Fiz besteira com o comando CHOWN! Ajuda!!!

Iniciado por Sperle, 30 de Junho de 2010, 12:52

tópico anterior - próximo tópico

Sperle

Precisava alterar um arquivo na pasta /usr mas não tinha permissão. Acabei usando o comando:

chown -R usuario /usr

Depois voltei tudo para:

chown -R root /usr

Mas agora alguns programas não rodam! Existe uma forma de eu voltar as permissões padrões do sistema?

Abs.

solano

Passei pelo mesmo sufoco!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65614.msg367609.html#msg367609

Mas só isso que ele disse não resolveu aqui. Talvez seu problema seja um pouco diferente. Vamos ver.
C + Python + C++ + Assembly = Eu

slkslk

Não pondo em causa a ajuda que o solano lhe pode dar, por experiência própria chown/chmod -R em directorias de sistema é igual a formatar e reinstalar. São milhares de arquivos e dificilmente consegue manualmente verificar todos. O que acontece é que mesmo funcionando a máquina começa a ter vários problemas de estabilidade. Se lhe for possível grave para um DVD/pen a sua home e directorias com arquivos que deseje manter e reinstale. É a minha opinião. Há comandos que não pode, ou pelo menos não deve, fazer: sudo rm / -R, chmod 777 / -R, chown xpto / -R, etc. São uteis, uso-os diariamente na minha empresa, mas com cuidado extremo. à mínima distracção, já foi... Não posso confirmar sequer que todos os arquivos na /usr são root. Basta um crítico não ser, pode ter uma falha crítica de segurança, uma aplicação que não trabalha, um processo que não arranca convenientemente.

Um abraço
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

coelhuturbo

Isso é uma contra revolução!

Ele tentou um golpe de estado: chown -R usuario /usr
E depois queria voltar atrás: chown -R root /usr

A maneira Windows de resolver o problema (reinstalando o sistema) jamais será a mais correta, mas visto que devemos avaliar a disposição de tempo, obrigatoriedade de não executar está manobra ou mesmo a disposição para corrigir este problema, que demandará um bom tempo, salve /home e reinstale o sistema.

Existe alguma forma de copiar modelos de chown de determinados diretórios para um arquivos que o comando chown saiba ler e possa aplicar a outro diretório? Um backup chown?

slkslk

Se copiar a directoria, para um /home/xpto/usr_backups guardando as informações de dono/grupo e permissões, e caso dê bronca, volta a gravar por cima reescrevendo... A questão é que o sudo (que a propósito foi criado para impedir que utilizadores sem experiência façam este tipo de coisas...) não deve ser usado sem que o utilizador saiba mesmo o que está a fazer. Ao fazer sudo o sistema operativo parte do pressuposto que o utilizador quer de facto interferir com o sistema. Chown a directorias de sistema, em qualquer SO (windows, mac ou seja o que for) só pode dar asneira. E sem backup da directoria é suícidio... (mesmo com...)

Depois estar a confirmar se uma directoria variável como a /usr ficou corrigida é titânico! Imaginemos que serviços ou processos críticos que deveriam ter arrancado não tinham permissão. Aí rotinas de recuperação do SO entram em acção para repor estabilidade. Sobreescrevem arquivos de configuração no /etc, por ex. Geram problemas com partes das rotinas em actividade normal e outras travadas pela permissão negada... Sabe-se lá o que ficou pendurado pelo meio e que o SO não vai recuperar seguramente. Daqui a uma semana sperie está a dizer que o ubuntu não presta e que encrava, não detecta a impressora e por aí fora... Se fosse a /etc (com imensa reserva) mas talvez se conseguisse. Mas a /usr? Bibliotecas, ficheiros partilhados...  ???


Um abraço
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Polaco

Cara, como o slkslk falou, corrigir isso dará tanto trabalho, que não compensa o esforço!

Enquanto você estiver modificando milhares de arquivos um-a-um, dá tempo e sobra, de salvar o diretório /home em um outro lugar (caso não esteja em partições separadas) e reinstalar todo o sistema e seus programas do zero.

É uma solução grosseira? até pode ser, mas ganha-se tempo e a certeza que o sistema estará íntegro dali em diante, certeza essa que nunca mais terás caso queira alterar os arquivos "no braço".
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!