Problemas com o usuário root

Iniciado por bmp8, 27 de Junho de 2006, 20:27

tópico anterior - próximo tópico

bmp8

Estou tendo problemas para acessar pastas restritas do meu pc, como por exemplo, a pasta do Amule, onde estãoos meu arqivos baixados. Toda vez q eu tento entrar nesta pasta diz q meu usário não possui privilégio sufuciente.

A questão é que ja configurei a senho pelo "sudo passwd root" , no terminal, e também alterei as configurações em "Sistema------Administração------Janela de Início de Sessão------Segurança". A opção "Permitir início de sessão do administrador" está marcada também.

Qual será  problema?Ajude quem puder!
Grato desde já!

mitsu

estranho... em situacoes normais os arquivos baixados pelo aMule não precisam de privilegios de root.
basta acessar como usuario normal o diretorio oculto /home/usuario/.aMule

fazer login grafico de root é inseguro e inutil
se precisar de gerenciador de arquivos com poderes de root, um gksudo nautilus deve ser suficiente

bmp8

Pois é!Achei estranho também! Qdo entro no "Meu Compútador" na pasta "/home/usuário" aparecem só as pastas do tipo "arquivos, documentos, músicas, etc", ou seja, as pastas q eu criei, mas não aparecem essas pastas oculats com a do amule (.amule).

Meu problema tem solução? Q aplicativo é esse "gksudo"?

Obrugado!

bmp8

Estava pensando, será q estou acessando os arquivos de maneira correta?É possível fazer isso pelo "Computador"?

mitsu

basta habilitar o "exibir arquivos ocultos"

Meu Computador -> Ver -> Exibir arquivos ocultos

nautilus é o navegador que aparece quando voce clica em "Meu Computador"
gksudo antes, serve para executar o nautilus com os poderes de root (pode modificar/apagar tudo)

bmp8

Sim ,Sim!!!COnsegui!!!Minutos após escrever a resposta anterior parei para pensar se o problema nao era na configuração do "Computador"!!!

Obrigado pela ajuda a este iniciante no Linux!!!

clcampos

Olha sobre o root (eu demorei para aceitar, mas é verdade) é muito perigoso habilitar a senha dele, qto mais aceitar o login pelo root.

Este recurso é tão importante que até o Windows Vista esta copiando, pois caso esteja logado como root qualquer programa malicioso vai herdar seus direitos e poder fazer besteiras em sua maquina. Portanto caso necessite (no console) de poderes de root e não gosta de ficar a cada comando digitando sudo na frente é só dar um sudo -s e pronto... passa a ter os poderes do root. Não se esqueça de sair logo após terminar o serviço.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!