Governo fala muito em "Computador para Todos" "Inclusão Digital" mas o mesmo não cria meios de incentivo para tais ocorrerem de forma satisfatória. Na verdade acho que Tio Bill paga uma Bola pro Governo porque não tem cabimento. Rsssssssssss
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.