Como aumentar espaço principal do ubuntu?

Iniciado por BrunoSM, 02 de Maio de 2010, 12:54

tópico anterior - próximo tópico

BrunoSM

Bem galera , não sei se postei na area certa. ( eu acho que sim , pois refere ao particionamento do hd , e o hd é um hardware...)

Bem

Eu coloquei 95 Gb para a pasta /home
Swap 1 Gb
e para a pasta principal apenas 5 gb

porem, a pasta principal onde instala os programas ja ta cheio,
e eu preciso aumentar la...
tenho 10 gb que nao estao sendo usados e quero passar tais 10 gb para la para ficar com 15 gb.
Como fazer isso sem reinstalar o sistema.
Eu ja tentei colocar o cd do ubuntu e tentar reparticionar por la...
mas, quando eu edito a partição principal onde ta instalado o ubuntu
quando eu vo dar OK volta para os 5 gb de origem.

Eu consegui liberar tais 10 gb editando a partição q antes era de 105 gb e foi agora para 95gb tentei fazer a mesma coisa com a partição principal e nao esta dano certo....
Se alguem poder ajudar...
Grato.

jeflui

Tentou fazer com o gparted?
Se necessita de pouco espaço pode no terminal:
sudo apt-get clean
Vai apagar os pacotes que foram baixados para instalar seus programas.

BrunoSM

Sim. ja tentei com o gparted
mas nao tem a opção de editar...
fica bloquiada
eu pesquisei a respeito disso porem falaram que a partição nao pode estar montada...
como eu resolvo isso?

jeflui

Com o livecd mesmo e usando o gparted, se ele não está te dando a opção de editar algum motivo deve ter. Digamos que ela seja primaria e as próximas lógica isso seria um motivo de não conseguir aumentar o tamanho dela. Precisa ver esses detalhes.

matheus oobuntoo

tenho algumas dúvidas...
instalei o Gparted no UBUNTU.. tá funcionando e tal...

Li alguns artigos na internet dizendo que ele tinha uma interface amigável.. até concordo, mas nao me dei muito bem com ele.. vejam porque:

nao tenho a opção de redimensionar a partição.. no caso quero diminuir a partição em VERDE e aumentar a em AZUL...
deu pra entender?

Agora sejam francos.. esse processo todo é recomendável fazer no Ubuntu? nao é mais recomendável fz no Windows..? baixar o Gparted pro XP, instalá-lo e fz os procedimentos?
Lendo alguns artigos na internet ouvi dizer que ele obriga a desfragmentação do disco... procede essa informação?

Mt obrigado aos que me ajudarem..