Qual o melhor sistema de arquivos para um dual boot? Ext3, Ext4, etc...

Iniciado por Donald Francis, 16 de Maio de 2010, 14:11

tópico anterior - próximo tópico

Donald Francis

Estou fazendo um dual boot windows 7 e ubuntu 10.04 e quero saber qual o melhor sistema de arquivos para partição já que no ubuntu tem vários? Será que é possível o windows ler partição ext4? Não vou criar partição de dados pois meu hd é de 160 e reservei 50Gb para ubuntu e o resto ficou com o windows. Eu vou ler meus arquivos do windows 7 pelo ubuntu mesmo, mas quero poder escrever na partição do windows.
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

rjbgbo

ext4 é a padrão do ubuntu, e continuo dizendo que vc vai exagerar no espaço pro ubuntu
no mais te continuo respondendo no outro tópico
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

rjbgbo

Citarmas agora quero um jeito do windows ler a ext4

isso que havia deixado de te falar, existe um plugin p/ isso que precisa ser instalado a partir do windows, ñ sei o nome
mas aqui nunca procurei acessar nenhuma partição do linux pelo windows, pois os dados coletados no linux, já transeferia p/ a partição ntfs (também usava uma só de dados).

ñ é que vírus ao malware do windows façam mal ao linux, mas o manter limpo de impurezas do windows só vai de evitar limpar tais arquivos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

vinicius_aleao

Que eu saiba (a não ser que já tenha sido implementado), não existe programa que possibilite a leitura de Ext4 no Windows, apenas Ext3.

velox256

Eu prefiro o bom e velho ext3...

Citação de: Donald Francis online 16 de Maio de 2010, 14:11
Estou fazendo um dual boot windows 7 e ubuntu 10.04 e quero saber qual o melhor sistema de arquivos para partição já que no ubuntu tem vários? Será que é possível o windows ler partição ext4? Não vou criar partição de dados pois meu hd é de 160 e reservei 50Gb para ubuntu e o resto ficou com o windows. Eu vou ler meus arquivos do windows 7 pelo ubuntu mesmo, mas quero poder escrever na partição do windows.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

overlock@

Venho acompanhando uma discução sobre os sistemas de arquivos ext* ,ntfs ... confiram >>> Aqui <<<, eu acompanho a evolução, e estou satisfeito com o ext4 por enquanto ...
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Oscar Versalles

Citação de: Donald Francis online 18 de Maio de 2010, 20:26
Citação de: vinicius_aleao online 17 de Maio de 2010, 09:03
Que eu saiba (a não ser que já tenha sido implementado), não existe programa que possibilite a leitura de Ext4 no Windows, apenas Ext3.

Eu pesquisei e vi que não tem mesmo. Mas vi que Ext3 e 4, cada uma tem vantagens e desvantagens.

Estando você no Ruindows, é possível ler e escrever as partições em EXT4 do seu linux.

Pelo menos é o que este programa (lançado a pouquíssimos meses) promete: http://ext2read.blogspot.com/

O programa apresenta interface simples e aparentemente intuitiva. É pequeno (talvez até usb portable). Não fiz testes. Apenas pesquise e estou trazendo uma possível solução. Quem tiver resultados, poste aqui.

NPC

15gb pro ubuntu em ext4
40 pro windows em ntfs
e o resto numa partição de dados em ntfs.
Googling since 1999.

VonNaturAustreVe

Sempre utilizei XFS como sistema de arquivos padrão, nesta minha ultima instalação resolvi me aventurar pelo mundo do ext4 e dos 64 bits, bom o ext4 até o momento vem me apresentando um ótimo desempenho e estabilidade de primeira. Recomendo ele a todos.

[]'s
Visitem meu blog :)