Ubuntu 10.04, Mandriva e GRUB!

Iniciado por Brenno Machado, 21 de Junho de 2010, 02:54

tópico anterior - próximo tópico

Brenno Machado

Boa noite pessoal,

Estava rodando Ubuntu 10.04 64 bits, redondinho, e resolvi instalar a última versão do Mandriva (free 2010), depois de um certo tempo com problema na minha unidade de dvd-rom eu instalei. Porém o Grub do Mandriva não reconhece o meu Ubuntu.
Mexi no "menu.lst" na do mandriva e adcionei um caminho pro Ubuntu e nada, dá Error 17 Cannot mount.... blá, blá, blá

Estou com o Ubuntu, Mandriva e Windows
As partições estão assim:

Dispositivo Boot  Id  System
/dev/sda1   *        7  HPFS ou NTFS (partição criada pelo Windows 7)

Partition 1 does not end on cylinder boundary.
/dev/sda2         7  HPFS ou NTFS (Windows 7)
/dev/sda5         83  Linux (Mandriva)
/dev/sda6         82  Linux swap / Solaris
/dev/sda7         83  Linux   (Ubuntu)
/dev/sda8         7  HPFS ou NTFS (Dados)

O arquivo "/boot/grub/menu.lst" do Mandriva está assim:

timeout 10
color black/cyan yellow/cyan
gfxmenu (hd0,4)/boot/gfxmenu
default 0

title linux
kernel (hd0,4)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=linux root=UUID=09c002c9-b488-416a-ab26-e61c963ebf46 splash=silent vga=788
initrd (hd0,4)/boot/initrd.img

title Ubuntu
kernel (hd0,7)/boot/vmlinuz-2.6.32-22-generic root=UUID=2164cbc6-a02f-48a4-aeea-3934989c49ce ro  vga=773  quiet splash
initrd (hd0,7)/boot/initrd.img-2.6.32-22-generic

title windows
root (hd0,0)
makeactive
chainloader +1
...

A questão é, "Error 17..." é do Ubuntu certo? Como resolvo isso?
Aconselham-me a usar o grub2 do Ubuntu para selecionar os SO's ou resolvo o problema do Ubuntu e continuo usando o grub do Mandriva?

Alguma dica e/ou opinião?

PS.: Esta difícil usar o liveCD que tenho aqui :S, unidade de dvd-rom esta problemática :S (é a unidade pois hoje queimei nada mais, nada menos que umas 20 mídias entre dvd's e cd's para instalar o mandriva e tentar usar o live do ubuntu)

web2000

Recomendo colocar o Ubuntu para gerenciar o boot. Como? Rodando o Ubuntu diretamente de um pendrive.

Brenno Machado

Bom, retornei agora a pouco para minha "pseudo casa" (onde estava meu pendrive) e dei um boot pelo pendrive. Mas antes disso descobri que a imagem do ubuntu que eu estava usando estava corrompida >:( , baixei outra e coloquei no pendrive.
Se a recomendação é continuar com o grub2 então assim foi feito.

Tentei fazer um update do grub2 mas não reconheceu o Mandriva -.-"
Então editei o "/boot/grub/grub.cfg", adicionando as seguinte linhas lá no meio:
menuentry 'Mandriva 2010' {
   recordfail
   insmod ext2
   set root='(hd0,4)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set 09c002c9-b488-416a-ab26-e61c963ebf46
   linux   /boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=linux root=UUID=09c002c9-b488-416a-ab26-e61c963ebf46 splash=silent vga=788
   initrd   /boot/initrd.img
}

Para descobrir a partição onde estava o Madriva, ou qualquer outro SO, usei o comando #sudo fdisk -l, o  UUID eu peguei no arquivo menu.lst da instalação do Mandriva, mas poderia ter pego com o seguinte comando #sudo blkid

Funcionando tudo perfeitamente agora.
Obrigado a todos. ;)