Problemas com Skype, webcam e audio em Ubuntu 10.4

Iniciado por HenriqueZT, 14 de Junho de 2010, 00:54

tópico anterior - próximo tópico

HenriqueZT

Pessoal,

Eu não conseguia usar minha webcam (LG WebPro 2+ 1300K) no Skype e, então, visitei todos os fóruns e tutoriais para tentar resolver meu problema. Minha webcam funciona normalmente quando testo pelo gstreamer, usando o comando "gstreamer-properties" no terminal. Isso indica que meu problema não é de driver.

Então, seguindo informações colhidas na internet, criei um novo script de inicialização do Skype informando qual biblioteca ele precisa carregar para a webcam. Para criar o script digitei no terminal:

Citarsudo gedit /usr/local/bin/skype
Copiei e colei o seguinte conteúdo neste novo arquivo:
#!/bin/bash
LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so
/usr/bin/skype
Fechei e salvei este arquivo.
Alterei as permissões do arquivo para deixa-lo executável:
sudo chmod a+x /usr/local/bin/skype

A partir daí as coisas melhoraram e pioraram. Minhas chamadas de Skype passaram a funcionar com a webcam, ou seja, as pessoas com quem falo me vêem. Mas quando, no Skype, vou em opções > Vídeo > Testar nada acontece, é como se o computador estivesse sem câmera. O pior é que, depois de alguns minutos após iniciada a chamada via Skype, todo o audio do computador desaparece e o ícone de volume (na barra superior) mostra um "mudo" que não consigo desativar.

Tentei resolver por outra solução que encontrei na internet:

Navegar pela área gráfica até: usr/share/applications. Nesta pasta (applications) há um atalho para o Skype. Clicar com o botão direito>propriedades e substituir no espaço "comando" a palavra "Skype" por "env LD_PRELOAD=/usr/lib32/libv4l/v4l2convert.so skype". Pronto, é só acessar normalmente o Skype que a câmera deverá funcionar.

Tudo continuou na mesma. Aí comecei a odisséia de procurar uma solução para o áudio. Encontrei a seguinte:

CitarRemover o pulseaudio e instalar o esound, pois estava usando o pulseaudio para rodar varios sons ao mesmo tempo e se usar a saida de hardware nao dá!

killall pulseaudio
sudo apt-get remove pulseaudio
sudo apt-get install esound
sudo rm /etc/X11/Xsession.d/70pulseaudio

Após instalar o esound funciona tudo junto, musica, skype

Depois disso, o áudio continua dando pau e, o pior, é que o ícone de controle de volume (que ficava "mudo") desapareceu e agora não consigo sequer alterar o volume do áudio do computador. Agradeço a quem possa me ajudar a resolver estes problemas...
Uso um Itautec Infoway Note W7635
Genuine Intel® CPU T2060 @ 1.60GHz × 2
Linux Ubuntu da última versão

HenriqueZT

Como faço para, ao menos, restaurar o controle de volume do Ubuntu?

AndreUbuntuGV

o ideal seria você restaurar o ubuntu através do recovery mode no boot mas o comando eu não sei tente no google ou aguarde alguém com um conhecimento maior te responder,
André.
"Meu sistema não precisa de janelas afinal ele não tem paredes"

HenriqueZT

Obrigado, André,

Mas achei na rede uma solução mais simples. Vou publicá-la aqui para ficar de referência a quem passar pelo mesmo problema.

Quando o botão de volume desaparecer da barra superior, abra um terminal e digite:

python /usr/share/gnome-panel/add-indicator-applet.py

Os ícones de mensagem e volume aparecerão, mesmo quando reiniciar o computador.
Outra forma é restaurá-lo à força:
digite Alt+F2 e o comando
gnome-volume-control-applet

Ele vai aparecer. Para garantir a presença dele ao reiniciar o computador, vá em Sistema > Preferências > Aplicativos de sessão
Na aba "Programas iniciais" procure pelo controle de volume e verifique se está desmarcado e marque-o. Se ele não constar da lista, clique em "Adicionar" e preencha desta forma:

Nome: Controle de volume
Comando: gnome-volume-control-applet
Comentário: Mostrar o controle de volume do computador

E ele reaparecerá, com funcionalidade, mesmo ao reiniciar o computador.