Preciso de conselho sobre comando do termninal

Iniciado por AndreUbuntuGV, 07 de Junho de 2010, 19:23

tópico anterior - próximo tópico

AndreUbuntuGV

Bem eu dei uma sonseira e em vez de ir no terminal o no synaptic e digitar playonlinux eu fui no google e pesquisei como fazer isso e seguindo a recomendação de um desses sites eu digitei no terminal: sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_karmic.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list
Agora estou com medo de ter comprometido a segurança do ubuntu e gostaria de saber que comando é esse? o que ele faz? faz algo de perigoso no sistema? e como retira-lo?
desde já agradeço toda e qualquer ajuda.
"Meu sistema não precisa de janelas afinal ele não tem paredes"

clcampos

Título inadequado... Acerte com urgencia.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

AndreUbuntuGV

Cláudio Novais

Citação de: AndreUbuntuGV online 07 de Junho de 2010, 19:23
Bem eu dei uma sonseira e em vez de ir no terminal o no synaptic e digitar playonlinux eu fui no google e pesquisei como fazer isso e seguindo a recomendação de um desses sites eu digitei no terminal: sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_karmic.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list
Agora estou com medo de ter comprometido a segurança do ubuntu e gostaria de saber que comando é esse? o que ele faz? faz algo de perigoso no sistema? e como retira-lo?
desde já agradeço toda e qualquer ajuda.

Esse comando não é malicioso. Você apenas adicionou ao seu Ubuntu um repositório de jogos para a versão Karmic Koala do Ubuntu.

Darcamo

O comando em si pode não ser malicioso por si só, mas quando você adiciona um repositório na lista quer dizer que você confia nesse repositório. Então é bom sempre pensar um pouco antes de adicionar repositórios que você não conhece.

Explicando um pouco mais o comando, "wget" e um programa para fazer downloads. Você pode usá-lo para fazer um download de um arquivo grande e continuar depois por exemplo, embora nesse caso o arquivo seja bem pequeno. A opção "-O" diz para o wget (digite "man wgen" para ver mais) adicionar o conteúdo do download ao arquivo com nome depois do "-O", no caso "/etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list". Como esse arquivo está em uma pasta do sistema e não na sua home então você precisa usar o sudo antes de todo o comando para que o wget tenha permissão para escrever nesse arquivo.

rjbgbo

como o Darcamo, disse AndreUbuntuGV, evite add tranqueiras na lista de repositório.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

AndreUbuntuGV

platao

Ola, e so ir ate os canais de software e remover.

Citação de: AndreUbuntuGV online 07 de Junho de 2010, 22:46
como retiro esse repositório do ubuntu?

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

irtigor

Citação de: AndreUbuntuGV online 07 de Junho de 2010, 22:46
como retiro esse repositório do ubuntu?

É só apagar o arquivo texto playonlinux.list que está em /etc/apt/sources.list.d/

flaviusvs

Ola:

Instalei o PoL ao que nosso amigo fez, legal funciona bem, me ajudou com o IE7 que preciso por causa de meu trabalho, mas infelizmente deu pau nas atualizações, da erro (conforme abaixo) e não funciona atualização, pacotes.
Erro indicado:
Não foi possível inicializar as informações do pacote

Um problema impossível de se resolver ocorreu enquanto inicializava as informações do pacote.

Por favor relate este erro do pacote 'update-manager' e inclua a seguinte mensagem de erro:

'E:Tipo '--2010-07-10' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list, E:A lista de fontes não pode ser lida.'

ja exclui a linha do repositório e nada, ainda continua aparecendo o erro, alguem sabe como resolver?

flaviusvs

Ola:

Consegui corrigir o meu ubuntu, não sei se é o certo, mas ta funfando legal.
Entrei no terminal como root e removi os arquivos do playonlinux no etc/apt/source.list.d , no meu caso tinha dois arquivos, removi e consegui fazer as atualizações e entrar no synaptic, ficou beleza.
falow.