Como Instalar Programas como root e usar como Usuário Comum?

Iniciado por Endochip, 14 de Junho de 2010, 14:00

tópico anterior - próximo tópico

Endochip

Olá Pessoal... Instalei um programa chamado A9CAD (similar ao Autocad) que é gratuito porém só roda em Windows, através do Wine, que rodou perfeitamente no usuário root porém preciso que todos os outros usuários comuns do computador utilize este programa também. Existe alguma ferramenta no Ubuntu 10.04 para isso ou preciso fazer na unha através do terminal?

Agradeço desde já a ajuda...

Muito Obrigado.

overlock@

Me desculpe Endochip, mas não entendi o que fez, você está rodando um programa via wine, com o root ? porque ? como que você instalou esse programa ?
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Endochip

Na verdade eu criei um usuário ADMIN com poder de administrador do sistema, instalei os programas que utilizaria no computador, mas preciso que outros usuários comuns, (sem acesso de administrador) pudesse utilizar os programas também, mas ao acessar a conta de usuário comum, não encontrei o utilitário instalado.

irtigor

Se eu intendi você pode criar um grupo para isso. Olha:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usuarios-grupos-permissoes/
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-gerenciar-usuarios-e-grupos

Para fazer funcionar você vai ter que ler mais sobre o assunto, mas isso não deve ser um problema.

Procure também por chmod e chown.

overlock@

irtigor,

Pelo que eu quase entendi, ele instalou um programa como root no wine, e está rodando o mesmo como root, e ele quer que outros users rode esse programa,Endochip você já tentou chamar o  programa com um user comum ?

$ wine a9cad
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Endochip

me desculpem... acho que me expressei mal. Em modo terminal eu até sei fazer isso. Oque eu gostaria de sabe se há alguma ferramenta em modo gráfico para poder gerenciar quais programas os usuarios comuns podem utilizar. Acredito que a resposta seja a criação de grupos, mas não achei a ferramenta em modo gráfico. Muito Obrigado.

irtigor

Sinceramente, eu não conheço nenhuma forma mais fácil de gerenciar usuários, grupos e permissões. Sempre uso o terminal.
Você pode tentar fazer de forma visual usando o users-admin e o nautilus mas não garanto nada.

Falco90

Não entendi muito bem a história, mas se quer gerenciar grupos e usuários é por aki: Sistema>Administração>Usuários e grupos