problemas no kile

Iniciado por Alexandre_PB, 06 de Junho de 2006, 11:39

tópico anterior - próximo tópico

Alexandre_PB

Olá pessoal,
acabo de migrar do debian para o ubuntu e estou com um problema com o kile.
Se eu tento abrir um arquivo antigo no kile, aparecem uns símbolos estranhos
no lugar dos caracteres acentuados. Por exemplo, Métodos aparece como
M�odos. O problema, no entanto, não ocorre quando eu digito um texto
novo.
Alguém pode me ajudar com esse problema?
Obrigado.
Alexandre

Darcamo

Isso está acontecendo porque o texto antigo que vc fez está utilizando um tipo de codificação de caracteres (provavelmente 8859-15 ou 8859-1) e o kile está configurado para UTF-8. Aí caracteres acentuados, cedilha e outros ficam errados.

Na parte esquerda do kile tem umas abas onde vc pode ver diversas informações dependendo da aba selecionada (arquivos em uma pasta, estrutura do documento, símbolos do Latex, etc.). Seleciona a aba que mostra arquivos em uma pasta.  Agora na parte de baixo-esquerda tem uma combo-box informando qual a codificação de caracteres que está sendo utilizada. Muda a codificação para 8859-15 para ver se resolve o problema. Se não resolver tenta 8859-1.

Aconselho a continuar criando os novos documentos em UTF-8, já que é o que o Ubuntu usa por padrão.

Mais uma coisa, se vc preferir pode passar seus documentos antigos para UTF-8. Basta abrí-los no Getid, ir no "Salvar como" e mudar a codificação de caracteres para UTF-8. Assim não vai nem precisar mexer no Kile e mantem todos os seus documentos com a mesma codificação utilizada no Ubuntu.