Actualização para o Ubuntu 10.04 com uma placa ATI X1300

Iniciado por Nosferatu Arucard, 10 de Junho de 2010, 22:00

tópico anterior - próximo tópico

Nosferatu Arucard

Estou a usar o Ubuntu 8.10 e desde então não tenho actualizado o sistema operativo, uma vez que o driver fglrx com suporte 3D total já não suporta a placa desde há mais de 18 meses  :-\ (E mesmo para o Windows Vista/7, do qual não uso  ;D, o fabricante não dá suporte à placa)
A placa em questão é a ATI X1300 Sapphire (RV 516), o qual é da era DirectX 9.0c
Entretanto eu tenho lido que o driver open-source radeon  incluido na distribuição 10.04 suporta parte da aceleração 3D da placa em questão.
Será verdade ?

Antes de passar pelo longo upgrade ao sistema, existe algumas questões.
Eu tenho alguns animes em MKV a 720p do qual o uso da GPU é fulcral para a sua visualização sem atrasos. (uso o VLC que é o melhor para esse tipo de vídeos) Não quero fazer o update e perder essa possibilidade.
O driver radeon consegue suportar o playback de vídeos MKV/AVI a 720p no VLC ?  ::)
A outra vertente é o desempenho em jogos, o qual a GPU é a peça central no processamento 3D.
Permitirá que alguns jogos a 3D funcionam, ou o melhor é aguardar um pouco para comprar uma placa gráfica nova ?

Se respondessem a estas questões, pelo menos já actualizava o sistema operativo e depois dentro de alguns meses procuraria comprar uma nova placa gráfica (embora eu saiba que a motherboard não está para grandes placas, mesmo que seja PCI Express, uma de 512 MB com suporte OpenGL 3.0 já era o suficiente.) para melhorar o desempenho.  :)

Nosferatu Arucard

Pronto, problema resolvido...  ;D
A opção de actualizar em cadeia (de 8.10 para 9.04, 9.10 até ao 10.04) falhara logo na primeira fase, visto que o programa de actualização engasgou ao remover software obsoleto e com pacotes desconhecidos entalados.  >:(
E depois só conseguia arrancar em modo texto, o que era o mesmo que dizer que era melhor fazer uma nova instalação limpinha...  :P

Inserindo o novo CD do Ubuntu 10.04 que gravei usando um velho portátil com quase dez anos  ::) tive que formatar a partição de sistema e ainda usar o terminal para salvar alguns ficheiros que ficaram fora do disco de dados (o segundo disco rígido da máquina).

Feito a actualização o que eu posso dizer é que o driver open-source Radeon consegue reproduzir vídeos a 720p pelo VLC e alguma aceleração 3D, mas isso era o que tinha dúvida a respeito disso.  :)