Inicialização com problema

Iniciado por daniruy, 23 de Junho de 2010, 19:53

tópico anterior - próximo tópico

daniruy

Amigos do Ubuntu,

Estou com um problema esquisitíssimo. Quando inicio o Ubuntu (10.04 LTS, que atualizei no lugar do meu 9.04), não aparece a tela inicial com o símbolo, mas uma telinha roxa que parece o DOS, e depois, uma mensagem em tela preta:

mount: mounting none on /dev failed: no such device.

O que isso significa e como resolver esse problema?

Abraço a todos e Deus abençoe vocês,

Daniel.

ReLiver

Bom, pelo erro parece que não está conseguindo montar seu HD.
Como se ela não estivesse sido reconhecido.
Possui mais de um HD ou partição?
Tem Dual-Boot? Usa Grub?
...
Detalhe algumas coisas para termos idéia do que possa ser.
...
Abraços. ;D
Herrar é umano... Saber escrever é divino!

daniruy

Reliver,

Obrigado pela resposta!

Olha cara, sobre partições a história é longa. Primeiro, uso o Grub sim. Acontece que, ao longo do tempo, quando comecei a aprender Linux, eu não fazia ideia de como particionar HD. Ia migrando de uma distro para outra até chegar no Ubuntu - minha favorita. Só que, quando cheguei na 9.10, instalei e, no Grub, aparecem uma dez linhas para selecionar qual é o sistema que eu quero iniciar. Não consigo resolver isso, porque não tenho coragem de mexer nas partições e apagar arquivos importantes do meu computador.

O que eu posso fazer?

Abraço e Deus abençoe,

Daniel.

akaihen

Citação de: daniruy online 29 de Junho de 2010, 20:46
Reliver,

Obrigado pela resposta!

Só que, quando cheguei na 9.10, instalei e, no Grub, aparecem uma dez linhas para selecionar qual é o sistema que eu quero iniciar. Não consigo resolver isso, porque não tenho coragem de mexer nas partições e apagar arquivos importantes do meu computador.

O que eu posso fazer?

Abraço e Deus abençoe,

Daniel.

Cara o grub gerencia o kernel e o boot -pelo o que eu sei, me corrija se tiver errado - pelo que o voce disse, voce nao desintalou alguns kernels de atualização provavelmente e fico tudo acumulando no grub. Não faz diferença se voce desinstalar alguns, só deixe pelo menos dois -se possivel os mais novos-. Pra fazer isso, é ir no synaptic e procurar por linux-image e linux-header e o numero da versão que voce quer desinstalar! Já com relação ao erro. É provavel que seja o fstab, eu tive alguns dias atrás o mesmo problema e consertei ele recolocando o UUID ao invés do local padrão /dev/sb1*.
posta o seu fstab ai pra gente ver.

PS: Aliás, tem um tópico sobre isso faz alguns dias com o titulo do seu problema aqui mesmo nessa seção. dá uma olhada e se você achar a solução lá deleta esse tópico -ou pede para algum admin deletar.

Paz e abraço
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

platao

Ola, se vc nao estiver seguro ainda em manipular o synaptico ,vc pode de uma forma mais intuitiva instalar o Ubuntu-Tweak http://ubuntu-tweak.com/ e ir na sessao correspondente e fazer a desinstalação com mais segurança dos kerneis antigos.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

daniruy

Amigos, muito obrigado pela ajuda. Vou tentar o Tweak e posto o que aconteceu.

Outra coisa: procurei o /dev/sb1* e não encontrei o arquivo.

Mais um problema:

De um tempo pra cá, a resolução do meu monitor sempre carrega 1024x768, automaticamente, embora eu nunca tivesse mexido na configuração (uso 1280x800). Quando o Ubuntu inicia, ele carrega 1280x800, normalmente. Depois de reconhecer a senha, ele muda para a resolução 1024x768, do nada. Será que é derivado desse problema de vários kernels?